Competição USP de Conhecimentos (CUCo)

Competição é voltada para estudantes das escolas pública de São Paulo e oferece premiações aos alunos, professores e escolas.
Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Competição USP de Conhecimentos (CUCo) foi criada em 2017 por uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com o apoio da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). Ela integra o programa “Vem Pra USP!”.

O principal objetivo da CUCo é incentivar o acesso aos cursos de graduação da USP por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas do Estado, além de gerar benefícios às escolas e professores.

Tópicos deste artigo

Quem pode participar da CUCo?

A competição é exclusiva para os alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas de São Paulo. Também estão incluídas as ETECs, Institutos Federais e colégios de aplicação.

O programa é realizado uma vez por ano e os interessados devem se inscrever no site da Fuvest, gratuitamente, em março. O estudante precisa informar o CPF, preencher o formulário on-line e responder um questionário.

Após realizar a inscrição os estudantes passam por duas fases de provas.

Como são as provas?

A primeira fase, de caráter eliminatório, é realizada on-line e conta com 18 questões objetivas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Língua Portuguesa. Os participantes são classificados por nota de corte, calculada a partir do desempenho geral dos estudantes.

Leia também: como funcionam as cotas na Fuvest

Já a segunda fase é classificatória e presencial, realizada na escola em que o estudante está matriculado. A prova é formada por 45 questões objetivas, sendo 15 de Língua Portuguesa, 15 de Matemática, 10 de Ciências da Natureza e 5 de Ciências Humanas.

Nas duas fases, as questões são elaboradas a partir do conteúdo programático para o respectivo ano de Ensino Médio do estudante.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O desempenho dos estudantes nas provas é o que vai definir as premiações. 

Benefícios e premiação

A CUCo é uma oportunidade para que os estudantes de escolas públicas possam melhorar seu desempenho nos conteúdos exigidos em vestibulares concorridos, como o da Fuvest.

Durante o período de estudos, os estudantes do Ensino Médio recebem sugestões de conteúdo, monitorias, certificados da USP, concorrem a bolsas de pré-iniciação científica entre outros benefícios. Além disso, as escolas e professores também têm premiações. Veja:

Estudantes dos 1° e 2° anos do Ensino Médio

- Certificado especial emitido pela USP e Fuvest
- Visita monitorada em uma das Unidades de Ensino da USP
- Acesso a material de formação complementar em plataforma on-line exclusiva
- Possibilidade de bolsa de estudo para realização de pesquisa na categoria de Pré-Iniciação Científica do Programa “Santander Inclusão”.

Estudantes do 3° ano do Ensino Médio

- Isenção da taxa de inscrição do vestibular Fuvest
- Certificado especial emitido pela USP e Fuvest
- Visita monitorada a uma das Unidades de Ensino da USP
- Acesso a material de formação complementar em plataforma on-line exclusiva do Programa Vem pra USP! – Competição USP de Conhecimentos
- Possibilidade de ingresso direto no ensino superior por meio de Universidades parceiras, que fizerem uso dos resultados da CUCo como critério de seleção.

Escolas e Professores

As escolas recebem prêmios em dinheiro para investir em infraestrutura e ações definidas pela gestão. O valor total é de R$ 110 mil, dividido para as instituições que obtiverem as melhores pontuações de acordo com o desempenho dos estudantes.

Os Professores Incentivadores que se destacarem na competição terão a premiação de R$ 150 mil. O valor também é dividido de acordo com critérios estabelecidos pelo regulamento.

Quem são os Professores Incentivadores?

Entram nesta categoria os professores e coordenadores das escolas públicas de São Paulo, sendo participantes voluntários da CUCo. Os interessados devem fazer o cadastro no site da Fuvest.

A responsabilidade desses profissionais na competição é de incentivar o maior número de estudantes a participarem, dar suporte e apoio na execução da inscrição, zelar pela realização das provas e garantir a confidencialidade.

Para saber mais informações, acesse o Site da CUCo.