Topo
pesquisar
Em 30/05/2018 11h48, atualizado em 30/05/2018 11h48

Como fazer uma redação nota 1000 no Enem

Enem

Para fazer uma redação nota 1000 no Enem não basta apenas técnica. É preciso ter conhecimento desta prova como um todo. Por Érica Caetano
Saiba como fazer uma redação nota 1000 no Enem
Saiba como fazer uma redação nota 1000 no Enem
PUBLICIDADE

Alcançar a pontuação máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não é algo impossível de acontecer, mas cada vez menos estudantes conseguem a tão desejada nota 1000. Para se ter noção, dos mais de 4,7 milhões de participantes do Enem 2017, apenas 53 tiraram mil na redação. 

A quantidade de redações nota mil no Enem tem caído ao longo dos últimos anos. No Enem 2013, do total de candidatos, 481 tiraram a nota máxima; em 2014, foram 250. Em 2015, apenas 104 tiveram desempenho máximo no texto. Em 2016 o número caiu para 77.

Existem algumas dicas que podem contribuir para que você se saia bem na prova e assim receba uma pontuação que ajude na composição final da nota. Acompanhe nossas dicas para uma redação nota 1000 no Enem:

1- Saiba como é a redação do Enem

Antes de qualquer coisa é preciso saber e entender como é a redação do Enem, suas características e o que é exigido. Então vamos lá, a redação do Enem é formada por uma frase-tema, geralmente de um problema atual da sociedade brasileira, e cobra dos participantes uma proposta de intervenção. O texto deve ser escrito em até 30 linhas e na forma de dissertação argumentativa.

2 – Entenda o estilo de texto exigido

Diferente de alguns vestibulares, o Enem cobra uma única estrutura de texto, que é a dissertação argumentativa. A proposta de redação vem acompanhada por textos de apoio, que podem ser pesquisas científicas, notícias, quadrinhos ou outras ilustrações. 

O texto dissertativo-argumentativo se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. É fundamentado com argumentos, para influenciar a opinião do leitor, tentando convencê-lo de que a ideia defendida está correta. 

É preciso, portanto, expor e explicar ideias. Daí a sua dupla natureza: é argumentativo porque defende uma tese, uma opinião, e é dissertativo porque se utiliza de explicações para justificá-la.

O objetivo é convencer o leitor de que o ponto de vista em relação à tese apresentada é acertado e relevante. Para isso, mobiliza informações, fatos e opiniões de um raciocínio coerente e consistente.

3- Entenda as competências avaliadas na redação

A prova de redação do Enem possui 5 competências de avaliação. São elas: 

- Domínio da norma-padrão da Língua Portuguesa;
- Compreensão da proposta de redação;
- Seleção e organização das informações;
- Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto;
- Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos.

Saiba mais sobre as 5 competências de avaliação da redação do Enem!

Então, não hora em que for escrever relatando suas opiniões e posicionamentos sobre um determinado assunto, é preciso seguir à risca o que estabelece estas competências. 

4- Saiba o que zera a redação do Enem

Existem alguns motivos que fazem a redação do Enem ser zerada. Por isso, além de dominar as competências avaliadas, é preciso tomar cuidado para não cometer um deslize e anular sua redação. Veja o que pode anular totalmente o texto:

- Fuga ao tema;
- Não atendimento à estrutura do texto dissertativo-argumentativo;
- Redação em branco;
- Texto com menos de sete linhas;
- Textos que contenham impropérios, desenhos etc;
- Parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

Até o Enem 2016, desrespeito aos direitos humanos também zerava a redação. A partir de 2017, por meio de uma decisão polêmica, esse item foi retirado. No entanto, quem desrespeitar os direitos humanos, na visão dos corretores, ainda perde pontos no Enem.

Caso o estudante tenha sua redação do Enem zerada ou anulada, fica impedido de participar de programas como o SiSU, ProUni e FIES. Portanto, não vacile!

5 - Leia as redações nota 1000

Nada melhor do que treinar com aqueles textos que alcançaram o que parece ser inatingível, não é mesmo? É importante conhecer o que os corretores do Enem consideram como uma redação perfeita. A linguagem utilizada, a estrutura do texto, como apresentar e defender uma proposta de intervenção... tudo isso é essencial para conseguir nota 100 na redação.

Veja redações nota 1000 do Enem 2017!

6 – Conheça os temas anteriores

Pesquise os temas anteriores das redações do Enem e faça seus próprios textos. Esse exercício ajuda na familiarização com a dissertação-argumentativa. Além disso, os temas anteriores mostram uma tendência do Inep em escolher como tema problemas sociais e ambientais do Brasil que precisam ser resolvidos atualmente.

7- Pratique toda semana

Quanto mais escrever textos treinando a redação do Enem, maiores são as chances de alcançar a nota 1000. O ideal é que você faça duas redações por semana, sempre treinando a escrita, já que ela é fundamental para quem quer atingir a nota 1000 na redação do Enem. 

Por mais que você conheça as especifidades de uma dissertação-argumentativa, ainda assim é importante que você exercite o que aprendeu e, se possível, peça que alguém com conhecimentos na área faça uma correção cuidadosa de seus textos.

No Banco de Redações é possível enviar um texto por mês e conferir a correção de graça.

8- Mantenha-se atualizado

Para qualquer estudante que vai prestar vestibular e Enem é importante manter-se atualizado. É necessário a leitura de livros e jornais, acompanhar os noticiários, já que o retrospecto das provas não deixa dúvidas: os temas sempre estão relacionados com assuntos de interesse da sociedade.

Para desenvolver um bom texto, é importante que você acompanhe as notícias do mundo e do país. Apesar de não cobrar temas pontuais, o Enem exige que o participante tenha uma visão global e crítica sobre temas relevantes da atualidade.

9 – Leia bastante

Ler aumenta o conhecimento, amplia o vocabulário e ajuda na construção de um texto. Quem quer sair bem na redação do Enem precisa de um grande repertório que só a leitura é capaz de promover. Leia as obras literárias indicadas nos vestibulares, jornais, revistas e até bulas de remédio.

E claro que nenhuma destas orientações não terão valor se não houver a sua dedicação. Quem quer ter um bom desempenho precisa antes de mais nada ter foco e determinação. Quem se dedica e traça um cronograma de estudos tem maiores chances de conseguir uma vaga na universidade que deseja. 

Boa sorte!

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola