Movimentos literários no Enem

Os movimentos literários no Enem são cobrados através de textos que estabelecem uma relação dialógica entre literatura, imagens e elementos histórico-culturais.
Por Luana Castro Alves Perez

Entre os principais movimentos literários estão: Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Simbolismo, Parnasianismo, Modernismo e Concretismo.
Entre os principais movimentos literários estão: Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Simbolismo, Parnasianismo, Modernismo e Concretismo.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Você já deve saber que a abordagem sobre os movimentos literários no Enem acontece de maneira peculiar, não é mesmo? Em vez de cobrar do candidato especificidades sobre cada escola literária, o exame exige a compreensão das características gerais e, principalmente, saber relacionar a Literatura com as várias funções linguísticas, assim como com os mecanismos para a elaboração de um texto literário.

Para ajudar você a entender melhor como é a prova de Literatura do Exame Nacional do Ensino Médio, o Vestibular Brasil Escola traz as principais características das escolas literárias mais cobradas no Enem ao longo dos dezoito anos de realização do exame. É importante também que você conheça o contexto histórico e social em que cada movimento literário esteve inserido, pois assim você estará preparado para contextualizar a Literatura com outros elementos fornecidos nas questões, como imagens, cartuns, tirinhas e anúncios publicitários. Bons estudos!

Estilos de Época no Enem

Fase Colonial
Quinhentismo: ficou conhecido como a primeira escola literária brasileira. Seu principal texto foi a Carta de Pero Vaz de Caminha, que embora seja um relato de viagem, possui considerável valor literário. Os textos do Padre José de Anchieta também foram muito importantes.
Barroco: A principal característica do Barroco esteve na linguagem: rebuscada e repleta de jogos de palavras e ideias, além de uma primeira tentativa de abrasileiramento da linguagem literária. Seus principais representantes foram Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira. 
Arcadismo:  As principais características do Arcadismo foram a valorização da natureza e a ruptura com o estilo barroco, que valorizava o rebuscamento da linguagem. Seus principais representantes foram Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto e Cláudio Manuel da Costa.

Fase Imperial
Romantismo: As principais características do Romantismo foram a liberdade de criação, o sentimentalismo, a supervalorização do amor, a idealização da mulher e a evasão no tempo e no espaço. Principais representantes: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e José de Alencar.
Realismo: As principais características do Realismo foram a apresentação de cenários urbanos como principais ambientações das obras, ironia e análise do perfil psicológico das personagens. Seus principais representantes foram Machado de Assis e Lima Barreto.
Parnasianismo: As principais características do Parnasianismo foram a objetividade, o racionalismo, a impessoalidade e o grande apuro estético, sobretudo quanto à forma do poema. Seus principais representantes foram Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia.

Fase Moderna
Simbolismo: caracterizou-se pelo resgate dos valores do Romantismo, como a valorização do sonho e dos mistérios da morte. Seus principais representantes foram Eugênio de Castro e Cruz e Sousa.    

Modernismo e Tendências Contemporâneas
Modernismo (1ª fase): A principal característica da primeira geração do Modernismo foi a tentativa de fortalecer a identidade brasileira nas manifestações artísticas em uma ruptura estética com os movimentos literários anteriores. Compreendeu a produção literária entre os anos de 1922 até 1930. Seus principais representantes foram Oswald de Andrade, Mario de Andrade e Manuel Bandeira. 
Modernismo (2ª fase): Esteve inserida na segunda fase do Modernismo toda produção literária concebida entre os anos de 1930 e 1945. A segunda geração modernista ficou caracterizada pela vasta produção em prosa e verso. O universo temático girou em torno do destino do homem e de sua condição. Seus principais representantes foram Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos e Murilo Mendes.
Modernismo (3ª fase): A terceira fase do Modernismo ficou caracterizada por um apuro e rigor formal bem diferentes do padrão estético dos primeiros modernistas, com escritores que exploravam a forma literária e também a linguagem, a qual ganhou contornos experimentalistas. Seus principais representantes foram João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector, João Guimarães Rosa e Ariano Suassuna.
Concretismo: A principal característica do Concretismo foi a tentativa de distinguir a forma do conteúdo, conferindo um caráter abstrato tanto na poesia quanto nas artes plásticas. Seus principais representantes foram Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari.         

Exercício de Literatura para o Enem (com gabarito)

ENEM – 2013 (Questão 129)

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA. Oswald de Andrade: o culpado de tudo.
27 set. 2011 a 29 jan. 2012. São Paulo: Prol Gráfica, 2012.

O poema de Oswald de Andrade remonta à ideia de que a brasilidade está relacionada ao futebol. Quanto à questão da identidade nacional, as anotações em torno dos versos constituem

a) direcionamentos possíveis para uma leitura crítica de dados histórico-culturais.
b) forma clássica da construção poética brasileira.
c) rejeição à ideia do Brasil como o país do futebol.
d) intervenções de um leitor estrangeiro no exercício de leitura poética.
e) lembretes de palavras tipicamente brasileiras substitutivas das originais.

Comentário da questão: A instalação “Brasilidade em construção” explora elementos socioculturais defendidos pelos primeiros modernistas, fazendo referência ao futebol como instrumento de supremacia sobre os portugueses, nossos colonizadores. As anotações feitas em torno dos versos denunciam possíveis direcionamentos para uma leitura crítica de dados histórico-culturais. Conhecer algumas das características da 1ª fase do Modernismo é fundamental para a resolução da questão.

Resolução da questão:  Alternativa “a”.

Assista às nossas videoaulas