Vestibular da Fuvest: confira temas da redação

Produção textual pode cobrar assuntos da atualidade ou temas mais frios
Por Silvia Tancredi

Redação da Fuvest tem suas particularidades
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os temas da redação do Vestibular da Fuvest variam entre assuntos ligados à atualidade e temas mais frios ou subjetivos, como, por exemplo "As diferentes faces do riso", do processo seletivo de 2022.

A prova de redação da Fuvest é realizada na segunda fase do vestibular. Em um texto de 30 linhas, os estudantes devem emitir a sua opinião sobre o tema lançado na proposta textual. 

A Fuvest cobra do candidato alguns itens voltados a aspectos gramaticais, coerência, coesâo e desenvolvimento do tema.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tópicos deste artigo

Como é a redação da Fuvest?

A redação do vestibular da Fuvest deve ser produzida no formato dissertativo-argumentativo, no qual o candidato deve apresentar uma reflexão sobre um determinado tema e defender um ponto de vista ao discuti-lo ao longo de quatro ou cinco parágrafos dentro do limite de 30 linhas.

Vanessa Bottasso, professora de redação do colégio e curso Oficina do Estudante, de Campinas (SP), lembra também que a Fuvest oferece trechos de textos e recortes para que os candidatos possam ter material para analisar o assunto que será trabalhado na redação. "A coletânea é densa e repleta de referências de grandes nomes da intelectualidade", afirma.

Para a professora Vanessa, na redação da Fuvest costumam ser trabalhadas questões conceituais e que provocam mais atitude reflexiva do que propositiva por parte do candidato.

"A redação da Fuvest não é uma prova para a qual o aluno deve se preparar para sugerir medidas de solução ao final do texto, mas sim demonstrar capacidade de organização de uma sequência de argumentos e informações em defesa de uma tese"

Vanessa Bottasso

Professora de redação Vanessa Bottasso

Temas da redação da Fuvest

O coordenador de redação do curso Poliedro de São Paulo, Arthur Medeiros, explica que, na redação do vestibular da Fuvest, a intenção é a de que o candidato faça uma análise ampla das sociedades contemporâneas, normalmente vinculada ao comportamento ou à mentalidade que nós, cidadãos desse mundo moderno, apresentamos.

Os assuntos trabalhados no textos variam a cada edição. Confira abaixo os 20 últimos temas de redação do vestibular da Fuvest

  • 2023 - Refugiados ambientais e vulnerabilidade social

  • 2022 - As diferentes faces do riso

  • 2021 – O mundo contemporâneo está fora de ordem?

  • 2020 – O papel da ciência no mundo contemporâneo

  • 2019 – A importância do passado para a compreensão do presente

  • 2018 – Devem existir limites para a arte?

  • 2017 – O homem saiu de sua menoridade?

  • 2016 – As utopias: indispensáveis, inúteis ou nocivas?

  • 2015 – “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

  • 2014 – Envelhecimento da população

  • 2013 – Consumismo

  • 2012 – Participação política: indispensável ou superada?

  • 2011 – O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo?

  • 2010 - Mundo por imagens

  • 2009 - Fronteiras

  • 2008 - Vigilância epistêmica

  • 2007 – Amizade

  • 2006 – Trabalho

  • 2005 – Controles sociais

  • 2004 – Passado, presente, futuro

Dicas para a redação da Fuvest

Arthur Medeiros, coordenador de redação

Os professores de redação listaram cinco dicas para arrasar na redação do vestibular da Fuvest. Anote!

1 - Fique atento aos acontecimentos

Vanessa Bottasso recomenta que, além de saber os principais acontecimentos da atualidade, os candidatos devem procurar interpretá-los conceitualmente, procurando problematizá-los em termos filosóficos e/ou relacionar a eles as ideias de grandes pensadores e intérpretes da sociedade brasileira e mundial.

2- Compreenda a prova

A professora de redação aconselha que o estudante leia a proposta de redação do vestibular da Fuvest com bastante atenção.

"Procure compreender a linha de raciocínio sugerida na prova de redação da Fuvest, o que deve ajudar você a sequenciar as ideias que você vai apresentar na sua redação, evitando cópias desses textos oferecidos como base. Faça um planejamento antes de começar a escrever o texto propriamente dito e aproveite bem o espaço da folha oficial ao passar a limpo sua versão final"

Vanessa Bottasso

3 - Tenha senso crítico 

O coordenador Arthur dá a dica: senso crítico deve ser o maior aliado do vestibulando. "Leia o tema e coloque-se em uma postura questionadora: qual é o fenômeno social que a Fuvest quer analisado? Quais são as características da sociedade que permitem que ele aconteça? Como ele afeta os indivíduos? Essas reflexões te ajudarão a estabelecer o ponto de vista que você irá defender no seu texto".

4 - Atenha-se à realidade

Para Arthur Medeiros, muitas vezes, os candidatos são levados a acreditar que, na Fuvest, deve-se citar obras de ficção ou pensadores renomados. Mas, ele diz que isso não é obrigatório. 

"O que realmente leva a uma boa argumentação na redação do vestibular da Fuvest é uma análise crítica daquilo que de fato acontece na sociedade. Isso não significa que você não possa usar citações e referências externas no seu texto, mas significa, sim, que a sua análise não pode se compor exclusivamente desses elementos: é preciso mostrar como os seus argumentos se sustentam a partir de uma análise do cotidiano, dos acontecimentos recentes e da mentalidade social"

Arthur Medeiros

5 - Leia a coletânea com atenção

A recomendação do coordenador de redação do curso Etapa, Wellington Borges, é que o estudante não se limite à frase temática. "Para garantir uma abordagem completa do tema, é necessária uma leitura atenta e cuidadosa dos textos que apresentam o tema da redação (coletâneas) pois eles apontam os aspectos que precisam ser contemplados pela dissertação", salienta.

Coordenador de redação, Wellington Borges

Como é o vestibular da Fuvest?

A prova do Vestibular da Fuvest é composta por duas etapas, sendo a primeira com questões objetivas de conhecimentos gerais e a segunda com uma redação e questões discursivas de matérias conforme o curso de escolha.

A Fuvest seleciona candidatos para estudarem os cursos oferecidos pela Universidade de São Paulo (USP). O processo seletivo disponibiliza mais de 8 mil vagas a cada edição. Também há oportunidades para cotistas.

O vestibular é um dos mais disputados do Brasil, chegando a atrair mais de 140 mil candidatos de todos os estados. Para o curso de Medicina, por exemplo, são registrados mais de 240 candidatos por vaga.

Leia 7 dicas de estudos para o Vestibular da Fuvest