Confira 5 filmes para quem quer fazer Medicina

Sonho de muitos jovens, profissão de Medicina é abordada de diferentes formas nas telonas
Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Medicina é tema recorrente no Cinema. Como é uma profissão muito disputada e com bastante status, a dramaturgia está repleta de oportunidades para os fãs desta área da saúde. 

Se você sonha em ser médico ou tem curiosidade sobre a Medicina, confira abaixo alguns filmes que abordam a profissão de diferentes formas:

Patch Adams – o amor é contagioso (Patch Adams): neste longa, Robin Williams interpreta um médico da vida real, o Hunter Doherty “Patch” Adams. Após tentar suicídio, em 1969, o personagem principal se interna em um hospital psiquiátrico. Ajudando outros pacientes, ele percebe que possui vocação para a Medicina. 

Ao sair da internação, Patch entra em uma universidade e realiza o seu sonho, tornando-se médico. No entanto, ele adota métodos diferentes no tratamento de seus pacientes, levando alegria até eles, trabalhando o lado lúdico, indo além da função tradicional da Medicina. 

Motivo para assistir: a história de Patch Adams mostra o lado humano do profissional e o papel que o carinho, cuidado e atenção tem na vida dos pacientes e seus efeitos em determinados tratamentos. Como a Medicina requer o contato com o ser humano, é importante que quem sonha em ser médico saiba lidar com a vida de diferentes pessoas. 


Patch Adams adotou métodos diferentes de trabalhar, levando alegria para os pacientes/Créditos: reprodução
 

Unidas pela vida (Decoding Annie Parker): baseado em fatos reais, o longa traz a história de Annie Parker (Samantha Morton), mulher que perdeu a mãe, a avó e a irmã para o câncer de mama. Ao descobrir ser portadora da doença, a personagem vai em busca de sua cura. 

De forma paralela, a geneticista Mary-Claire King (Helen Hunt) coloca em prática um estudo até então desconhecido: a investigação da possibilidade de haver hereditariedade do câncer, o que explicaria a incidência da doença em mulheres da mesma família, como Annie Parker. A descoberta da cientista possibilitou o avanço do mapeamento dos grupos de risco, o aconselhamento genético e aprimorou os métodos de prevenção. 

Motivo para assistir: por se tratar de uma história real, o drama possibilita aos aspirantes da Medicina conhecer um pouco mais sobre o gene BRCA1, principal responsável pela hereditariedade dos cânceres de mama e ovário. O conhecimento sobre a causa pode ser um meio de evitar a doença no futuro, identificando os grupos de risco que possuem a mutação genética. 


Helen Hunt interpreta a geneticista Mary-Claire King (à esquerda)/ Créditos: reprodução
 

Bem-Vindo a Marly-Gomont (Bievenue à Marly-Gomont): Em 1975, o recém formado médico Seyolo Zantoko (Mark Zinga), nascido no Congo, aceita a proposta de trabalhar em uma pequena cidade francesa, na qual os médicos não querem ficar. O jovem se muda com sua família para o local e o choque cultural é instantâneo, já que os moradores da região nunca conviveram com negros. Ele terá que enfrentar o racismo para exercer a Medicina em meio à sociedade do município. 

Motivo para assistir: diferente de outros filmes, Bem-Vindo a Marly-Gomont consegue retratar um tema pesado como o preconceito e a segregação de forma leve, sem ser melodramático. O longa aborda o amor à profissão e a dedicação ao ser humano, independente das dificuldades enfrentadas, servindo de estímulo para quem sonha em ser Médico. Apesar de ser ambientado em sua maior parte no século passado, a obra mostra uma realidade presente nos dias de hoje: regiões em que os profissionais da saúde não querem atuar, levantando o questionamento sobre o papel da Medicina para servir a sociedade. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Família conhece uma França conservadora e tem que superar os preconceitos em 'Bem-Vindo a Marly-Gomont'/Crédito: reprodução
 

Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club): Em 1986, o eletricista Ron Woodroof (Matthew McConaughey) é diagnosticado com AIDS. Na época, o preconceito com a doença era maior que nos dias de hoje e muitos morriam sem o devido atendimento. Com uma expectativa de vida de apenas um mês, o personagem não se contenta com o prognóstico dos médicos e cria uma rede de tráfico de remédios para o tratamento do vírus HIV, os quais eram ilegais na época. 

Motivo para assistir: apesar da diminuição do preconceito com os portadores do HIV e do aprimoramento nos tratamentos desses pacientes, dando a eles a possibilidade de uma vida normal (ao contrário do que acontecia até meados da década de 1990, quando ter a doença era sentença de morte), conhecer a realidade da época é importante para quem deseja ser médico, assim como há a necessidade de deixar de lado pré-julgamentos para se exercer a profissão. Além disso, o filme levanta a discussão sobre a indústria farmacêutica e a dificuldade em tratar algumas enfermidades. 


Clube de Compras Dallas levanta a discussão sobre o tratamento da Aids na década de 1980./Créditos: reprodução
 

Tempo de despertar (Awakenings): o filme que traz Robin Williams no papel do médico Malcom Sayer teve inspiração na história real do neurologista Oliver Sacks, responsável por revolucionar o tratamento psiquiátrico. A trama tem início em 1969, quando o personagem consegue emprego em um hospital do Bronx, distrito da cidade de Nova York, no qual pacientes estão em coma há mais de 30 anos. Percebendo a negligência no tratamento, ele descobre que a medicação administrada de forma correta pode despertar os internos, começando então os testes com um medicamento até então novo e utilizado para o Mal de Parkinson. 

Motivo para assistir: o filme mostra como é possível achar novas saídas e salvar vidas com pesquisas, baseando-se sempre na ética. O personagem é uma inspiração para os futuros médicos, já que ele percebe uma negligência com os pacientes e busca a solução para o problema, humanizando o tratamento psiquiátrico. 


Robin Williams faz o papel do neurologista Malcom Sayer, responsável por tirar pacientes do coma/Créditos: reprodução