Conheça 7 ferramentas gratuitas para estudar em casa

Estudantes podem aproveitar muitas opções para estudar de casa gratuitamente. Veja as possibilidades!
Em 15/04/2020 18h40 , atualizado em 16/04/2020 10h52 Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Em período de isolamento social por conta da pandemia do coronavírus (covid-19) o acesso à educação não pode parar. Mesmo sem poder frequentar as escolas, estudantes de todo o país precisam manter a rotina de estudos para não serem prejudicados futuramente quando as atividades retornarem ao normal.

Muitos calendários de universidades estão suspensos, mas outras mantiveram seus cronogramas para os vestibulares deste ano. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 também já divulgou o edital e as datas das provas estão mantidas.

Até o momento, ainda é impossível saber se todas essas atividades serão realizadas, mas o certo é que os estudantes precisam estar preparados para quando a situação normalizar. E, por isso, a rotina de estudos precisa ser mantida mesmo dentro de casa.

Mais: Como montar um cronograma de estudos

Veja algumas ferramentas gratuitas para você estudar em casa:

1- Plataformas Escolares

Durante o período de paralisação de aulas, muitas escolas implementaram plataformas próprias para continuar oferecendo conteúdos e aulas para seus estudantes. Por isso, confira se a sua escola está oferecendo esse tipo de apoio para manter a sua nova rotina. Mas, mesmo assim, organize seu tempo com um cronograma de estudos e aproveite as demais oportunidades que estão disponíveis gratuitamente para auxiliar seus estudos.

2- Google Classroom

A sala de aula do Google é uma ferramenta gratuita e uma ótima opção para professores e estudantes manterem uma rotina de aulas on-line. Nele o professor pode criar turmas e postar atividades e conteúdos para estudos. Também é possível que os estudantes façam comentários para que as dúvidas possam ser sanadas pelos professores, além de oferecer aos professores a opção de dar nota às atividades.

Saiba como usar o Google Classroom

3- Google Drive

Essa ferramenta oferecida gratuitamente pelo Google é muito útil para que você possa armazenar diversos tipos de arquivos: textos, imagens, PDFs e muitos outros. Além disso é possível editar alguns dos arquivos on-line e ainda compartilhar com outras pessoas. É uma ótima opção tanto para você economizar a memória do seu computador, para acessar os arquivos em dispositivos diferentes e fazer trabalhos em grupo.

4- Grupo de Whatsapp

É possível falar que nos dias de hoje quase todo mundo tem uma conta de Whatsapp e a utiliza diariamente. É possível utilizar o aplicativo tanto no celular quanto no computador, o que já facilita para quem usa mais o computador na hora de estudar. Uma boa dica é a criação de grupos de estudo. Por exemplo: Um professor pode criar grupos e inserir os alunos de uma turma para compartilhar materiais de estudos e tirar dúvidas. O Whatsapp também permite o envio de diversos tipos de arquivos.

5- Videoaulas

As videoaulas já eram uma das opções mais indicadas nas dicas de estudos antes do período de isolamento, mas agora estão sendo ainda mais utilizadas. Nelas os professores gravam vídeos de conteúdos específicos e o estudante pode assistir do local que estiver. Além disso têm a comodidade de poder pausar, retornar e assistir quantas vezes julgar necessário. Também é indicado que durante as aulas o estudante anote as informações que não conseguiu entender para pesquisar depois ou até mesmo falar com o próprio professor para esclarecer o assunto.

Veja videoaulas gratuitas no canal do Brasil Escola

6- Ferramentas do Brasil Escola

Aproveite todas as opções oferecidas pelo Brasil Escola. Além dos milhares de textos com conteúdos de todas as disciplinas, os estudantes podem acessar provas anteriores de vestibulares das principais universidades do país e as provas Enem, fazer exercícios sobre algum assunto que deseja aperfeiçoar o conhecimento e participar de simulados personalizados. Além disso, também estão disponíveis diversos textos com dicas de estudos e informações sobre processos seletivos. O site do Brasil Escola pode ser acessado a qualquer hora e todas as ferramentas disponíveis são gratuitas.

7- Sites de Universidades

Durante este período muitas universidades disponibilizaram em seus portais cursos on-line gratuitos. Os cursos podem ser tanto para nível superior como para médio e até fundamental. Além de aproveitar o momento para adquirir um novo conhecimento, alguns podem oferecer até certificados.

Agora que já conhece algumas opções para continuar aprendendo durante o período que está em casa, não se esqueça que é muito importante manterá disciplina em alguns momentos, principalmente porque grande parte das opções de estudo estão ligadas à internet, um meio de muita distração para alguns, levando em consideração o uso das redes sociais e aplicativos de jogos, além de outros. 

Bons estudos!