Dicas para acertar o tema da redação do Enem

Saber quais foram os assuntos que já caíram na prova de redação ajudam a chegar mais próximo do tema
Por Lorraine Vilela Campos

Mapear os assuntos que não foram abordados no Enem ajuda a chegar mais próximo do tema da redação
Mapear os assuntos que não foram abordados no Enem ajuda a chegar mais próximo do tema da redação
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Todos os anos o Enem gera expectativa em seus participantes sobre o tema da redação. Acertar a temática da redação do Exame Nacional do Ensino Médio é bem difícil, mas não impossível. Em 2015, o Brasil Escola acertou o tema no Banco de Redações: “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. 

Os temas trabalhados no Enem possuem algumas características específicas que os diferem da maioria dos vestibulares. Tais aspectos auxiliam no momento em que o estudante treina seu texto para o exame.

=> Caráter Social ou Ambiental: o tema da redação sempre aborda algo relacionado a alguma parcela da sociedade ou ao meio ambiente

=> Foco no Brasil: a temática presente na redação do Enem é voltada para a realidade brasileira

=> Base nos Direitos Humanos: a redação do Enem traz temas que estão relacionados aos Direitos Humanos

Tópicos deste artigo

Conheça os temas passados

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) elabora provas que não repetem os temas das redações de outras edições. Por isso, o estudante que sabe o que já foi tema tem a noção de que os assuntos não caíram no exame tão cedo, dando prioridade a outros segmentos. 

Faça um mapeamento 

Levando em consideração todos os temas já abordados na redação do Enem (grupos sociais, aspectos políticos e ambientais, por exemplo), uma boa forma de reduzir o número de assuntos a serem trabalhados durante o treinamento para a prova é o mapeamento do exame. 

O mapeamento feito pelo professor Diego Pereira, responsável pelo curso de redação de mesmo nome, observa o que já foi abordado nos últimos anos e os exclui da lista de treinamento de seus alunos e, os que ainda têm mais aspectos a serem trabalhados em forma de texto (como deficientes, mulheres e crianças), seguem para o fim da fila. 

Segundo Diego, o Enem tem uma pendência com temas que envolvam minorias ou grupos historicamente prejudicados no Brasil. Com o mapeamento, os estudantes conseguem identificar indivíduos que ainda não foram assunto. 

Possíveis temas

Entre os grupos sociais que ainda não protagonizaram a redação do Enem estão:

  • Indígenas;
  • Idosos; 
  • Homossexuais (preconceito e dificuldades); 
  • Juventude e suas demandas; 
  • Pessoas que sofrem com o preconceito linguístico (algumas regiões do país). 

 

Elencar os grupos sociais acima não garantem que um deles seja tema da redação do Enem, mas direciona o estudo do participante em seu treinamento. 

De acordo com Diego, mesmo que não acerte o tema, o aluno que se prepara desta forma acaba desenvolvendo uma base para argumentar sobre as diferentes propostas do Inep. Além disso, treinar sobre diferentes assuntos e entender as demandas da sociedade brasileira ajudam na resolução das questões de áreas como Ciências Humanas. 

Importância do treinamento

Apesar da curiosidade com o tema da redação, muitos professores acreditam que este não seja o mais importante para quem vai fazer o Enem. “O caminho não é tentar adivinhar o tema, mas saber escrever uma boa redação”, ressalta Antunes Rafael, diretor pedagógico do curso Oficina do Estudante. 

Saiba como escrever uma redação no 1000 no Enem

O diretor pedagógico diz que seus estudantes são preparados para conhecer a estrutura da redação do Enem e saber argumentar com base em conteúdos, fugindo do senso comum. Os alunos precisam saber que o texto é uma dissertação, que o foco envolve aspectos sociais brasileiros e que é preciso propor a resolução do problema apresentado (proposta de intervenção) sem ferir os Direitos Humanos

Outro ponto importante é ler corretamente a coletânea de textos de apoio que o Inep traz nas provas. Os professores treinam os estudantes para que seja feita uma leitura atenta dos textos de apoio e, com isso, descobrir o posicionamento que deve ser adotado. "Às vezes, o estudante precisa deixar de lado algumas convicções para conseguir atender o que é esperado pelo Inep na proposta de intervenção da redação", afirma Antunes. 

Para treinar mensalmente e com correção gratuita, aproveite o Banco de Redações do Brasil Escola. Cadastre-se e envie seu texto. As propostas seguem a linha do que é cobrado no Enem e a correção atende os mesmos critérios do exame. Exercitar diferentes temas e se manter atualizado (a) auxiliam na preparação para o exame!

Assista às nossas videoaulas