20 filmes para estudar História para o Enem

Se prepare para a prova de História do Enem conferindo a relação de 20 filmes que abordam assuntos e acontecimentos relevantes de variados períodos históricos.
Por Érica Caetano

A Lista de Schindler é um clássico que tem como tema o Holocausto
A Lista de Schindler é um clássico que tem como tema o Holocausto
Crédito da Imagem: Foto: reprodução
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Já pensou estudar História, se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), comendo pipoca e assistindo filme? Saiba que isso é possível, já que existem filmes e documentários que abordam temas relevantes da História e alguns deles são cobrados em vestibulares e Enem.

De acordo com o professor de História, Sociologia e Filosofia do Curso Poliedro, Rodolfo Neves, o repertório cultural de quem vai prestar essas provas não deve ser composto apenas do conteúdo das aulas, livros didáticos e anotações, já que os filmes podem auxiliar a assimilar e a memorizar os fatos históricos.

Para ajudar os vestibulandos a conquistar uma vaga nas faculdades mais concorridas, o professor do Poliedro junto com nosso professor de História, Daniel Neves, elaboraram uma seleção de 20 filmes importantes para entender História. Confira a lista:

Tópicos deste artigo

1- A Lista de Schindler

É um clássico do cinema que aborda o Holocausto, baseado na trajetória real do enigmático Oskar Schindler, que salvou a vida de mais de 1.100 judeus dos nazistas.

2- Adeus Lênin

O filme fala sobre a queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha. No enredo, que se passa em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a sra. Kerne passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. 

Quando ela desperta, sua cidade, Berlim Oriental, está modificada. Seu filho Alexander, com receio de que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa prejudicar a sua saúde, decide esconder os acontecimentos. 

3 - Hotel Ruanda 

Neste filme se fala sobre o genocídio de Tutsis durante a Guerra Civil Ruandesa, em 1994. Neste ano em questão, um conflito político em Ruanda levou à morte de quase um milhão de pessoas em apenas 100 dias. Sem apoio dos demais países, os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para sobreviver. 

4 - 300 

A conhecida batalha de Termópilas, uma das várias travadas entre gregos e persas durante as chamadas Guerras Médicas, foi o que serviu de inspiração para o filme 300, que se passa na Grécia, em 480 antes de Cristo (A.C.). 

Foto: 300 / Reprodução

No enredo, o rei Leônidas e seus 300 guerreiros de Esparta lutam contra o numeroso exército do rei Xerxes. Após três dias de muita luta, todos os espartanos são mortos. O sacrifício e a dedicação destes homens uniu a Grécia no combate contra o inimigo persa.

5 - Coração Valente

No século XIII, soldados ingleses matam a mulher do escocês William Wallace. Para vingar a amada, ele resolve liderar seu povo em uma luta contra o rei inglês Edward I, com o objetivo de libertar a Escócia de uma vez por todas.

6 – Olga

Olga Benário é uma militante comunista alemã que é perseguida pela polícia e foge para Moscou. Lá ela fica encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem. 

Com o fracasso da revolução, é presa com Prestes. Grávida de 7 meses, é deportada pelo Governo Vargas para a Alemanha nazista e tem sua filha Anita Leocádia na prisão feminina do Campo de Concentração. 

7 - Guerra de Canudos

O ano é 1893 e Antônio Conselheiro junto com seus seguidores começam a tornar um simples movimento em algo grande demais para a República, que acabara de ser proclamada e que decide enviar vários militares para destruí-los. Os seguidores de Antônio Conselheiro apenas defendiam seus lares, mas a nova ordem não podia aceitar que humildes moradores do sertão da Bahia desafiassem a República. O objetivo é destruir os sertanejos. O episódio foi chamado de Guerra de Canudos.

8 - O diário de Anne Frank

Baseado em fatos reais, Anne Frank foi uma jovem alemã de origem judia que, com 13 anos, foi morar com a família em um esconderijo, chamado por ela como Anexo Secreto, em Amsterdam, na Holanda, devido a perseguição dos nazistas. Por mais de dois anos no esconderijo, ela escreve seus pensamentos cotidianos de 1942 a 1944. 

Foto: O diário de Anne Frank / Reprodução

9 - Agonia e êxtase 

Filme de 1965 que traz os conflitos entre o artista Michelangelo e o Papa Júlio II durante a confecção da pintura do teto da Capela Sistina, em 1505, no contexto do Renascimento Cultural. Um de seus trabalhos mais longos, Michelangelo ficou de 1508 a 1512 para narrar nove episódios do Gênese na pintura que havia sido encomendada pelo Papa.

10- 1492: A conquista do Paraíso 

Conta as viagens de Cristóvão Colombo para a América no contexto da expansão marítima e comercial dos séculos XV e XVI. O filme relata o empenho de Colombo em conseguir apoio financeiro da Coroa Espanhola para sua expedição, o descobrimento em si da América, o comportamento que os europeus tiveram com os habitantes do Novo Mundo e a sua luta para colonizar um continente que ele descobriu por acaso, além de sua decadência na velhice.

11- A missão 

Também baseado em fatos reais, o filme relata os conflitos entre os jesuítas e a coroa espanhola durante o processo de conquista da América. O contexto histórico do filme é mais precisamente o da Guerra Guaranítica, que ocorreu entre 1750 e 1756, e que envolveu os índios guaranis e as tropas espanholas e portuguesas no sul do Brasil após a assinatura do Tratado de Madri.

12- Pra Frente, Brasil 

Em 1970, o Brasil inteiro torce e vibra com a seleção de futebol no México e prisioneiros políticos são torturados nos porões da Ditadura Militar, com inocentes sendo vítimas desta violência. O filme relata a prisão de um cidadão confundido com um ativista político durante o Regime Civil-Militar (1964-85).

13- Gandhi 

O filme conta a trajetória política de Mahatma Gandhi, figura principal da independência indiana. O enredo começa com a cena da morte de Gandhi e volta no tempo para contar sua experiência na África do Sul, ainda colonizada pela Inglaterra e, posteriormente, sua volta para Índia até a independência do país e a divisão entre Índia e Paquistão.

14- Mandela 

Inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme aborda todo o percurso traçado pelo líder sulafricano em sua luta pelo fim do Apartheid, que inclui 27 anos de cárcere pelo que acreditava. 

15- Cruzada 

No contexto do final da Segunda Cruzada, o filme aborda questões sobre o fanatismo religioso e a intolerância na Idade Média. No filme, um jovem ferreiro francês, guarda luto pela morte de sua esposa e filho. Ele recebe a visita de seu pai, que é também um conceituado barão do rei de Jerusalém, e dedica sua vida a manter a paz na Terra Santa. Após morte de seu pai, herda terras e um título de nobreza em Jerusalém. Determinado a manter seu juramento, decide permanecer no local e servir a um rei amaldiçoado como cavaleiro. 

16- Histórias Cruzadas 

Aborda a questão racial no sul dos Estados Unidos na década de 1960. O filme se passa em Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi. Skeeter é uma garota branca da alta sociedade que retorna ao vilarejo determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, o que desagrada  parte da sociedade.

Foto: Histórias Cruzadas / Reprodução

17- Tempo de Glória 

A história do filme é sobre a primeira unidade formal do Exército dos EUA durante a Guerra Civil Americana formada totalmente de homens afro-americanos, e que é contada a partir do ponto de vista do Coronel Shaw, oficial comandante branco. Eles foram a primeira unidade do que se tornou conhecido como as United States Colored Troops e por suas ações heroicas em Fort Wagner.

18- Apocalipse Now 

Aborda o impacto psicológico que a Guerra do Vietnã causou em soldados americanos. Tem como enredo a história do personagem central, o oficial das Operações Especiais do Exército dos Estados Unidos, Capitão Benjamin Willard, do Comando de Assistência Militar, em uma missão para matar o Coronel Walter Kurtz, das Forças Especiais. Este foi no passado um soldado brilhante e aparamente enlouqueceu, comandando seu próprio exército como um semideus. 

19- Nascido em 4 de Julho 

Narra o regresso aos EUA de um jovem soldado que se torna paraplégico devido a um ferimento durante a Guerra do Vietnã. O filme aborda a luta do protagonista contra os preconceitos existentes na sociedade estadunidense em relação aos portadores de necessidades especiais, bem como seu engajamento no movimento pacifista.

20- O que é isso, companheiro? 

Descreve o episódio verídico do sequestro do embaixador estadunidense Charles Burke Elbrick durante o regime civil-militar brasileiro, por integrantes dos grupos guerrilheiros de esquerda MR-8 e Ação Libertadora Nacional.

Assista às nossas videoaulas