Como fazer a redação do Enem sem saber nada sobre o tema

Ler o tema atentamente e buscar informações nos textos de apoio são algumas das dicas.
Por Érica Caetano

A leitura minuciosa do tema dará o rumo para escrever seu texto.
A leitura minuciosa do tema dará o rumo para escrever seu texto.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A redação é parte importante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e sair bem nessa prova pode garantir uma vaga na faculdade. Mas, o que fazer quando você não sabe nada sobre o tema da redação?

Apesar do pânico inicial que pode surgir, é preciso manter a calma. O tema da redação do Enem nunca é previsível, por isso, é comum que muitos participantes tenham dificuldade de começar a escrever.

Primeiro, reflita se realmente não sabe nada sobre o tema. Às vezes, o nervosismo pode atrapalhar a lembrar de algumas coisas que podem ser relacionadas com a proposta da redação.

Veja todos os temas da redação do Enem

Se mesmo pensando bastante chegar a conclusão que não sabe nada sobre o tema, saiba que ainda assim é possível mandar bem na redação do Enem. Como? É o que vamos explicar neste texto e no vídeo do professor Guga Valente.

1) Leia o tema atentamente

Leia e releia várias vezes o tema. Antes de passar para a leitura dos textos de apoio, leia cada palavra do tema para você realmente entender e compreender o que está sendo pedido.

Tente encontrar sinônimos das palavras do tema, pois tudo isso poderá te ajudar a ter um maior entendimento sobre ele.

2) Leia o comando da questão

O que está sendo pedido para fazer na proposta? A redação do Enem cobra um texto dissertativo-argumentativo, no qual o comando da questão é muito importante porque esclarece o caminho que seu texto deve percorrer.

Se este apresentar um questionamento, seu texto deve respondê-lo; se dá duas posições de escolha, você deve escolher somente uma e sustentá-la com argumentos e propostas; se o comando de tema especifica algo por meio de uma palavra-chave, siga tal especificação.

O tema da redação do Enem 2020, por exemplo, foi: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

Repare que o tema já afirma que existe um estigma sobre as doenças mentais no Brasil. Neste caso, a palavra estigma deu o comando sobre a linha que o candidato deveria escrever. Não caberia, portanto, defender uma tese de que não há esse preconceito.

Entenda como é corrigida a redação do Enem

O material de apoio também trouxe dados que demonstram o quanto o estigma e o preconceito dificultam o acesso ao tratamento de doenças mentais no país, sinalizando o comando que a redação precisava seguir.

3) Vá aos textos motivadores

Você não é obrigado a saber, falar ou escrever sobre tudo. Por isso, as provas de redação de vestibulares e Enem possuem textos de apoio, também chamados de coletânea, que te oferecem informações sobre o tema. 

Pode até ser que você não saiba como trabalhar aquilo especificamente, mas fazendo a leitura dos textos motivadores será mais fácil ter uma base melhor para escrever. 

A leitura desses textos é fundamental e, durante esse processo, vá fazendo anotações do que você pode relacionar naquele assunto, esquematizando um projeto de texto, interpretando o que você pode escrever. 

Fique por dentro de dicas de redação para o Enem

O recomendado é não copiar os textos motivadores disponibilizados, mas, caso o seu repertório esteja muito baixo e você não saiba mesmo nada sobre o tema, é possível parafrasear esses textos na sua redação, desde que redija com suas palavras, claro!

Como evitar que eu não saiba nada sobre o tema? 

O que você deve fazer para não ser pego de surpresa novamente sem saber nada sobre o tema? A resposta é simples: não há escrita mágica ou algo eficiente que possa ser feito de uma hora para a outra. 

É preciso continuar praticando e, principalmente, lendo bastante. Uma outra dica é ficar atento às aulas que costumam tratar de assuntos que podem estar nas redações, para que você possa anotar e ir se nutrindo desse repertório sociocultural. 

Treine sua redação pelo Banco de Redações do Brasil Escola

Então, estude História, Filosofia, Sociologia, Literatura, Artes etc para conseguir fazer essas conexões. Acompanhe notícias sobre os problemas sociais do Brasil, leia obras de filósofos e sociólogos e assista documentários.

Outra dica é fazer redações de vestibulares e Enem anteriores, de temas antigos. Ao fazê-los, você ampliará seus conhecimentos, exercitando e treinando.