As modificações pelas quais passaram a escrita e a leitura ao longo da história são temas recorrentes nas provas do Enem. Depois do advento da internet, nossa relação com a informação passou por profundas transformações. O dinamismo da rede mundial de computadores possibilitou que um conceito criado nos anos 60 ganhasse seu meio de vida ideal. Você sabe do que estamos falando?
Estamos falando do hipertexto. Esse é um assunto que costuma ser abordado na prova, por isso o Vestibular Brasil Escola preparou uma dica sobre o hipertexto no Enem. O hipertexto é um tipo dinâmico e interativo de intertextualidade, isso porque ele está intrinsecamente relacionado à informática. O nome hipertexto não é por acaso: ele é um tipo de texto maior formado por vários outros elementos textuais que são acessados através de links e hiperlinks. Graças ao hipertexto, podemos escolher o percurso de nossas leituras, construindo um processo de escrita e leitura não linear e não hierarquizada.
Essa possibilidade de escolha, sem a obrigatoriedade de seguir uma sequência predeterminada, tornou o processo de leitura mais interativo e colaborativo. As principais características do hipertexto são a intertextualidade, a velocidade, a precisão, o dinamismo, a interatividade e a acessibilidade. Observe agora como o tema em questão é abordado na prova do Exame Nacional do Ensino Médio:
Exercício sobre o hipertexto no Enem (com gabarito)
Questão 103 – Enem 2011
O hipertexto refere-se à escritura eletrônica não sequencial e não linear, que se bifurca e permite ao leitor o acesso a um número praticamente ilimitado de outros textos a partir de escolhas locais e sucessivas, em tempo real. Assim, o leitor tem condições de definir interativamente o fluxo de sua leitura a partir de assuntos tratados no texto sem se prender a uma sequência fixa ou a tópicos estabelecidos por um autor. Trata-se de uma forma de estruturação textual que faz do leitor simultaneamente coautor do texto final. O hipertexto se caracteriza, pois, como um processo de escritura/leitura eletrônica multilinearizado, multisequencial e indeterminado, realizado em um novo espaço de escrita. Assim, ao permitir vários níveis de tratamento de um tema, o hipertexto oferece a possibilidade de múltiplos graus de profundidade simultaneamente, já que não tem sequência definida, mas liga textos não necessariamente correlacionados.
MARCUSCHI, L. A. Disponível em http://www.pucsp.br. Acesso em: 29 jun. 2011.
O computador mudou nossa maneira de ler e escrever, e o hipertexto pode ser considerado como um novo espaço de escrita e leitura. Definido como um conjunto de blocos autônomos de texto, apresentado em meio eletrônico computadorizado e no qual há remissões associando entre si diversos elementos, o hipertexto
a) é uma estratégia que, ao possibilitar caminhos totalmente abertos, desfavorece o leitor, ao confundir os conceitos cristalizados tradicionalmente.
b) é uma forma artificial de produção da escrita, que, ao desviar o foco da leitura, pode ter como consequência o menosprezo pela escrita tradicional.
c) exige do leitor um maior grau de conhecimentos prévios, por isso deve ser evitado pelos estudantes nas suas pesquisas escolares.
d) facilita a pesquisa, pois proporciona uma informação específica, segura e verdadeira em qualquer site de busca ou blog oferecidos na internet.
e) possibilita ao leitor escolher seu próprio percurso de leitura, sem seguir sequência predeterminada, constituindo-se em atividade mais coletiva e colaborativa
Comentário da questão: O conjunto de textos relacionados através de links e hiperlinks compõe um todo chamado hipertexto. O acesso aos links é opcional, e o leitor pode escolher seu próprio percurso de leitura, tornando a atividade mais colaborativa e interativa.
Resolução da questão: Alternativa “e”.