Temas de Redação que já caíram no Enem

Assuntos abordados na redação do Enem costumam envolver Direitos Humanos e Meio Ambiente
Por Lorraine Vilela Campos

Tema da redação do Enem é alvo de especulações todos os anos
Tema da redação do Enem é alvo de especulações todos os anos
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Uma das principais expectativas dos estudantes do ensino médio é saber qual o será o tema da redação Enem. Todos os anos existem especulações sobre a proposta da produção textual, mas são raros os casos em que um colégio adivinhou o tema. O Brasil Escola acertou o tema em 2015.

Em geral, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) escolhe temas ligados aos Direitos Humanos e Meio Ambiente. Apesar de muitos professores cobrarem em suas aulas os temas atuais, que estão em destaque na mídia, os assuntos abordados costumam ser atemporais, mesmo que sejam amplamente discutidos pela sociedade. 

Veja os temas das redações do Enem desde a sua primeira edição:

Tópicos deste artigo

Direitos Humanos no Enem

Violência contra mulher foi o tema da
redação de 2015

É recorrente a presença de redações envolvendo temas sobre Direitos Humanos no Enem. A presença da temática voltada para o respeito aos direitos fundamentais de qualquer cidadão, são abordados desde assuntos ligados ao exercício da cidadania, como o voto e o direito à manifestação, e ao combate a violência e preconceito de diferentes tipos, seja racial, religioso ou de gênero.

Apenas as edições do Enem de 2001 e 2008 não se basearam na cidadania, na ética, no respeito aos direitos civis e na vida em sociedade. Em três oportunidades, o tema da redação do Enem abordou crianças e adolescentes.

É importante que o estudante entenda quais os direitos do cidadão, conheça um pouco mais sobre o que é garantido pela Constituição Federal e saiba exercer o senso crítico ao falar da violência, sem pender para o sensacionalismo. Conhecer a realidade brasileira em relação à intolerância, ao trabalho infantil/escravo, conferir dados sobre os diferentes tipos de violência auxiliam na construção da redação. 

Meio Ambiente no Enem

Sustentabilidade pode ser abordada no Enem

Diferente dos outros anos, o Enem abordou em 2001 e 2008 assuntos ligados aos Meio Ambiente. 

A edição de 2001 conseguiu fazer um paralelo entre o Meio Ambiente e os Direitos Humanos, já que tratou dos conflitos de interesse da sociedade, levando em consideração a necessidade de desenvolvimento e também da preservação ambiental. 

Em temas ligados ao Meio Ambiente, é bom que o estudante se informe sobre o cenário ambiental no Brasil; sobre os conflitos de terra entre indígenas e produtores rurais; a escassez de água enfrentada por grandes centros urbanos; formas de preservação da flora e da fauna; sustentabilidade e reciclagem. 

Estrutura da Redação

A Redação do Enem é um texto dissertativo, de no máximo 30 linhas, que traz uma frase tema e textos de apoio para que o estudante possa desenvolver sua ideia. Apenas a edição de 2008 não contou com a presença da frase tema. 

O Inep lança uma questão-problema e espera que o participante apresente a proposta de intervenção em sua Redação. Muitos estudantes esquecem de apresentar essa solução e acabam perdendo 200 pontos do máximo de mil que podem ser obtidos na redação. 

A Redação do Enem não tem como obrigação a presença de um título, ou seja, o estudante não perde ponto se não colocá-lo em seu texto. 

Como não ferir os Direitos Humanos

Alguns motivos retiram pontos dos estudantes nas Redações do Enem, um deles é o ataque aos Direitos Humanos. Como os temas se baseiam na proposta de solução para problemas enfrentados no Brasil em diferentes âmbitos, os corretores retiram pontos de quem estimula a violência, propaga o preconceito ou propõe algo que fira qualquer direito básico em seu texto. 

Até 2017, o Enem zerava automaticamente a redação de quem desrespeitasse os Direitos Humanos. Movimentos contrários a ideia entraram na Justiça e conseguiram a anulação deste critério de correção. O participante não terá sua prova zerada, mas poderá perder até 200 pontos por essa violação.

Para auxiliar os participantes, o Inep lançou uma cartilha de obediência aos Diretos Humanos nas Redações do Enem. O manual traz exemplos de textos que usam um ou mais meios que causam as notas baixas ou desclassificação do estudante. 

Mesmo não sendo temas quentes, que estão na mídia no momento, saber escrever sobre o tema da Redação do Enem mostra um repertório do estudante, ou seja, o participante demonstra o conhecimento que adquiriu em sua vida escolar. 

Pratique no Brasil Escola

O Brasil Escola traz uma série de dicas sobre Redação, além de receber textos e corrigi-los gratuitamente no Banco de Redações

O Banco de Redações do Vestibular Brasil Escola é uma oportunidade de treinar mensalmente a sua Redação para o Enem, contando com uma correção profissional e baseada nos mesmos critérios adotados pelos corretores contratados pelo Inep. 

Assista às nossas videoaulas