Topo
pesquisar

Fuvest

Fuvest

O vestibular da Fuvest é o mais tradicional do país e seleciona candidatos para os cursos da USP. Ele atrai estudantes de todas as regiões do Brasil.
Entender o vestibular da Fuvest pode ajudar a ter um melhor desempenho nas provas
Entender o vestibular da Fuvest pode ajudar a ter um melhor desempenho nas provas

A Fuvest é a responsável pelo maior vestibular do país, o da Universidade de São Paulo (USP), a mais tradicional e renomada instituição de ensino superior do país. O vestibular da Fuvest está entre os mais concorridos e atrai estudantes de todas as regiões.

Não basta só conhecer bem as matérias estudadas no Ensino Médio para se sair bem no Vestibular da Fuvest. É preciso compreender as demandas, os objetivos e as qualificações procuradas pela USP em seus candidatos e, principalmente, entender a maneira de fazer as provas da Fuvest.

Para isso, nada melhor do que saber como são feitas as inscrições, como as provas funcionam e como as questões são corrigidas. Tudo isso e muito mais você encontra na seção Fuvest do Vestibular Brasil Escola. Confira!

Como se inscrever na Fuvest?

As inscrições no vestibular da Fuvest são abertas uma vez ao ano, geralmente no mês de agosto, pela internet. Para concorrer as oportunidades ofertadas pela USP é preciso ter concluído o Ensino Médio ou concluí-lo até o dia da matrícula. 

Aqueles que ainda não finalizaram o Ensino Médio, mas querem fazer as provas do vestibular, podem se inscrever na opção treineiros. Contudo, caso o participante seja classificado, não será possível ingressar na USP. As provas funcionam, neste caso, apenas como um treinamento.

Os candidatos devem fazer a opção pela modalidade de concorrência (cotas ou ampla concorrência) ao se cadastrarem no Vestibular da Fuvest. É preciso também responder a um questionário socioeconômico.

Isenção da taxa da Fuvest

A taxa de inscrição da Fuvest costuma ser uma das mais caras entre os vestibulares. No entanto, alguns candidatos são beneficiados com a isenção ou redução da taxa de inscrição.

A isenção é destinada aos candidatos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo de São Paulo. Já a redução contempla duas categorias:

I) vestibulandos com renda individual de até dois salários mínimos de São Paulo e desempregados;
II) pessoas com rendimentos mensais entre 1,5 a 3 salários mínimos de São Paulo, por pessoa da família.

Provas da Fuvest

Após a inscrição concluída, é hora de se preparar para o processo seletivo. As provas do vestibular da Fuvest contam com duas fases

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A primeira fase é eliminatória e aplicada em um único dia, um domingo, e conta com um caderno de provas formado por 90 questões objetivas de conhecimentos gerais, baseadas nas disciplinas estudadas durante o Ensino Médio. 

Os classificados na primeira fase fazem a segunda etapa em dois dias, um domingo e uma segunda-feira. No primeiro dia, os inscritos passam pela prova de Língua Portuguesa, com 10 questões, e uma Redação. No segundo, devem responder a 12 questões de duas a quatro disciplinas específicas ao curso concorrido.

Acesse as provas e gabaritos da Fuvest

Algumas carreiras exigem também uma prova de Habilidades Específicas, de caráter eliminatório e classificatório, e que é aplicada em um ou mais dias, conforme a carreira, como a de Artes Visuais, Música e Artes Cênicas. 

O THE ocorre após as provas da 2a fase. Os candidatos fazem a segunda fase e, se não forem aprovados no THE, concorrem no curso de segunda opção.

Cotas na Fuvest

O vestibular da Fuvest reserva 40% das vagas de cada curso de graduação para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas no Brasil. 

As vagas entre os cotistas são distribuídas conforme a proporção de autodeclarados pretos, pardos e indígenas, no Estado de São Paulo, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O programa de cotas também vale para as vagas da USP oferecidas via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Obras literárias

A instituição que organiza e aplica as provas para o ingresso na Universidade de São Paulo (USP) define as listas das obras literárias das seleções do vestibular por triênio. 

As obras literárias fazem parte da prova de Português do vestibular da Fuvest. Alguns livros mudam conforme o ano do Vestibular, dando espaço para outras obras. Confira as listas completas para as  edições de 2020, 2021 e 2022 da seleção da Fuvest aqui!

Artigos de Fuvest

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola