Cotas na Fuvest

O sistema de cotas da USP reserva 50% das vagas para candidatos que estudaram o ensino médio todo em escolas públicas
Por Giullya Franco , Lucas Afonso

Dentro das cotas há vagas reservadas para estudantes pretos, pardos e indígenas
Por meio das ações afirmativas, a USP disponibiliza 50% vagas para quem estudou em escolas públicas.
Crédito da Imagem: dotshock / Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Fuvest reserva 50% de suas vagas para cotas. A política de ações afirmativas da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) atende pessoas que cursaram o ensino médio todo em escolas públicas.

Mais da metade (54,1%) dos estudantes que entraram para a Universidade de São Paulo (USP) em 2023 são de escola pública. Pretos, pardos e indígenas representaram neste ano 27,2% dos ingressantes.

O sistema de cotas sociais e raciais nos cursos de graduação da USP foi adotado em julho de 2018. 

Entre as maiores universidades públicas do país, a USP foi a última a aderir à reserva de vagas para estudantes cotistas autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Em 2007, a Fuvest já havia adotado em seus vestibulares o sistema de bônus conhecido como Programa de Avaliação Seriada da Universidade de São Paulo (Pasusp) e, em 2013, o estendeu para o Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp). Mas, com a decisão de 2018, a USP acabou com os programas de bônus e mudou a forma de concorrência para os próximos vestibulares.

Tópicos deste artigo

Cotas na Fuvest

Do total de vagas oferecidas na na USP, 50% são para ampla concorrência e os outros 50% reservados para estudantes que fizeram o ensino médio de forma integral em escolas públicas. 

Entre as vagas reservadas para os cotistas, 37,5% são para os candidatos de escolas públicas autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Obedecendo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), esse percentual é escolhido de acordo com a proporção desses grupos na população do Estado de São Paulo.

Essa distribuição de vagas é adotada tanto no Vestibular Fuvest quanto no Enem-USP, seleção da universidade que utiliza o desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de seleção. 

Como funciona a distribuição de vagas na Fuvest?

Todos os candidatos concorrem, em um primeiro momento, às vagas reservadas para ampla concorrência.

No caso de estudantes de pretos, pardos ou indígenas não atingirem a nota suficiente para ampla concorrência, eles concorrem às vagas gerais para escola pública, e se ainda não ocuparem a vagas, entram na disputa das vagas reservadas especificamente na cota declarada.

Veja como funciona na prática: 

Esquema de distribuição de vagas na USP
Esquema de distribuição de vagas da USP.
Crédito: Manual do Candidato da Fuvest. 

Como ser cotista na Fuvest?

No Vestibular da Fuvest, os candidatos precisam optar por uma das modalidades de concorrência no ato de inscrição.

  • AC (Ampla Concorrência): vagas destinadas para todos os candidatos, sem exigência de nenhum pré-requisito;

  • EP (Escola Pública): vagas reservadas para os candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

  • PPI (Pretos, Pardos e Indígenas): vagas destinadas aos candidatos e autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Inclusp e Pasusp

A primeira forma de benefício adotada pela Fuvest foi os sistemas de bônus. O Inclusp, voltado para alunos da rede pública, assim como o Pasusp, benefício voltado para os estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio que estudaram em escolas públicas desde o Ensino Fundamental, proporcionavam bônus aos estudantes para ajudar no resultado do vestibular.

Devido à inclusão do sistema de cotas, em 2018, todos os programas de bonificação foram extintos e a universidade passou a contar com a reserva de vagas para os estudantes cotistas.