Universidade de São Paulo (USP)

Por Adriano Lesme

Cidade Universitária
Cidade Universitária
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Criada em 1934, a Universidade de São Paulo atualmente ocupa o posto de maior instituição de ensino do Brasil, terceira maior da América Latina e uma das cem maiores do mundo. A universidade foi originada através do decreto estadual nº 6.283, de 25 de janeiro de 1934, por decisão do governador de São Paulo, Armando de Salles Oliveira.

Cidade Universitária (Sede): Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, 71, Cidade Universitária - São Paulo/SP. Telefone: (11) 3091-4600.

Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH USP Leste): Av. Arlindo Bettio, 1.000, Ermelino Matarazzo - São Paulo/SP.

Faculdade de Direito: Largo São Francisco, 95 - São Paulo-SP. Telefone (11) 3111-4000.

Faculdade de Medicina: Av. Dr. Arnaldo, 455, Cerqueira César - São Paulo/SP. Telefone: (11) 3061-7000.

Escola de Enfermagem: Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 - São Paulo/SP. Telefone (11) 3061-7532.

Faculdade de Saúde Pública: Av. Dr. Arnaldo, 715 - São Paulo/SP. Telefone: (11) 3061-7733.

Bauru: Al. Dr. Octávio Pinheiro Brisolla - Bauru/SP. Telefone: (14) 3235-8204.

Lorena: Rodovia Itajuba-Lorena, Km 74,5, Campinho - Lorena/SP.

Piracicaba: Av. Pádua Dias, 11 - Piracicaba/SP.

Pirassununga: Av. Duque de Caxias Norte, 225 - Pirassununga/SP. Telefone: (19) 3565-4000.

Ribeirão Preto: Av. Bandeirantes, 3.900, Monte Alegre - Ribeirão Preto/SP.

Santos: Escola Cesário Bastos, Vila Mathias, Centro - Santos/SP. 

São Carlos: Av. Trabalhador São-carlense, 400, Arnold Schimidt - São Carlos/SP.

Ensino a Distância

A USP oferece o curso semipresencial de Licenciatura em Ciências, através da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Cursos Ministrados

Cidade Universitária: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Astronomia, Audiovisual, Biblioteconomia, Ciências Biomédicas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Farmacêuticas, Ciências Fundamentais de Saúde, Ciências Sociais, Design, Economia, Editoração, Educomunicação, Engenharia, Esporte, Estatística, Farmácia- Bioquímica, Filosofia, Física, Geofísica, Geografia, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Matemática Aplicada, Matemática Aplicada e Computacional, Medicina Veterinária, Meteorologia, Oceanografia, Odontologia, Publicidade e Propaganda, Química, Química Ambiental, Relações Internacionais, Relações Públicas, Turismo.

USP Leste: Biotecnologia, Educação Física e Saúde, Gerontologia, Gestão Ambiental, Gestão de Políticas Públicas, Lazer e Tursimo, Marketing, Obstetrícia, Sistemas de Informação, Têxtil e Moda.

Faculdade de Direito: Direito

Faculdade de Medicina: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Terapia Ocupacional.

Escola de Enfermagem: Enfermagem (licenciatura, Médico-Cirúrgica, Saúde Pública, Obstétrica)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Faculdade de Saúde Pública: Nutrição, Saúde Pública.

Bauru: Fonoaudiologia, Medicina, Odontologia.

Lorena: Engenharia Física, Engenharia Química, Engenharia Bioquímica, Engenharia de Materiais, Engenharia Industrial Química.

Piracicaba: Ciência dos Alimentos, Economia, Engenharia Agrônoma, Engenharia Florestal, Gestão Ambiental.

Pirassununga: Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e Zootecnia.

Ribeirão Preto: Administração, Ciências Contábeis, Ciências de Informação e da Documentação, Ciências Econômicas, Direito, Economia Empresarial e Controladoria, Enfermagem, Farmácia Bioquímica, Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Informática Biomédica, Matemática Aplicada a Negócios, Medicina, Nutrição, Nurtição e Metabolismo, Odontologia, Psicologia, Química, Terapia Ocupacional.

Santos: Engenharia do Petróleo, Licenciatura em Ciências .

São Carlos: Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Físicas e Moleculares, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia da Produção Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Física, Física Computacional, Informática, Matemática Aplicada e Computação Científica, Química.

Vestibular

É feito através de provas presenciais, em duas fases. É um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, aplicado pela Fuvest. Para saber tudo sobre a Fuvest e sobre o vestibular da USP, clique aqui.

Enem

Em junho de 2015, o Conselho Universitário da USP aprovou a adesão ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As vagas são oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). 

Para 2019, a expectativa é de 40% das vagas destinadas aos SiSU seja para cotistas. Deste percentual, 37,5% é para pretos, pardos e indígenas.

Cotas

A USP aprovou em 2017 o uso de cotas sociais e raciais no Vestibular da Fuvest e no SiSU. Para 2018, a reserva foi de 37% para cada unidade de ensino, enquanto o confirmado para 2019 foi de 40% por curso. Em 2020, a expectativa é de que as oportunidades sejam reservadas por curso e turno, no equivalente a 45%. A universidade espera chegar em 2021 com 50% da oferta para cotistas. 

De 2006 a 2018, a USP contou com o Programa de Inclusão Social (Inclusp). O projeto concedia bônus no vestibular da Fuvest para quem egressos do ensino médio na rede pública. Com a institucionalização das cotas, a universidade optou pelo fim do programa. Para saber mais sobre o Inclusp, clique aqui.

Site
www.usp.br

Assista às nossas videoaulas