Whatsapp
Em 27/04/2009 18h15 , atualizado em 19/02/2021 12h19

Isenção e Redução da taxa na Fuvest

Fuvest

Benefício proporciona a democratização da seleção da USP para estudantes de baixa renda Por Lorraine Vilela Campos
Crédito da Imagem: Divulgação/Fuvest
Crédito da Imagem: Divulgação/Fuvest
Crédito da Imagem: Divulgação/Fuvest
PUBLICIDADE

Para democratizar o acesso ao ensino superior, o Vestibular da Fuvest concede isenções de 100% da taxa e redução de 50% do valor para estudantes que não tenham condições de pagar a inscrição (total ou parcialmente). A seleção é muito disputada e responsável pelo preenchimento de vagas na Universidade de São Paulo (USP).

A taxa de inscrição do Vestibular da Fuvest serve para custear todo o processo seletivo, o que demanda gastos como impressão e distribuição de provas, pagamento de colaboradores, procedimentos de segurança e higienização. 

Para garantir que as isenções e reduções sejam concedidas de maneira justa para quem precisa, a Fuvest recebe os pedidos acompanhados de documentação, em junho e julho. A análise é rigorosa e leva em consideração aspectos de renda e escolaridade.

Isenção

Quem pode pedir isenção?

A isenção total da taxa de inscrição do Vestibular da Fuvest é destinada ao estudante que está matriculado no último ano do ensino médio em escola pública ou que tenha feito todo o ensino médio em colégio público.

Renda necessária: até um salário mínimo e meio por pessoa da família. Caso o vestibulando more sozinho e seja responsável pelo seu sustento, o valor da renda se referirá ao rendimento dele.

Como solicitar isenção na Fuvest?

Entre junho e julho (nas datas divulgadas pela Fuvest), o candidato que deseja solicitar a isenção da taxa deve acessar o site www.fuvest.br e clicar no ícone “Vestibular” ou no banner “Vestibular para Universidade de São Paulo”. 

É necessário fazer o cadastro no site ou, caso já tenha, realizar o login no site da Fuvest, preencher o formulário disponível e anexar as cópias dos documentos necessários. 

É muito importante que o candidato leia o edital atualizado divulgado pela Fuvest. O documento traz todas as orientações, regras e documentos para os pedidos de isenção. 

Redução da taxa

O Vestibular da Fuvest conta com duas modalidades de redução de 50% da taxa do Vestibular. Os candidatos podem optar pela categoria em que melhor se encaixe em sua situação.

Conselho Curador

  • Estudante que esteja matriculado ou tenha feito todo o ensino médio em escola pública municipal, estadual ou federal. 

​​​Renda necessária: até três salários mínimos por pessoa (per capita). Caso o candidato viva sozinho e seja responsável pelo seu sustento, o valor se referirá ao rendimento dele.

Lei Estadual 12.782/2007

São aceitos estudantes matriculados nos seguintes níveis, independentemente do tipo de instituição (pública ou privada):

  • Ensino fundamental ou médio
  • Curso pré-vestibular
  • Curso superior (graduação ou pós-graduação)

Renda necessária: até dois salários mínimos por pessoa (per capita) ou desempregados.

Como solicitar redução da taxa na Fuvest?

Assim como na isenção, o candidato deve acessar o site da Fuvest no período definido em edital, geralmente em junho e julho, e fazer o cadastro e/ou login, preencher o formulário e anexar os documentos referentes à modalidade de redução de taxa.

Os candidatos devem ler atentamente o edital publicado pela Fuvest, documento que conta com as regras, documentos e orientações para os pedidos de redução. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fui contemplado, e agora?

Se você teve seu pedido de isenção ou redução aprovado não significa que esteja inscrito no Vestibular. No período específico, o candidato beneficiado terá que se inscrever normalmente na seleção.

Candidatos isentos da taxa terão a inscrição no Vestibular confirmada ao fim do cadastro. Já os contemplados com a redução de 50% terão que gerar um boleto com desconto e realizar o pagamento para que a participação seja confirmada.

Justificativa de ausência

O candidato que é beneficiado com a isenção ou redução da taxa e não comparece à primeira fase do Vestibular deve justificar sua ausência, caso queira se inscrever no processo seletivo novamente.

A Fuvest aceita algumas justificativas de ausência, motivos que devem ser comprovados com documentação. Confira:

  • Acidente de trânsito: boletim de ocorrência legível, com nome completo, CPF, RG do candidato, relato do acidente ocorrido no dia da primeira fase, antes do horário das provas.
  • Assalto/Furto: boletim de ocorrência com nome completo, CPF, RG do candidato e relato do assalto/furto.
  • Morte na família: certidão de óbito em até oito dias de antecedência das provas (cônjuge ou companheiro, pai, mãe ou representante legal, filho ou enteado, com documentação que comprove o parentesco).
  • Saúde: atestado médico com nome completo, motivo da ausência, CRM e assinatura do médico. Acompanhantes de menor ou idoso podem apresentar atestado, desde que tenha documentação que comprove o parentesco.
  • Maternidade/Paternidade: certidão de nascimento da criança.
  • Trabalho: declaração de exercício profissional e necessidade essencial de ausência, com número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), assinatura e identificação do empregador e responsável pela declaração.

Os documentos de justificativa devem ser anexados ao sistema no momento em que o candidato for solicitar a isenção ou redução da taxa do Vestibular, conforme prazo divulgado previamente pela Fuvest.

Mais informações podem ser conferidas no site da Fuvest.

Artigos Relacionados
Todo o processo de elaboração, teste de questões, digitação e impressão das provas.
USP implanta sistema de cotas sociais e raciais pela primeira vez e acaba com programas de bonificação. Estudantes cotistas têm direito a 40% das vagas ofertadas pela instituição.
A Fuvest aplica hoje e amanhã, 21 e 22/02, a 2ª fase do Vestibular 2021. Mais de 33 mil candidatos são esperados.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES