Matemática no Enem

A disciplina de Matemática é a disciplina que mais possui questões no Enem. Por isso, saber quais assuntos são recorrentes na prova é fundamental para se sair bem.
Por Raul Rodrigues de Oliveira

Celular aberto no aplicativo do Enem e próximo a objetos escolares, que são úteis aos estudos da prova de Matemática.
A prova de Matemática acontece no segundo dia de prova do Enem e possui 45 questões. [1]
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Saber como é cobrada a disciplina de Matemática no Enem e conhecer os conteúdos que são mais recorrentes na prova é fundamental para se sair bem, uma vez que trata-se da disciplina que mais possui questões no exame. Além disso, ter acesso a bons materiais de preparação e planejar os estudos respeitando a ordem de aprendizado dos conteúdos são algumas das principais dicas de estudo para a prova.

Leia também: 10 equações de Física essenciais para o Enem

Tópicos deste artigo

O que cai na prova de Matemática do Enem?

A Matemática é a disciplina que mais possui questões no Enem. Pelo fato de possuir 45 questões, foi possível identificar, ao longo dos anos, alguns conteúdos que são mais recorrentes.  Existem conteúdos de Matemática que apareceram em todas as provas do Enem desde 2009, e veremos quais são eles a seguir.

→ Aritmética

As questões do Enem que envolvem aritmética são questões de operações básicas da Matemática, com soma, subtração, multiplicação e divisão envolvendo números naturais, números inteiros ou números racionais. São frequentes as questões em que se usa aritmética.

Utilizar as operações básicas da Matemática é essencial para resolver situações-problema, o que faz com que o Enem cobre questões que buscam verificar se o candidato possui essa habilidade. Vale ressaltar também que a aritmética é base para os demais conteúdos de Matemática. Sendo assim, é de grande valia o domínio das operações básicas para fazer a prova.

→ Razão e proporção

Questões que envolvem grandezas que se relacionam de forma proporcional também são bastante comuns. Essas questões podem ser resolvidas com regra de três (regra de três simples ou regra de três composta) ou utilizando razão. Na prova do Enem, são frequentes as questões que pedem a comparação entre as razões.

→ Estatística

A Estatística está presente em todos os exames, sempre com mais de uma questão. Na prova sempre há questões sobre leitura e interpretação de gráficos e questões com uma das medidas centrais: moda, média e mediana. De forma menos frequente que as anteriores, podem aparecer na prova questões envolvendo a comparação de desvio padrão.

→ Geometria Plana e Geometria Espacial

A Geometria é um conteúdo muito amplo e é recorrente no exame. Podemos identificar que nas provas há questões sobre elementos básicos da Geometria, como ângulos, mas também há questões complexas envolvendo área de figuras planas e volume de sólidos geométricos. Há outros tópicos recorrentes, como a Trigonometria e o reconhecimento de figuras planas e espaciais.

→ Equação e função

As equações e funções do 1º grau e do 2º grau são recorrentes na prova do Enem. Nas questões de equação, espera-se que o candidato realize a interpretação, a montagem da equação e a resolução desta, seja ela equação do 1º grau ou do 2º grau.

Já as questões envolvendo funções podem cobrar o cálculo do valor numérico da função, a interpretação do gráfico da função, a lei de formação da função e a aplicação dos conceitos de função para resolver uma situação-problema. Embora seja mais comum a função de 1º grau e a função de 2º grau, há questões com funções exponenciais e funções logarítmicas. A função trigonométrica também é frequente nas provas.

→ Porcentagem

A porcentagem também é um conteúdo que cai todos os anos no Enem, com questões envolvendo matemática financeira ou não. Saber calcular a porcentagem de um número ou então descobrir qual é a porcentagem que aquele número representa em relação ao todo é importante para acertar as questões sobre o tema. A porcentagem pode aparecer também em questões de probabilidade e Estatística, que cobram mais de uma habilidade na mesma questão.

→ Análise combinatória

As questões que envolvem análise combinatória no Enem são questões que podem ser resolvidas com princípio multiplicativo ou que envolvem os agrupamentos de permutação (permutação simples ou permutação com repetição), arranjo (arranjo simples ou arranjo com repetição) ou combinação (combinação simples ou combinação com repetição).

Situações-problema envolvendo arranjo e combinação, geralmente, cobram somente a substituição dos valores na fórmula, e não o cálculo da quantidade de agrupamentos em si. Sendo assim, é importante saber as fórmulas do arranjo simples e da combinação simples. Nos últimos anos de prova, apareceram algumas questões sobre combinação com repetição, o que não era muito comum.

→ Probabilidade

Questões sobre probabilidade também aparecem todos os anos no Enem, e as questões cobram desde o básico até o mais complexo. Geralmente, as questões de probabilidade, com uma boa interpretação, podem ser resolvidas com o cálculo da razão entre a quantidade de casos favoráveis e a quantidade de casos possíveis, entretanto também há questões sobre probabilidade condicional, probabilidade da união e probabilidade da intersecção. Menos frequentes, mas não incomuns, no Enem já caíram questões sobre a lei da probabilidade binomial.

Saiba mais: 10 cursos para quem gosta de Matemática

Dicas de como estudar para a prova de Matemática do Enem

A prova de Matemática é importante, independentemente do curso que o candidato pretende fazer utilizando a nota do Enem, pois há uma área só para a Matemática, que é a área de Matemática e suas tecnologias. Veja a seguir algumas dicas de estudo para se sair bem.

→ Dica 1 — Tenha acesso a bons materiais

A primeira dica é procurar acessar bons materiais para estudar Matemática, pois eles fazem toda a diferença nos estudos, sejam bons livros ou boas fontes na internet.

Na internet há vários materiais interessantes voltados para o Enem, como no site do Brasil Escola e no canal do Youtube do Brasil Escola. Você consegue encontrar conteúdos bem elaborados e videoaulas que vão te auxiliar nos seus estudos.

→ Dica 2 — Planejamento

Realize um planejamento dos conteúdos a serem estudados respeitando a ordem deles. Os conteúdos de Matemática possuem uma ordem. Por exemplo, para ensinar probabilidade, antes é necessário dominar porcentagem e razão. Para estudar função, antes é importante dominar equação.

Respeitar a ordem dos conteúdos, começando dos conteúdos mais básicos e partindo para os conteúdos mais complexos, é essencial. Então, ter um bom planejamento é fundamental.

→ Dica 3 — Estude a teoria

É importante estudar a teoria da Matemática, pois a teoria é a base dos conteúdos, e a questão pode cobrar apenas isso. Durante os seus estudos, procure sempre produzir um produto, seja um resumo em tópico, um mapa mental ou um mapa conceitual. Visite esse produto com frequência para verificar seu aprendizado.

→ Dica 4 — Resolva exercícios

Comece por exercícios resolvidos, pois se não conseguir resolver, você terá a resolução no material. Passe para exercícios de fixação, que são, geralmente, questões mais simples que visam apenas a testar o método de resolução. Depois, encontre listas de exercícios e questões do Enem sobre o tema e as resolva.

→ Dica 5 — Procure ajuda para as questões que não conseguir resolver

Busque ajuda de professores, grupos de estudantes, vídeos na internet etc. Quando você não conseguir fazer algumas questões, procure alguém que consiga te ajudar e te explicar o conteúdo. Não hesite em procurar ajuda para sanar as suas dificuldades.

→ Dica 6 — Simule a prova do Enem

Saber responder as questões do Enem é um primeiro passo. Entretanto, é importante que você realize periodicamente um simulado com as questões do Enem. Resolva as provas anteriores e procure não utilizar a calculadora e marcar o tempo de resolução de cada questão, pois é de grande importância treinar o tempo que você leva para resolvê-las, identificar os temas quando os conteúdos estiverem misturados e averiguar os seus resultados. O simulado vai “diagnosticar” as suas dificuldades e te ajudar em um novo planejamento.

Crédito de imagem

[1] Brenda Rocha - Blossom / Shutterstock

 

Por Raul Rodrigues de Oliveira
Professor de Matemática

Assista às nossas videoaulas