Quer saber quais são os conteúdos de espanhol mais cobrados no Enem? Então você está no lugar certo.
A língua espanhola é escolhida por mais de 60% dos candidatos que realizam o Enem, de acordo com os Microdados do Enem de 2016. A prova conta com cinco questões de múltipla escolha, com textos em espanhol; os enunciados e alternativas estão em língua portuguesa. O foco é a compreensão leitora do texto, de modo que a gramática aparece contextualizada. Isso quer dizer que você deve ter um bom conhecimento de espanhol e compreensão leitora, além de conhecer estratégias de leitura, intencionalidade discursiva, estrutura dos gêneros textuais e, no caso do espanhol, as culturas dos países hispanofalantes.
Leia também: Conteúdos de Literatura que mais caem no Enem
Tópicos deste artigo
Quais são os conteúdos de espanhol mais cobrados no Enem?
Os conteúdos que são mais cobrados no Enem para a língua espanhola são:
-
associação entre tema e título com base na compreensão global da proposta;
-
identificação de informações expressas;
-
reconhecimento da intenção do texto ou do gênero.
Além disso, vale considerar as competências avaliadas em língua espanhola, as quais são parte da área 2 de Linguagens, Códigos e suas tecnologias: Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais. São elas:
H5 – Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema. H6 – Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas. H7 – Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social. H8 – Reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação da diversidade cultural e linguística. |
¡OJO! As outras competências de área são igualmente importantes, não deixe de conferi-las!
→ Associação entre tema e título com base na compreensão global da proposta
Nessas questões, o título representa o tema que será tratado no texto e vice-versa. Observe a seguinte questão do Enem de 2014:
Gracias por no fumar é o título de um texto publicitário produzido pelo Ministério da Educação e Cultura da Espanha. Esse título, associado ao conteúdo do texto, tem como finalidade
a) proibir o consumo de cigarro em ambientes públicos.
b) informar os sintomas do tabagismo.
c) convencer os fumantes a abandonar o vício.
d) questionar a qualidade de vida do fumante.
e) agradecer às pessoas que não fumam.
Solução:
A publicidade espanhola, cujo título é Gracias por no fumar (obrigado por não fumar), apresenta, em seguida ao título, diversos benefícios que o não fumante traz para si e para os outros: hálito fresco, pulmões limpos, vida longa e melhor, agradecimento dos não fumantes e melhor qualidade de vida para todos.
Nesse sentido, o título tenta convencer o fumante a largar o vício, antecipando que os benefícios, por si só, já o convenceriam; daí o agradecimento prévio. Sendo assim, a resposta correta é a alternativa C.
→ Identificação de informações expressas
Essa competência envolve encontrar informações pontuais no texto. Para tal, o candidato deve fazer uso das estratégias de leitura, especialmente a de sintetização. Observe a seguinte questão do Enem de 2011:
En la Edad Media el rey Felipe IV de Francia, con el apoyo del papa Clemente V, ordenó las redadas para detener a todos los Templarios del país el viernes 13 de octubre de 1307, hecho al que se atribuye la leyenda de los malos augurios asociados a este día de la semana cuando cae en 13. El asalto a los Templarios alcanzó una gran notoriedad a causa de las escabrosas acusaciones que se les imputaron, la tortura a los que los sometieron los inquisidores.
Otros historiadores sugieren que el origen de la superstición es cristiano y se remonta a la Última Cena, que tuvo trece comensales (Jesús y sus doce discípulos), y tras la cual se produjo lugar la crucifixión de Jesús, precisamente en viernes.
Disponível em: http://www.muyinteresante.es. Acesso em: 23 jun. 2011 (adaptado).
Vários fatos ocorridos ao longo da história da humanidade foram reunidos sob um aspecto comum que vem a ser o tema do texto, a saber,
a) a perseguição aos Templários.
b) a superstição na sexta-feira 13.
c) as torturas dos inquisidores.
d) a crucificação de Jesus.
e) a última ceia de Jesus.
Solução
Nessa questão, o candidato deve ter em conta que se trata de um texto informativo cujo tema gira em torno dos acontecimentos históricos que deram origem à superstição em torno da sexta-feira 13. Sendo assim, a alternativa correta é a letra B.
Veja também: Falsos cognatos em espanhol
→ Reconhecimento da intenção do texto ou do gênero
Esse tópico é frequentemente cobrado em textos da tipologia argumentativa e também em charges e propagandas. Observe a seguinte questão do Enem de 2021:
A charge evoca uma situação de assombro frente a uma realidade que assola as sociedades contemporâneas. Seu efeito humorístico reside na crítica diante do(a)
a) constatação do ser humano como o responsável pela condição caótica do mundo.
b) apelo à religiosidade diante das dificuldades enfrentadas pela humanidade.
c) indignação dos trabalhadores em face das injustiças sociais.
d) veiculação de informações trágicas pelos telejornais.
e) manipulação das notícias difundidas pelas mídias.
Solução
Na charge, as duas personagens acompanham as notícias ao redor do mundo por meio de um telejornal e de um jornal impresso. Próximo à TV, aparecem as palavras guerra, crisis, inseguridad (insegurança), miseria, violencia, lujo obsceno (luxo obsceno), indicando os assuntos tratados. A primeira personagem pergunta “O que aconteceu com o mundo?”, ao que o segundo responde: “Nós”, colocando a humanidade como responsável pelos problemas que a chocam. Sendo assim, a alternativa correta para a questão é a letra A.
Créditos da imagem
[1] rafapress / Shutterstock