Literatura no Enem

Por Vânia Maria do Nascimento Duarte

A Literatura no Enem compreende a articulação entre os recursos expressivos e estruturais do texto literário e o processo social relacionado ao moment
A Literatura no Enem compreende a articulação entre os recursos expressivos e estruturais do texto literário e o processo social relacionado ao moment
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Em se tratando da prova relacionada a essa área do conhecimento – a Literatura –, você primeiramente precisa se conscientizar de que ela, assim como toda arte, é uma transfiguração do real, isto é, a realidade recriada por meio do espírito do artista vivendo em seu tempo.

Sendo assim, o artista, de acordo com sua ideologia, submetido a um contexto histórico, político e social, realiza um trabalho especial, cuja matéria-prima é a própria palavra. Dessa forma, torna-se evidente que em todo esse “manejo” predomina tão somente a função poética da linguagem, na qual a intenção do emissor, no caso o artista, é voltada para a própria mensagem, seja na estrutura ou na seleção e combinação das palavras, de forma a atingir plenamente seu objetivo “artístico”.

Com base nesses pressupostos, você terá condições de entender alguns dos objetivos referentes ao processo pelo qual irá passar, uma vez que é esperado que o aluno demonstre seus conhecimentos relacionados ao campo da Literatura, tendo em vista a capacidade de:

- Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.

- Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.

- Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário.

- Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional.

Torna-se importante ressaltar que tais objetivos estão intrinsecamente relacionados ao objetivo maior do Exame Nacional do Ensino Médio, que é – em vez de conduzi-lo a memorizações mecanicistas de conceitos – fazer com que você entenda acerca da aplicação dos termos e suas funções na língua. Vejamos, pois, como na prática isso funciona, partindo do exemplo de uma questão referente ao exame realizado no ano de 2012:

O quadro Les Demoiselles d’Avignon (1907), de Pablo Picasso, representa o rompimento com a estética clássica e a revolução da arte no início do século XX. Essa nova tendência se caracteriza pela

a) pintura de modelos em planos irregulares.

b) mulher como temática central da obra.

c) cena representada por vários modelos.

d) oposição entre tons claros e escuros.

e) nudez explorada como objeto de arte.       

Confira a resolução comentada do Brasil Escola acerca da questão em evidência:

A questão em evidência tem como verdadeira a alternativa “a”, para respondê-la, é preciso associar a figura de Picasso ao cubismo, movimento nascido a partir das experiências deste artista. A proposta cubista centrava-se na liberdade que o artista possuía para criar e recriar, ou compor e recompor a realidade. A obra cubista é repleta de formas geométricas e através destas, o objeto é revelado, em seus múltiplos ângulos, logo, não existe regularidade nos planos da arte cubista. 

Para manter-se informado e, sobretudo, “preparado” para obter um bom resultado na prova de Literatura, eis algumas dicas dos conteúdos que provavelmente serão cobrados. Aproveitando o momento, confira também sugestões de links nos quais poderá obter mais informações, ampliando assim seu conhecimento:

O Texto Literário

As Funções da Linguagem

As Principais Relações entre Textos

Estrutura do Texto Narrativo

Narração

Figuras e Efeitos de Linguagem

Intertextualidade e Apropriação


O texto poético

Poesia e metalinguagem


Estéticas literárias (estilos de época)

Literatura de informação

Barroco

Barroco no Brasil

Neoclassicismo

Arcadismo no Brasil

Romantismo

Características do Romantismo


Realismo/Naturalismo

Realismo no Brasil

Naturalismo


Parnasianismo

Parnasianismo no Brasil


Simbolismo

Simbolismo no Brasil


Pré-simbolistas


Modernismo e tendências contemporâneas

O Modernismo no Brasil

Modernismo no Brasil  2ª fase

A Semana de Arte Moderna

Artistas da Arte Moderna


Grupos e tendências modernistas

Geração de 1930

Geração de 1945


Tendências contemporâneas

Concretismo

Concretismo no Brasil


Sintetizando, espera-se que você, caro (a) aluno (a), mediante tais elucidações, saiba aplicar de forma plausível seus conhecimentos, analisando todas as questões com a máxima atenção e atentando-se para as evidentes articulações entre os recursos expressivos e estruturais do texto literário e o processo social relacionado ao momento de sua produção.

Desejamos a você um excelente desempenho!

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