Língua Portuguesa no Enem – Parte II

Por Vânia Maria do Nascimento Duarte

A Língua Portuguesa no Enem (assim como as demais áreas) está voltada para a capacidade de ler e interpretar
A Língua Portuguesa no Enem (assim como as demais áreas) está voltada para a capacidade de ler e interpretar
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Quando nos referimos a Linguagens e Códigos, compreendemos que tais vocábulos são aplicados a questões voltadas para a Língua Portuguesa. Mas, e em se tratando do termo “tecnologias”, você sabe qual significado devemos atribuir a ele? Por que as tecnologias também são cobradas nesta área do conhecimento?

Devemos atribuir sua importância à era pela qual passamos, caracterizada por uma intensa fase na qual os recursos tecnológicos se encontram a todo vapor. E por que não evidenciá-los como constituintes relevantes do processo de ensino e aprendizagem?

Eis aí a razão do questionamento abordado anteriormente, cuja importância prevalece em uma das competências relativas ao processo avaliativo. Ei-la, portanto:

- Relacionar as tecnologias de comunicação e informação ao desenvolvimento das sociedades e ao conhecimento que elas produzem.

Ainda ressaltando acerca das competências expressas na primeira parte do artigo, torna-se altamente sugestivo nos atermos a uma questão referente ao Enem 2012, seguida da resolução comentada pela equipe do Brasil Escola:   


Questão 105:

O efeito de sentido da charge é provocado pela combinação de informações visuais e recursos linguísticos. No contexto da ilustração, a frase proferida recorre à

a) polissemia, ou seja, aos múltiplos sentidos da expressão “rede social” para transmitir a ideia que pretende veicular.
b) ironia para conferir um novo significado ao termo “outra coisa”.
c) homonímia para opor, a partir do advérbio de lugar, o espaço da população pobre e o espaço da população rica.
d) personificação para opor o mundo real pobre ao mundo virtual rico.
e) antonímia para comparar a rede mundial de computadores com a rede caseira de descanso da família.

A presente questão tem como verdadeira a alternativa “a”, pois a charge utiliza-se dos diversos significados da palavra rede para transmitir a crítica. 

No intuito de nortear seus estudos e torná-lo (a) bem preparado (a) para o referido exame, seguem algumas dicas referentes aos possíveis conteúdos de Língua Portuguesa que podem ser abordados, os quais poderão ser encontrados por meio de alguns textos encontrados em evidência:

Morfologia

- Classes de palavras

Substantivo

Adjetivo e locuções adjetivas

Artigo

Preposição

Conjunções coordenativas

Conjunções subordinativas

Classificação dos verbos


Interjeição

Advérbio

Numerais

Pronome e suas respectivas classificações

Sintaxe

- Termos essenciais da oração

Sujeito e Predicado

- Termos integrantes da oração

Complementos verbais

Complemento Nominal


Agente da passiva

- Termos acessórios da oração

Adjunto adnominal e adjunto adverbial

Vocativo

- Orações subordinadas

Período composto por subordinação

- Concordância verbal e nominal

Concordância verbal e nominal e demais artigos relacionados

- Regência verbal e nominal

Regência verbal

Regência nominal