Em se tratando da prova relacionada a essa área do conhecimento – a Literatura –, você primeiramente precisa se conscientizar de que ela, assim como toda arte, é uma transfiguração do real, isto é, a realidade recriada por meio do espírito do artista vivendo em seu tempo.
Sendo assim, o artista, de acordo com sua ideologia, submetido a um contexto histórico, político e social, realiza um trabalho especial, cuja matéria-prima é a própria palavra. Dessa forma, torna-se evidente que em todo esse “manejo” predomina tão somente a função poética da linguagem, na qual a intenção do emissor, no caso o artista, é voltada para a própria mensagem, seja na estrutura ou na seleção e combinação das palavras, de forma a atingir plenamente seu objetivo “artístico”.
Com base nesses pressupostos, você terá condições de entender alguns dos objetivos referentes ao processo pelo qual irá passar, uma vez que é esperado que o aluno demonstre seus conhecimentos relacionados ao campo da Literatura, tendo em vista a capacidade de:
- Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.
- Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.
- Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário.
- Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional.
Torna-se importante ressaltar que tais objetivos estão intrinsecamente relacionados ao objetivo maior do Exame Nacional do Ensino Médio, que é – em vez de conduzi-lo a memorizações mecanicistas de conceitos – fazer com que você entenda acerca da aplicação dos termos e suas funções na língua. Vejamos, pois, como na prática isso funciona, partindo do exemplo de uma questão referente ao exame realizado no ano de 2012:
O quadro Les Demoiselles d’Avignon (1907), de Pablo Picasso, representa o rompimento com a estética clássica e a revolução da arte no início do século XX. Essa nova tendência se caracteriza pela
a) pintura de modelos em planos irregulares.
b) mulher como temática central da obra.
c) cena representada por vários modelos.
d) oposição entre tons claros e escuros.
e) nudez explorada como objeto de arte.
Confira a resolução comentada do Brasil Escola acerca da questão em evidência:
A questão em evidência tem como verdadeira a alternativa “a”, para respondê-la, é preciso associar a figura de Picasso ao cubismo, movimento nascido a partir das experiências deste artista. A proposta cubista centrava-se na liberdade que o artista possuía para criar e recriar, ou compor e recompor a realidade. A obra cubista é repleta de formas geométricas e através destas, o objeto é revelado, em seus múltiplos ângulos, logo, não existe regularidade nos planos da arte cubista.
Para manter-se informado e, sobretudo, “preparado” para obter um bom resultado na prova de Literatura, eis algumas dicas dos conteúdos que provavelmente serão cobrados. Aproveitando o momento, confira também sugestões de links nos quais poderá obter mais informações, ampliando assim seu conhecimento:
O Texto Literário
As Funções da Linguagem
As Principais Relações entre Textos
Estrutura do Texto Narrativo
Narração
Figuras e Efeitos de Linguagem
Intertextualidade e Apropriação
O texto poético
Estéticas literárias (estilos de época)
Literatura de informação
Barroco
Barroco no Brasil
Neoclassicismo
Arcadismo no Brasil
Romantismo
Características do Romantismo
Realismo/Naturalismo
Realismo no Brasil
Naturalismo
Parnasianismo
Parnasianismo no Brasil
Simbolismo
Simbolismo no Brasil
Pré-simbolistas
Modernismo e tendências contemporâneas
O Modernismo no Brasil
Modernismo no Brasil 2ª fase
A Semana de Arte Moderna
Artistas da Arte Moderna
Grupos e tendências modernistas
Geração de 1930
Geração de 1945
Tendências contemporâneas
Concretismo
Concretismo no Brasil
Sintetizando, espera-se que você, caro (a) aluno (a), mediante tais elucidações, saiba aplicar de forma plausível seus conhecimentos, analisando todas as questões com a máxima atenção e atentando-se para as evidentes articulações entre os recursos expressivos e estruturais do texto literário e o processo social relacionado ao momento de sua produção.
Desejamos a você um excelente desempenho!