Principais dicas de Matemática para o Enem

A prova de Matemática do Enem é composta por 45 questões, e algumas dicas podem fazer toda a diferença na hora de resolvê-las.
Mão escreve em quadro-negro: “Enem Matemática”.
A prova de Matemática do Enem conta com 45 questões.

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Conferir dicas de Matemática para o Enem é fundamental para você que está buscando obter bons resultados na prova. E aqui é o lugar certo para isso, pois neste artigo você saberá como é a prova de Matemática do Enem, quais são os temas mais recorrentes, além das características das questões desse exame.

Leia também: Principais dicas de linguagens, códigos e redação para o Enem

Tópicos deste artigo

Como é a prova de Matemática no Enem?

Sabemos que a prova do Enem é dividida por áreas de conhecimento, como linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. Perceba nessa divisão que a Matemática, além de ser uma área de conhecimento, é um único componente dentro da área de conhecimento, o que faz com que ela tenha 45 questões na prova todas de múltipla escolha, com 5 alternativas cada, sendo que somente uma delas é a alternativa correta. Independentemente do peso da Matemática para o curso desejado, ela pode ajudar e muito a alcançar a nota almejada para conseguir a vaga em uma universidade.  

As questões da prova de Matemática, assim como as demais, são selecionadas no Banco Nacional de Itens (BNI). O nome adotado para a questão da prova é “item”, e cada item busca avaliar determinada habilidade e competência do candidato. A prova do Enem é elabora levando em consideração a Teoria de Resposta ao Item (TRI), o que permite avaliar o candidato de forma mais subjetiva e única. Por exemplo, dois candidatos que acertam a mesma quantidade de questões de Matemática provavelmente não terão as mesmas notas, já que as questões acertadas são diferentes.

A Teoria de Resposta ao Item valoriza o acerto das questões fáceis e questões medianas, o que demonstra que você tem uma base matemática bem estruturada, pois caso você acerte uma questão difícil e não acerte as questões fáceis, a questão difícil não te dará uma nota maior devido à sua dificuldade.

Quais são os assuntos de Matemática que mais caem no Enem?

Os assuntos mais recorrentes na prova de Matemática do Enem são:

Videoaula sobre os temas de Matemática que mais caem no Enem

Dicas para fazer a prova de Matemática do Enem

A seguir, veremos 9 dicas de ouro para você que está se preparando para fazer a prova de Matemática do Enem.

  1.  Prepare-se para a prova.

O óbvio precisa ser dito, pois para fazer a prova do Enem e ter bons resultados é necessário que você se prepare. Há relatos de estudantes que não tiveram tempo de resolver toda a prova ou que não tiveram tempo de fazer a redação, de preencher o cartão resposta; enfim, tudo isso se resume a uma coisa: despreparo. Conheça a prova que você vai enfrentar, a quantidade de questões, quais são os temas de cada um dos dias, quanto tempo você tem para fazer as provas, quanto tempo você gasta para fazer a redação. Lembre-se que ninguém consegue correr uma maratona em um dia, é preciso treinamento, e com o Enem também é assim. As dicas a seguir vão te ajudar a se preparar melhor para a prova.

  1. Estude a teoria e resolva exercícios.

Estudar a teoria é muito importante para aprender Matemática. Para isso, você pode assistir às videoaulas e ler os textos disponíveis no Brasil Escola. Procure sempre entender bem a teoria e analisar as questões resolvidas da prova. Consulte livros, treine resolução de exercícios de fixação para depois ir para questões específicas do Enem, pois é fundamental que você domine o conteúdo.

  1. Deixe a calculadora um pouco de lado.

A calculadora é inimiga do vestibulando, ainda que ela seja uma ferramenta importantíssima em nossa sociedade. Infelizmente, durante a prova, não é permitido o seu uso, então desenvolva o hábito de fazer cálculos sem ela. Com o uso constante da calculadora, você pode acabar esquecendo, por exemplo, de como multiplicar dois números decimais, como calcular a raiz quadrada ou a raiz cúbica de um número e por aí vai. Ademais, você pode treinar a sua agilidade nesses cálculos por meio dessas resoluções.

  1. Simplifique as contas sempre que possível.

Como consequência da dica 3, sabendo que na prova não podemos utilizar calculadora, busque exercitar a simplificação das contas, pois é com ela que você ganha tempo na resolução dos problemas. Verifique sempre se é possível tornar as contas mais fáceis com simplificação. Com exercícios constantes, a simplificação se tornará um hábito e te ajudará a ganhar tempo para responder as demais questões da prova.

  1. Resolva as provas anteriores.

Depois que você se sentir confiante quanto aos conteúdos de Matemática, faça o exercício de resolver as provas anteriores, simulando o máximo possível o cenário que você enfrentará no dia da prova. Controlar fatores como o tempo e a quantidade de questões vai te ajudar a se cansar menos durante o exame.

  1. Desenvolva uma estratégia para resolver as questões de Matemática do Enem.

O caminho mais comum para resolver questões de Matemática são as 5 etapas a seguir.

  • Etapa 1: Compreensão do problema

Primeiramente, identifique o comando da questão. Para compreender a questão, o seu comando deve estar claro durante a resolução. Veja um exemplo na questão a seguir:

Questão da prova de Matemática do Enem de 2011 com delimitação do comando

Identificar o comando da questão primeiro pode te ajudar a ganhar tempo, pois norteados pelo comando vamos ler o texto-base para a questão já focados em extrair os dados importantes, que nesse caso é a quantidade de habitantes na área da região coberta pela Caatinga. Note que o comando inclusive indica isso, quando ele pede “em habitantes por km²”.

  • Etapa 2: Identificação dos dados importantes para resolução da questão

Agora, extrairemos os dados importantes para resolver a questão. Com o comando bem compreendido, é possível buscar no texto quais são os dados que queremos. No exemplo, vamos procurar a quantidade de habitantes e a área daquela região.

Questão da prova de Matemática do Enem de 2011 com delimitação de dados

  • Etapa 3: Estratégia de resolução

Munidos dos dados, agora vamos estabelecer uma estratégia de resolução, ou seja, qual será a técnica utilizada para responder o que o comando da questão pediu. 

No exemplo, como a questão pede para calcular a densidade em habitantes por km², para encontrar a densidade demográfica dividiremos o número de habitantes pela área.

  • Etapa 4: Execução da estratégia de resolução

Nesta etapa vamos executar o que foi proposto na etapa anterior. Então, com base no exemplo, calcularemos a divisão entre 20 milhões de habitantes e 800 mil km².

20 milhões = 20 000 000 000

800 mil = 800 000

Dividindo 20 000 000 : 800 000 = 25 habitantes por km²

  • Etapa 5: Verifique se os resultados encontrados fazem sentido

A última etapa é revisitar o comando da questão para verificar se de fato foi encontrado o que o comando pediu. Note, no exemplo, que de fato encontramos o que se pediu, então podemos marcar como resposta correta a alternativa B.

  1. Identifique as palavras-chave da questão.

Para evitar as ciladas colocadas nas questões, preste bastante atenção nas palavras-chave, como maior, menor, metade, um terço, dobro, triplo, resto, aproximadamente, exceto, entre outras. Pode acontecer de a questão pedir no comando algo como metade do volume e você ter encontrado o volume total, por exemplo. Por isso, verificar se a sua resposta alcançou de fato o que o comando pediu é fundamental para não cair em pegas ou em desvio de atenção durante a resolução das questões.

  1. Foco nas questões fáceis e médias.

A TRI valoriza o acerto das questões fáceis e das questões médias, então não gaste muita energia com as questões difíceis da prova, deixe-as para o final. É bastante comum se prender em uma questão difícil, por achá-la desafiadora, mas durante a prova do Enem não caia nisso, pois a questão difícil fará você gastar um grande tempo, tempo esse que você não terá como recuperar depois para resolver as questões fáceis. Pode até ser que você acerte essa questão difícil, porém com o tempo gasto nela você poderia ter acertado 3 fáceis. Deixe a questão difícil para o final da prova, para que você faça-a com o tempo restante que tiver, e se não sobrar tempo, chute, pois acertar as questões fáceis é a prioridade para obter uma boa nota. Portanto, se você ler o comando da questão e perceber que é uma questão difícil, deixe-a para o final.

  1. Tenha acesso a bons materiais e seja organizado.

Sabemos que o material didático já existe na internet de forma paga ou de forma gratuita. Procure sites e canais que sejam organizados e que te poupem a energia de ter que gastar tempo procurando material, pois o tempo é um bem muito precioso para o vestibulando. Se você gasta horas procurando um vídeo para estudar ou uma lista para resolver, isso é um problema.  

 

Por Raul Rodrigues de Oliveira
Professor de Matemática

Assista às nossas videoaulas

Artigos de Principais dicas de Matemática para o Enem


Mão escreve em quadro-negro: “Enem Matemática”.
Conteúdos de Matemática que mais caem no Enem
Veja quais são os principais conteúdos que caem na prova de Matemática do Enem. Veja como eles...
Mão escreve em quadro-negro: “Enem Matemática”.
Equação logarítmica no Enem
Você sabia que haverá pelo menos uma questão sobre Equação Logarítmica no Enem deste ano?...
Mão escreve em quadro-negro: “Enem Matemática”.
Equações no Enem
Você está preparado para resolver questões sobre equações no Enem? Confira nossas dicas e veja...
Mão escreve em quadro-negro: “Enem Matemática”.
Estatística básica no Enem
Veja como questões de estatística básica podem ser cobradas no Enem e alguns exemplos de...
Mão escreve em quadro-negro: “Enem Matemática”.
Funções no Enem
Você já observou como caem questões sobre funções no Enem? Confira nossas dicas para gabaritar...
Mão escreve em quadro-negro: “Enem Matemática”.
Gráficos e Tabelas no Enem
Aprenda a analisar gráficos e tabelas com foco nas questões do Enem. Não deixe de conferir...
Mão escreve em quadro-negro: “Enem Matemática”.
Matemática no Enem
Você sabe como é cobrada a disciplina de Matemática no Enem? Clique aqui, saiba quais são os...
Mão escreve em quadro-negro: “Enem Matemática”.
Média, Mediana e Moda no Enem
Você sabe como resolver questões que envolvem média, mediana e moda no Enem? Relembre esses...
Mão escreve em quadro-negro: “Enem Matemática”.
Nove dicas para fazer a prova de Matemática do Enem
Clique e obtenha nove dicas para fazer a prova de Matemática do Enem. Aproveite algumas dicas para...
Mão escreve em quadro-negro: “Enem Matemática”.
O que estudar para a prova de matemática do ENEM?
Conteúdos programáticos para o ENEM.
Mão escreve em quadro-negro: “Enem Matemática”.
O que pode cair de Matemática no Enem 2018 e dicas de como estudar
Saiba o que pode cair no Enem 2018 e conheça algumas dicas de como estudar para esse exame. O...
Mão escreve em quadro-negro: “Enem Matemática”.
Operações com frações no Enem
Confira dicas de como normalmente as operações frações são cobradas nas questões do Exame...
Mão escreve em quadro-negro: “Enem Matemática”.
Porcentagem no Enem
Confira nossas dicas sobre Porcentagem no Enem, bem como a resolução comentada de algumas...
Mão escreve em quadro-negro: “Enem Matemática”.
Probabilidade no Enem
Você quer preparar-se para resolver as possíveis questões de probabilidade no Enem? Confira aqui...
Mão escreve em quadro-negro: “Enem Matemática”.
Progressão Aritmética no Enem
Você sabe como resolver questões sobre progressão aritmética no Enem? Veja como essas questões...
Mão escreve em quadro-negro: “Enem Matemática”.
Proporção no Enem
Confira nossas dicas sobre proporção no Enem para não errar na hora de resolver as questões...
Mão escreve em quadro-negro: “Enem Matemática”.
Questões mais difíceis de Matemática do Enem 2016
Confira as duas questões mais difíceis de Matemática do Enem 2016 e veja se você consegue...
Mão escreve em quadro-negro: “Enem Matemática”.
Regra de Três no Enem
Você sabe como tem aparecido a regra de três no Enem? Veja aqui dicas de como resolver questões...
Mão escreve em quadro-negro: “Enem Matemática”.
Resolução de problemas no Enem
Você tem tido dificuldades na resolução de problemas no Enem? Confira dicas e sugestões para...
Mão escreve em quadro-negro: “Enem Matemática”.
Seno, Cosseno e Tangente no Enem
Você sabia que provavelmente será necessário utilizar as relações de seno, cosseno e tangente...