7 dicas de estudo para o Vestibular da Fuvest

Entender a prova e as questões, montar uma rotina de estudos e treinar a redação são algumas recomendações de especialistas
Por Silvia Tancredi

Ler as obras literárias é uma dica de estudo para a Fuvest
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Conhecer a prova, organizar uma rotina de estudos e resolver provas anteriores. Essas são dicas de estudo para o vestibular da Fuvest, um dos processos seletivos mais disputados e que atrai candidatos de vários locais do Brasil.

O vestibular da Fuvest oferece vagas para a Universidade de São Paulo (USP). As notas de corte de algumas carreiras são altas, como, por exemplo, Medicina. Para passar para o curso, o candidato precisa acertar 81% da prova, pelo menos.

Por isso, a recomendação de especialistas em educação para os estudantes que querem passar no vestibular da Fuvest é, em primeiro lugar, conhecer a fundo como é a prova para, quando chegar o dia do exame, o candidato já estar habituado.

Outros conselhos dos profissionais são, por exemplo, montar uma rotina de estudos e treinar a redação.

Tópicos deste artigo

Como é a prova da Fuvest?

A prova do Vestibular da Fuvest é composta por duas etapas, sendo a primeira com questões objetivas de conhecimentos gerais e a segunda com uma redação e questões discursivas de matérias conforme o curso de escolha.

Pedro Oscar Lorencini Junior, coordenador pedagógico do Poliedro Curso, comenta que a Fuvest tem como principal característica ser uma prova muito conteudista, pois é um vestibular que mede o nível de conhecimento do candidato integralmente, avaliando sua base teórica.

"A prova da Fuvest é considerada bastante rigorosa e consistente. Ou seja, todas as questões, mesmo as mais simples, exigem do estudante uma boa base teórica, capacidade de raciocínio lógico e bastante atenção na leitura do enunciado"

Pedro Oscar Lorencini Junior

7 dicas para a prova da Fuvest

Pedro Oscar Lorencini Junior, coordenador do Poliedro Curso

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para se dar bem na prova do vestibular da Fuvest, é interessante que o estudante siga as sete dicas abaixo. Confira:

1) Entenda como é a prova

Conhecer como é a prova da Fuvest é o primeiro passo para se dar bem no vestibular. "Isso ajuda a entender melhor o que será cobrado e a se preparar de forma mais direcionada para conquistar uma boa pontuação", indica o coordenador Pedro Oscar.

De acordo com o profissional, o estudante deve entender como são os seguintes pontos:

  • Estrutura da prova da Fuvest

  • Formato das questões (objetivas ou discursivas)

  • Critérios de correção

2) Leia o Manual do Candidato

O coordenador explica que ler o Manual do Candidato da Fuvest, que em 2023 passou a ser composto por quatro guias temáticos, é essencial para ver o que cairá nas provas, organizar o cronograma e ter o entendimento sobre o que priorizar nos estudos.

3) Organize sua rotina de estudos

Pedro Oscar Lorencini Junior ressalta que é importante que o candidato siga um cronograma de estudos que o auxilie na memorização do aprendizado.

Veja como montar um cronograma de estudos

4) Faça simulados e provas anteriores

Uma estratégia de estudos para o vestibular da Fuvest, segundo o coordenador, é realizar simulados no modelo Fuvest durante o tempo de preparo e em torno de 30 dias antes do vestibular, pois assim consegue ganhar tempo para a correção de exercícios e reforços.

=>Dica: faça provas de vestibulares anteriores da Fuvest de três até cinco anos atrás.

"Fazer simulados e provas anteriores de vestibulares da Fuvest, além de preparar a mente, ajuda o estudante a conseguir prever o tempo que leva em média para cada questão, organizando também o seu tempo de prova e identificando os pontos que necessita de mais atenção"

Pedro Oscar Lorencini Junior

5) Leia as obras obrigatórias

A prova de Língua Portuguesa do vestibular da Fuvest exige a leitura de nove livros que representam diferentes períodos da literatura brasileira e portuguesa.

"É importante que o aluno tenha em mente que reservar tempo para ler os livros  é parte do estudo. Não deve ser encarado como lazer ou hobby. A leitura completa e ativa dos livros obrigatórios da Fuvest é essencial para garantir uma boa preparação", aconselha.

O coordenador recomenda que, na hora da leitura, os alunos façam uma leitura ativa, utilizando lápis, canetas ou marca textos para destacar os principais pontos e anotar as dúvidas.

6) Treine a redação

A redação da Fuvest tem um papel importante na contagem total de pontos da prova e, por este motivo, o coordenador afirma que o texto deve ser praticado para aprimorar a escrita e ganhar agilidade.

Lorencini ressalta ainda que a prática com a redação ajudará o estudante a responder melhor às questões dissertativas.

Veja abaixo as dicas para treinar a redação da Fuvest:

  • Confira os temas dos anos anteriores para exercitar a elaboração de argumentos, além de também mensurar o tempo que será gasto no decorrer da prova.

  • Esteja atento aos critérios de correção da redação, como gramática, coesão e coerência. Afinal, é essencial ter uma boa argumentação e apresentar um ponto de vista claro e bem fundamentado.

  • Acompanhe as atualidades e esteja por dentro das notícias mais recentes, para trazer repertório ao texto. 

7) Separe tempo para o descanso

Pedro Oscar Lorencini Junior, coordenador pedagógico do Poliedro Curso, reforça a importância de o estudante adotar pausas durante o estudo para manter a concentração.

"O ideal é criar uma rotina pautada em autoconhecimento, para determinar um tempo de descanso proporcional ao tempo de estudos, que pode variar de acordo com o perfil de cada um", avalia.

Veja abaixo dicas para aproveitar o descanso entre os estudos:

Estudos por uma hora

A recomendação para o aluno que dedica uma hora completa ao estudo de uma matéria é um descanso de 10 minutos.

Estudos por 3 horas

Quem consegue manter-se concentrado por um período de três horas corridas, distribuindo sua atenção entre diversas disciplinas ou funções (como análise de conteúdo, resolução de exercícios e leitura de obras), deve realizar um intervalo de aproximadamente 30 minutos.

Conheça a técnica de estudos Pomodoro