Conferir dicas de Matemática para o Enem é fundamental para você que está buscando obter bons resultados na prova. E aqui é o lugar certo para isso, pois neste artigo você saberá como é a prova de Matemática do Enem, quais são os temas mais recorrentes, além das características das questões desse exame.
Leia também: Principais dicas de linguagens, códigos e redação para o Enem
Tópicos deste artigo
- 1 - Como é a prova de Matemática no Enem?
- 2 - Quais são os assuntos de Matemática que mais caem no Enem?
- 3 - Dicas para fazer a prova de Matemática do Enem
Como é a prova de Matemática no Enem?
Sabemos que a prova do Enem é dividida por áreas de conhecimento, como linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. Perceba nessa divisão que a Matemática, além de ser uma área de conhecimento, é um único componente dentro da área de conhecimento, o que faz com que ela tenha 45 questões na prova todas de múltipla escolha, com 5 alternativas cada, sendo que somente uma delas é a alternativa correta. Independentemente do peso da Matemática para o curso desejado, ela pode ajudar e muito a alcançar a nota almejada para conseguir a vaga em uma universidade.
As questões da prova de Matemática, assim como as demais, são selecionadas no Banco Nacional de Itens (BNI). O nome adotado para a questão da prova é “item”, e cada item busca avaliar determinada habilidade e competência do candidato. A prova do Enem é elabora levando em consideração a Teoria de Resposta ao Item (TRI), o que permite avaliar o candidato de forma mais subjetiva e única. Por exemplo, dois candidatos que acertam a mesma quantidade de questões de Matemática provavelmente não terão as mesmas notas, já que as questões acertadas são diferentes.
A Teoria de Resposta ao Item valoriza o acerto das questões fáceis e questões medianas, o que demonstra que você tem uma base matemática bem estruturada, pois caso você acerte uma questão difícil e não acerte as questões fáceis, a questão difícil não te dará uma nota maior devido à sua dificuldade.
Quais são os assuntos de Matemática que mais caem no Enem?
Os assuntos mais recorrentes na prova de Matemática do Enem são:
-
aritmética (operações básicas);
-
razão e proporção (regra de três);
→ Videoaula sobre os temas de Matemática que mais caem no Enem
Dicas para fazer a prova de Matemática do Enem
A seguir, veremos 9 dicas de ouro para você que está se preparando para fazer a prova de Matemática do Enem.
-
Prepare-se para a prova.
O óbvio precisa ser dito, pois para fazer a prova do Enem e ter bons resultados é necessário que você se prepare. Há relatos de estudantes que não tiveram tempo de resolver toda a prova ou que não tiveram tempo de fazer a redação, de preencher o cartão resposta; enfim, tudo isso se resume a uma coisa: despreparo. Conheça a prova que você vai enfrentar, a quantidade de questões, quais são os temas de cada um dos dias, quanto tempo você tem para fazer as provas, quanto tempo você gasta para fazer a redação. Lembre-se que ninguém consegue correr uma maratona em um dia, é preciso treinamento, e com o Enem também é assim. As dicas a seguir vão te ajudar a se preparar melhor para a prova.
-
Estude a teoria e resolva exercícios.
Estudar a teoria é muito importante para aprender Matemática. Para isso, você pode assistir às videoaulas e ler os textos disponíveis no Brasil Escola. Procure sempre entender bem a teoria e analisar as questões resolvidas da prova. Consulte livros, treine resolução de exercícios de fixação para depois ir para questões específicas do Enem, pois é fundamental que você domine o conteúdo.
-
Deixe a calculadora um pouco de lado.
A calculadora é inimiga do vestibulando, ainda que ela seja uma ferramenta importantíssima em nossa sociedade. Infelizmente, durante a prova, não é permitido o seu uso, então desenvolva o hábito de fazer cálculos sem ela. Com o uso constante da calculadora, você pode acabar esquecendo, por exemplo, de como multiplicar dois números decimais, como calcular a raiz quadrada ou a raiz cúbica de um número e por aí vai. Ademais, você pode treinar a sua agilidade nesses cálculos por meio dessas resoluções.
-
Simplifique as contas sempre que possível.
Como consequência da dica 3, sabendo que na prova não podemos utilizar calculadora, busque exercitar a simplificação das contas, pois é com ela que você ganha tempo na resolução dos problemas. Verifique sempre se é possível tornar as contas mais fáceis com simplificação. Com exercícios constantes, a simplificação se tornará um hábito e te ajudará a ganhar tempo para responder as demais questões da prova.
-
Resolva as provas anteriores.
Depois que você se sentir confiante quanto aos conteúdos de Matemática, faça o exercício de resolver as provas anteriores, simulando o máximo possível o cenário que você enfrentará no dia da prova. Controlar fatores como o tempo e a quantidade de questões vai te ajudar a se cansar menos durante o exame.
-
Desenvolva uma estratégia para resolver as questões de Matemática do Enem.
O caminho mais comum para resolver questões de Matemática são as 5 etapas a seguir.
-
Etapa 1: Compreensão do problema
Primeiramente, identifique o comando da questão. Para compreender a questão, o seu comando deve estar claro durante a resolução. Veja um exemplo na questão a seguir:
Identificar o comando da questão primeiro pode te ajudar a ganhar tempo, pois norteados pelo comando vamos ler o texto-base para a questão já focados em extrair os dados importantes, que nesse caso é a quantidade de habitantes na área da região coberta pela Caatinga. Note que o comando inclusive indica isso, quando ele pede “em habitantes por km²”.
-
Etapa 2: Identificação dos dados importantes para resolução da questão
Agora, extrairemos os dados importantes para resolver a questão. Com o comando bem compreendido, é possível buscar no texto quais são os dados que queremos. No exemplo, vamos procurar a quantidade de habitantes e a área daquela região.
-
Etapa 3: Estratégia de resolução
Munidos dos dados, agora vamos estabelecer uma estratégia de resolução, ou seja, qual será a técnica utilizada para responder o que o comando da questão pediu.
No exemplo, como a questão pede para calcular a densidade em habitantes por km², para encontrar a densidade demográfica dividiremos o número de habitantes pela área.
-
Etapa 4: Execução da estratégia de resolução
Nesta etapa vamos executar o que foi proposto na etapa anterior. Então, com base no exemplo, calcularemos a divisão entre 20 milhões de habitantes e 800 mil km².
20 milhões = 20 000 000 000
800 mil = 800 000
Dividindo 20 000 000 : 800 000 = 25 habitantes por km²
-
Etapa 5: Verifique se os resultados encontrados fazem sentido
A última etapa é revisitar o comando da questão para verificar se de fato foi encontrado o que o comando pediu. Note, no exemplo, que de fato encontramos o que se pediu, então podemos marcar como resposta correta a alternativa B.
-
Identifique as palavras-chave da questão.
Para evitar as ciladas colocadas nas questões, preste bastante atenção nas palavras-chave, como maior, menor, metade, um terço, dobro, triplo, resto, aproximadamente, exceto, entre outras. Pode acontecer de a questão pedir no comando algo como metade do volume e você ter encontrado o volume total, por exemplo. Por isso, verificar se a sua resposta alcançou de fato o que o comando pediu é fundamental para não cair em pegas ou em desvio de atenção durante a resolução das questões.
-
Foco nas questões fáceis e médias.
A TRI valoriza o acerto das questões fáceis e das questões médias, então não gaste muita energia com as questões difíceis da prova, deixe-as para o final. É bastante comum se prender em uma questão difícil, por achá-la desafiadora, mas durante a prova do Enem não caia nisso, pois a questão difícil fará você gastar um grande tempo, tempo esse que você não terá como recuperar depois para resolver as questões fáceis. Pode até ser que você acerte essa questão difícil, porém com o tempo gasto nela você poderia ter acertado 3 fáceis. Deixe a questão difícil para o final da prova, para que você faça-a com o tempo restante que tiver, e se não sobrar tempo, chute, pois acertar as questões fáceis é a prioridade para obter uma boa nota. Portanto, se você ler o comando da questão e perceber que é uma questão difícil, deixe-a para o final.
-
Tenha acesso a bons materiais e seja organizado.
Sabemos que o material didático já existe na internet de forma paga ou de forma gratuita. Procure sites e canais que sejam organizados e que te poupem a energia de ter que gastar tempo procurando material, pois o tempo é um bem muito precioso para o vestibulando. Se você gasta horas procurando um vídeo para estudar ou uma lista para resolver, isso é um problema.
Por Raul Rodrigues de Oliveira
Professor de Matemática