Topo
pesquisar
Em 28/10/2016 11h01

Textos jornalísticos no Enem

Enem

Textos jornalísticos são bastante cobrados no Enem, já que são importantes instrumentos de divulgação de informações. Por Luciana Kuchenbecker Araújo
Os textos jornalísticos são bastante cobrados no Enem
Os textos jornalísticos são bastante cobrados no Enem
PUBLICIDADE

Em virtude de sua relevância social, os textos jornalísticos são bastante cobrados no Enem e é preciso ficar bastante atento à estrutura e à interpretação desses textos para garantir uma boa pontuação nas questões em que eles surgirem. Neste artigo, vamos auxiliá-lo(a) a compreender as bases estruturais desses gêneros textuais, seus objetivos e estilos de linguagem para que você possa ter sucesso nas mais variadas questões objetivas do Enem. Para iniciar, vamos comentar as principais funções desses textos na sociedade e, em seguida, suas características estruturais e de linguagem.

O que são e onde circulam os textos jornalísticos?

Textos jornalísticos são todos aqueles que têm o objetivo de comunicar, informar aos leitores a respeito dos mais variados assuntos, como política, economia, fatos verídicos e curiosidades. Eles são veiculados em diversos suportes, como jornais e revistas (impressos e digitais), blogs, sites, rádio e televisão, e são gêneros textuais bastante procurados e lidos por diferentes públicos, uma vez que alcançam diversos setores da sociedade e favorecem a difusão das informações atuais. Os objetivos desses veículos são: informar, entreter, apresentar uma interpretação competente sobre determinada informação etc.

De maneira geral, ao desenvolver um texto jornalístico, o jornalista tem a função de transformar as informações a respeito de determinado fato/assunto e transmiti-lo, de maneira eficiente, a seus leitores. Para isso, eles utilizam algumas técnicas básicas para alcançar seu objetivo. Uma das técnicas utilizadas para iniciar a redação é responder às seguintes perguntas:

  1. O quê? (qual o fato ocorrido?)

  2. Quem? (quais pessoas estão envolvidas no fato ocorrido?)

  3. Quando? (dia/horário em que ocorreu o fato)

  4. Onde? (local em que ocorreu o fato)

  5. Como? (de que maneira ocorreu o fato)

  6. Por quê? (se estiverem evidentes, quais são as causas do fato ocorrido)

Linguagem em Textos Jornalísticos

Os textos jornalísticos são redigidos em prosa. A linguagem deve ser objetiva, simples, imparcial e deve estar alinhada à norma-padrão da língua. O texto jornalístico apresenta frases e ideias sucintas, e os períodos são construídos geralmente na ordem direta (sujeito + verbo + complementos e adjuntos adverbiais). A linguagem é essencialmente denotativa, ou seja, possui um único sentido, sem margens para dupla interpretação e/ou outras formas de ambiguidades.

Gêneros textuais jornalísticos

Como existem variados gêneros textuais jornalísticos, é bastante comum a abordagem de pelo menos dois ou três gêneros no Enem, os quais são utilizados como referência para a resolução das questões objetivas. Tendo isso em vista, realizamos um levantamento a respeito dos gêneros textuais mais recorrentes no Enem nos últimos cinco certames. Confira:

Notícia

A notícia é um relato impessoal sobre algum fato. Esse gênero textual tem função referencial (informativa) da linguagem. Há algumas maneiras de escrever uma notícia, e algumas delas são a partir de:

  • Sequências narrativas: Narrativa curta a respeito do fato ocorrido;

  • Sequências descritivas: Descrição mais detalhada dos fatos ocorridos;

  • Sequências explicativas: Explicações específicas a respeito do fato ocorrido.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observe alguns exemplos:

  • Dois corpos femininos foram encontrados às margens do rio Arruda, na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte.

  • O prêmio da Mega-Sena está novamente acumulado e apostadores passam a madrugada nas filas em frente às casas lotéricas para garantirem suas apostas até a meia-noite desta terça-feira.

  • Os sete detentos que tentaram fugir do presídio de Lage Alto, no interior de Minas Gerais, foram ouvidos na quarta-feira pelo delegado responsável pelo caso.

Artigo de Opinião

O Artigo de Opinião tem o objetivo de informar a respeito de algum assunto e manifestar o posicionamento do articulista (autor do texto) a respeito dos fatos.

Editorial

O Editorial também tem o objetivo de informar os leitores a respeito de determinado assunto e exprimir o parecer do veículo de comunicação sobre os fatos.

Crônica

A Crônica é um relato de fatos do cotidiano e carrega a subjetividade/análise do cronista (autor da crônica) a respeito do assunto.

Veja agora algumas etapas pelas quais passam os textos jornalísticos durante seu desenvolvimento:

  • Pauta: Seleção do assunto;

  • Apuração: Seleção e verificação da veracidade das informações;

  • Redação: Organização textual das informações;

  • Edição: Ajustes de espaço e revisão da linguagem;

  • Publicação: Veiculação do texto em algum suporte (jornais, revistas, sites, blogs etc.).

Agora que você já conhece alguns dos textos jornalísticos, veja um exemplo de questão do Enem:

QUESTÃO 16 – Caderno Azul – ENEM 2015

Dubai é uma cidade-estado planejada para estarrecer os visitantes. São tamanhos e formatos grandiosos, em hotéis e centros comerciais reluzentes, numa colagem de estilos e atrações que parece testar diariamente os limites da arquitetura voltada para o lazer. O maior shopping do tórrido Oriente Médio abriga uma pista de esqui, e tem ainda o projeto de um campo de golfe coberto! Coberto e refrigerado, para usar com sol e chuva, inverno e verão.

Disponível em: http://viagem.uol.com.br. Acesso em: 30 jul. 2012 (adaptado).

No texto, são descritas algumas características da paisagem de uma cidade do Oriente Médio. Essas características descritas são resultado do(a)

A - criação de territórios políticos estratégicos.

B - preocupação ambiental pautada em decisões governamentais.

C - utilização de tecnologia para transformação do espaço.

D - demanda advinda da extração local de combustíveis fósseis.

E - emprego de recursos públicos na redução de desigualdades sociais.

Resposta: Letra C. O texto jornalístico foi utilizado no Enem para informar os leitores a respeito das modernas construções em meio a uma região desértica do Oriente Médio. A partir das descrições sobre o desenvolvimento dessa região, o texto jornalístico pretende ressaltar as transformações estéticas ocorridas na cidade de Dubai, as quais alteraram a paisagem local. Para resolver essa questão, o candidato deve analisar o que propiciou essas grandes transformações: a utilização de tecnologia.

Para que o participante do Enem leia e responda corretamente a essa questão, é necessário que compreenda a estrutura, os objetivos e a linguagem do texto jornalístico.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola