Em 30/04/2020 18h46 , atualizado em 30/04/2020 19h26

Vestibulares suspensos: o que fazer?

Blog do Vestibular

O artigo não representa a opinião do site. A responsabilidade é do autor do texto.

Pensar nos processos seletivos que serão realizado no fim do ano e no Enem é uma excelente alternativa Por Silvia Tancredi
PUBLICIDADE

Há quase 50 dias foi decretada a pandemia do coronavírus e, desde então, universidades decidiram suspender seus vestibulares ou, pelo menos, aqueles cujas provas seriam realizadas nos próximos dias.

Algumas universidades, como a UnB, a Unespar, a UEG, a UEM, as Fatecs, a UEMA e outras, consideram que aplicar as provas seria perigoso, por causa da aglomeração de candidatos nos dias da seleção.

E as instituições de ensino em questão estão certas. Todo cuidado é pouco, pois o número de contaminados com a covid-19 tem aumentado consideravelmente. Hoje, 29 de abril, às 18h, segundo o Ministério da Saúde, são mais de 85 mil pessoas com a doença. 

Mas, e com a suspensão dos vestibulares, o que fazer? A nossa sugestão é que, literalmente, aproveite o seu tempo. Pense que, daqui a um tempo, os processos seletivos voltarão a ser realizados. É apenas uma pausa. 

Leia mais: sem aulas, estudantes adaptam rotina de estudo durante pandemia do coronavírus

Enquanto está de quarentena, tendo aulas via Ensino a Distância (EaD) ou estudando sozinho mesmo para o vestibular, que tal aproveitar estas seis dicas?

Foque no vestibular que deseja

Mesmo que alguns processos seletivos tenham sido suspensos por agora; outros, como os principais vestibulares de São Paulo (Fuvest, Unesp, Unicamp e ITA), mantiveram as datas das provas, que serão realizadas no fim do ano

Então, caso tenha interesse em alguma destas seleções, foque nelas. Aproveite para conhecer melhor as universidades e o estilo de vestibular que cada uma adota. 

Outra excelente ideia é fazer as provas anteriores, inclusive desenvolver os temas das redações. 

Mais uma dica valiosa é aprender com casos de sucessos. Leia e se inspire nas histórias destes jovens que arrasaram em alguns vestibulares:

Pense no Enem

Conforme foi divulgado ontem, as datas do Enem 2020 foram mantidas. Então, contando a partir de hoje, você ainda tem mais de cinco meses para se preparar para o maior exame educacional brasileiro. 

Aproveite o seu tempo e estude para o Enem 2020 no Brasil Escola! Aqui você encontra conteúdos importantes de todas as disciplinas exigidas nas provas, como, por exemplo, Biologia e História. Você também pode acessar dicas de estudo e o canal de atualidades.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como você já sabe, mandar bem na redação é fundamental. Para isso, recomendamos que você saiba como é elaborada essa prova e, com isso, treine produzir textos para estar preparado. Você pode mandar sua redação para o Banco de Redações do Brasil Escola. Vamos corrigi-la gratuitamente.

Por fim, se a prática leva a perfeição, que tal fazer bastantes exercícios no nosso simulado gratuito do Enem

Lembre-se: as notas do Enem são porta de entrada para ingressar em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Você já sabe como funciona?

Conheça agora mesmo como funciona o SiSU!

Leia as obras literárias

Por estar mais tempo em casa, você pode aproveitar para ler os livros exigidos nos vestibulares de fim de ano. Também é interessante fazer resumos, fichamentos e mapas mentais. 

Confira os livos exigidos nos vestibulares 2021

Faça da internet sua aliada nos estudos

Grande parte das pessoas tem usado a internet para se informar e se divertir. Mas, você também pode usá-la para estudar de uma forma diferente e descontraída. E o melhor, as ferramentas de estudo são gratuitas.

Você pode estudar assistindo vídeos no canal do Brasil Escola do YouTube, por exemplo. Ou então acessar o nosso Instagram e ficar atento às dicas e às lives que a nossa equipe de professores têm feito.

Saiba como funciona o studygram!

Descanse e estude ao mesmo tempo

Muita gente está aproveitando a quarentena por causa do coronavírus para assistir a filmes e séries. E, se você fizer isso e, ao mesmo tempo, estiver estudando? Já pensou nisso? Veja o que separamos para você!

Cuide da sua saúde mental

A nossa última dica é, talvez, a mais importante: cuide e muito da sua saúde mental. Conversamos com duas psicólogas que deram várias dicas e estrátégias para você, estudante, não ficar tão ansioso e preocupado neste momento.

Manter uma rotina, equilibrar prazer com dever e ter pensamentos positivos consigo e com os outros são algumas recomendações das profissionais

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES