Citação na redação do Enem

Citar obras e autores que estejam relacionados ao tema aumenta a pontuação da prova
Por Lorraine Vilela Campos

Livros, séries, músicas e filmes são inspirações para citações
Livros, séries, músicas e filmes são inspirações para citações
Crédito da Imagem: Canva.com
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A citação é um mecanismo de linguagem que pode auxiliar o estudante a aumentar a sua nota na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O participante que deseja citar um autor em sua dissertação deve ficar atento para utilizar o recurso somente se houver necessidade no contexto da produção textual.

Saiba como é a redação do Enem

Se utilizada no momento certo, a citação demonstra que o participante tem conhecimento sobre o assunto proposto e está atualizado a respeito do que acontece na sociedade. No entanto, citar um autor ou obra fora de contexto mostra despreparo, deixa o texto desconexo e pode tirar pontos. 

São várias as possibilidades de extrair citações que possam ser utilizadas nas redações do Enem. Em todas elas é fundamental deixar claro quem é o autor do trecho citado e de que obra/local foi retirado. 

As citações podem ser retiradas de:

  • Livros (fictícios ou de histórias reais);
  • Leis, códigos ou portarias;
  • Músicas;
  • Filmes e documentários;
  • Séries e seriados;
  • Histórias em quadrinhos e charges;
  • Entrevistas (em diferentes veículos de comunicação);
  • Notícias e reportagens.

Fazer uma citação não é difícil. Você pode demonstrar estar atualizado e saber relacionar o tema abordado na redação com o mundo dos streamings, por exemplo, ao citar sua série favorita. 

Os corretores do Enem valorizam muito a capacidade de contextualização e argumentação dos participantes que conseguem trazer elementos do seu cotidiano para a prova. A criatividade e sabedoria no momento da citação em uma redação atende aos critérios estabelecidos para correção, as chamadas competências. 

Veja como é a correção da redação do Enem

Das cinco competências, três valorizam o estudante que cita alguém de forma correta:

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Conheça as cinco competências da redação do Enem

Posso citar os textos motivadores?

Não! Os textos motivadores (ou materiais gráficos como quadros, charges, cartoons/quadrinhos, fotos, gráficos e mapas) são exclusivamente para situar o estudante no tema da prova e orientar sobre o caminho a ser tomado, ou seja, "motivar". 

Além disso, o edital prevê zero automático para quem copie integralmente texto motivador da proposta de redação ou do caderno de questões. Então, não vale nem tentar enganar a correção e copiar trechos dos textos ou materiais de apoio das perguntas das provas objetivas. 

Tópicos deste artigo

Quais são os tipos de citações? 

Existem três tipos de citações: direta, indireta e indireta livre. Veja quais são as características de cada uma delas!

Citação direta: é quando a fala/opinião/texto do autor é escrita integralmente na redação, sem trocar nenhuma letra do que foi redigido originalmente. 

A sinalização é muito importante para identificar uma citação direta em um texto. O mais comum é o uso de aspas para a transcrição da fala. Também é possível sinalizar o trecho citado pela presença do travessão. 

Citação indireta: é a citação em que o estudante escreve com suas palavras o que o autor quis dizer, ou seja, a fala é citada indiretamente. 

Existem diferentes formas de se introduzir a citação indireta em um texto. São alguns exemplos:

  • Na obra, o autor defende...
  • De acordo com o autor...
  • Na opinião do autor...
  • O autor, na obra tal, defende...

Indireta livre: é a forma mais incomum em textos dissertativos-argumentativos como a redação do Enem, estando mais presente em textos narrativos. De modo geral, trata-se de quando o autor "imita" as ações de seu personagem. É uma citação que mistura características diretas e indiretas. 

Veja também: Argumento por citação de autoridade.

Que tipo de citação usar no Enem? 

Você pode usar qualquer modalidade de citação no Enem, desde que cite corretamente. Como o estudante não sabe qual tema encontrará no dia da prova, ir com uma citação direta na cabeça para a proposta exigida é bem mais difícil, por isso, o uso da indireta é mais comum.

Dicas para citação 

Saber o que citar está bastante ligado ao tema do texto. Acertar o tema da redação é difícil, mas dá para ter uma noção dos assuntos que ainda não foram abordados na prova ou que não caíram recentemente e, com isso, ficar mais perto do que pode ser o assunto desse ano. 

Ao excluir os temas mais recentes das redações do Enem, comece a buscar assuntos relacionados ao meio ambiente, às pautas sociais, aos direitos humanos e que sejam discussões atuais e pertinentes ao cenário nacional - o Enem explora a realidade brasileira. 

Com apostas em mãos, tente relacionar os temas com os jornais, podcasts, filmes, séries, músicas, livros, histórias em quadrinhos ou até mesmo dê uma vasculhada nas redes sociais. Pensadores como Zygmunt Bauman, Theodor Adorno, Auguste Comte e Hannah Arendt são boas dicas.

Separe o que achar de interessante. Sempre que considerar um texto ou opinião pertinente, anote. Amplie o seu repertório. Aliás, o Enem é uma prova que cobra muito o repertório do estudante. 

Exemplos de citações no Enem

Quer uma ajuda? Confira algumas citações de redações nota mil das últimas provas do Enem! 

Júlia Sampaio, Imperatriz/MA, Enem 2020 (prova impressa) - tema: "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira".

Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, mas que não cumprem seu papel com eficácia. Desse modo, é imprescindível que, para a completa refutação da teoria do estudioso polonês, essa problemática seja revertida.

Ana Clara Socha, Brasília/DF, Enem 2019 - tema: "Democratização do acesso ao cinema no Brasil".

Paralelo a isso, vale também ressaltar que a concepção cultural de que a arte não abrange a população de baixa renda é um fato limitante para que haja a democratização plena da cultura e, portanto, do cinema. Isso é retratado no livro "Quarto de Despejo", de Carolina Maria de Jesus, o qual ilustra o triste cotidiano que uma família em condição de miserabilidade vive, e, assim, mostra como o acesso a centros culturais é uma perspectiva distante de sua realidade, não necessariamente pela distância física, mas pela ideia de pertencimento a esses espaços. 

Veja dicas de quem tirou mil na redação do Enem

Ingrid Bascef, Campinas/SP, Enem 2020 (prova impressa) - tema: "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira".

Nesse sentido, Nise da Silveira, médica psiquiatra, revelou que muitas famílias se envergonham por terem um ente com transtornos mentais e optam por o deixar, de forma vitalícia e quase sem visitas, em hospitais especializados.

Lucas Rios, Minas Gerais, Enem 2019 - tema: "Democratização do acesso ao cinema no Brasil".

Segundo o economista Ludwig von Mises, um dos grandes nomes da Escola Austríaca de Economia, o homem quando em liberdade, tende a agir buscando a maximização de sua felicidade. Sob essa ótica, nota-se que indivíduos com baixo poder aquisitivo priorizarão serviços de necessidade básica (como alimentação, saúde e moradia) em detrimento de atividades culturais, uma vez que aqueles, por serem essenciais à sobrevivência, lhes farão mais felizes que estes. Assim, a fragilidade econômica torna-se um fator de exclusão de certas parcelas da população nacional do mundo cinematográfico.