A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) anunciou nesta terça-feria, 28 de abril, a suspensão do calendário do Vestibular 2021. A decisão foi tomada após sessão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).
De acordo com nota divulgada pela Comissão Central de Concurso Vestibular (CCCV), o motivo da decisão é a pandemia do coronavírus e a necessidade de promover medidas de distanciamento social para o enfrentamento do covid-19.
A coordenadora da CCCV, Áurea Viana, afirmou que ainda não é possível estabelecer um novo calendário porque as datas do vestibular são definidas de acordo com o calendário escolar do ensino médio e de forma que não coincidam com outros processos seletivos ou com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "Não queremos prejudicar possíveis candidatos", afirmou Áurea.
No Paraná, as universidades estaduais de Maringá (UEM) e Ponta Grossa (UEPG) suspenderam seus vestibulares de meio de ano (Inverno). A de Londrina (UEL) suspendeu as chamadas do Vestibular 2020, e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) suspendeu seu Vestibular Indígena.
Leia também: UEM suspende cronograma do Vestibular de Inverno 2020
Mais: Vestibular de Inverno 2020 da UEPG é adiado por pandemia do coronavírus
Apesar de não haver uma previsão para a realização do próximo vestibular da Unespar, a Cepe deve reunir em breve para discutir possíveis mudanças no processo seletivo. As alterações estão sendo discutidas desde o ano passado e a intenção é tornar o vestibular mais acessível. Uma das mudanças seria a redução do valor da inscrição.