10 filmes para estudar para vestibulares e Enem

Professor de história faz seleção de filmes que abrangem temas como Guerra do Vietnã, independência da Índia, Guerra de Canudos e racismo
Por Silvia Tancredi

Você pode juntar amigos e assistir filmes e estudar para o vestibular
Você pode juntar amigos e assistir filmes e estudar para o vestibular
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Imagina assistir a um filme e, ao mesmo tempo, estudar para vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Boa pedida, tanto em termos de diversão como de conhecimento. 

Você pode juntar os colegas de escola ou cursinho e aprender com filmes cujas histórias são, ao mesmo tempo, interessantes e com conteúdo que pode ser cobrado nos processos seletivos e no exame educacional.

Segundo o professor de História do Curso Poliedro de São Paulo, Rodolfo Neves, filmes também são fundamentais para a assimilação de fatos históricos e podem ser um complemento a outros materiais de estudos.

Para Neves, os longas-metragens auxiliam o candidato a abordar o teor histórico a partir de uma linguagem audiovisual. “As gerações mais jovens se adequam melhor à narrativa construída a partir de enredos e dramatizações audiovisuais”, acredita.

Confira a seguir lista com dez filmes recomendados pelo professor:

Tópicos deste artigo

Apocalipse now 

Baseado em uma reportagem do escritor e jornalista norteamericano Michael Herr, o filme de 1989 retrata os bastidores da Guerra do Vietnã. Apresenta a saga do Capitão Willard, que tem a missão de encontrar e exterminar o Coronel Kurtz. Em síntese: o longa aborda o impacto psicológico dessa guerra nos soldados.

Por que assistir? A Guerra do Vietnã, iniciada em 1959 e estendida até 1975, foi o enfrentamento entre o Vietnã do Norte e o Vietnã do Sul, ambos lutando pela unificação do país sob seu domínio. O tema pode cair em vestibulares e no Enem.

Nascido em 4 de julho – 1990

Tom Cruise interpreta soldado paraplégico no filme Nascido em 4 de julho 
Crédito: reprodução

O longa-metragem relata o regresso aos Estados Unidos (EUA) de um jovem soldado que se torna paraplégico devido a um ferimento durante a Guerra do Vietnã. 

Por que assistir? O filme aborda a luta do protagonista contra os preconceitos existentes na sociedade estadunidense em relação aos portadores de necessidades especiais, bem como seu engajamento no movimento pacifista. O assunto poderia ser cobrado, por exemplo, em uma redação do Enem.

Confira temas que já caíram em redações do Enem

Gandhi

O filme de 1982 tem caráter biográfico e retrata os principais episódios da vida de Mahatma Gandhi, líder da Índia, cuja atuação sem violência colaborou para o seu país conquistar a independência da Inglaterra

Por que assistir? Gandhi é considerado até hoje uma das principais figuras da história. Sua jornada pela independência ilustra situações de racismo, xenofobia, luta de classes e preconceito religioso, assuntos que constantemente aparecem em questões de vestibulares e Enem. O professor também avalia a produção como um belo filme sobre o recesso de descolonização afro-asiática.

Saiba mais sobre a vida de Gandhi

Veja filmes para estudar para vestibulares e Enem que já ganharam o Oscar

Olga 

Filme sobre Olga Benário é interpretado pela atriz Camila Morgado
Crédito: reprodução

O filme sobre a vida de Olga Benário (1908-1942) mostra a história da militante comunista alemã, que foi casada com Luís Carlos Prestes, um dos grande nomes da história do Brasil ligado à Intentona Comunista de 1935. O professor também recomenda este longa porque ele apresenta o contexto da Era Vargas, da formação do PCB e da Segunda Guerra Mundial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por que assistir? Olga é uma figura importante na história do Brasil, especialmente na época em que viveu. Além do mais, o longa de 2004 mostra os bastidores de um dos momentos mais importantes na política brasileira, o qual cai com frequência em vestibulares e no Enem. 

Tempo de Glória  

O filme de 1989 mostra a história de soldados negros liderados por um oficial branco e que precisam mostrar o seu valor no campo de batalha e superar o preconceito. A produção tem como bastidores a Guerra Civil dos EUA.

Por que assistir? abordado com frequência em filmes hollywoodianos, o racismo é um tema rico e que pode ser cobrado tanto em provas de história como em redações do Enem, por exemplo. 

Veja também: filmes para quem quer fazer Medicina

Mandela -  2013

Nelson Mandela foi o principal líder político da África do Sul
Crédito: reprodução

A produção lançada em 2013 apresenta a vida de Nelson Mandela, principal líder político da história da África do Sul e um dos grandes nomes mundiais da luta contra a opressão racial. Também conhecido como Madiba, ele lutou durante grande parte de sua vida contra o regime racista e segregacionista do apartheid na África do Sul.

Saiba mais sobre os aspectos sociais e culturais da África do Sul

Por que assistir? Ver cinebiografias costuma ser uma ótima forma de conhecer mais sobre a vida de personalidades importantes. Em 2018, comemora-se os 100 anos de Mandela.

Confira outras biografias no Brasil Escola

Veja personalidades retratadas em filmes que ganharam o Oscar

Guerra de Canudos – 1997

O filme de 1997 narra um episódio triste na história do Brasil que aconteceu no sertão da Bahia, entre 1866-1897. Esse conflito envolveu a população sertaneja do interior do Nordeste. Neste local surgiu um líder religioso chamado Antônio Vicente Mendes Maciel, o “Conselheiro”, apelido que recebeu pelos seus seguidores. 

Veja mais detalhes sobre o estado da Bahia

Por que assistir? É uma produção brasileira sobre a Guerra de Canudos, a qual, pela sua importância, pode cair em vestibulares.

Confira resenha sobre o filme a Guerra de Canudos

Histórias cruzadas 

Filme Histórias Cruzadas é de 2011
Crédito: reprodução

Retratado nos anos 1960, no Mississippi, no sul dos EUA, o filme de 2011 mostra a história de uma jovem que deseja ser escritora. Para isso, ela decide entrevistar mulheres negras da cidade que trabalham na criação dos filhos da sociedade branca rica. 

Por que assistir? Filme que aborda a questão racial no sul dos Estados Unidos na década de 1960. Também é interessante para conhecer um pouco sobre como funcionam as entrevistas, uma das principais atividades dos profissionais do Jornalismo.

Confira também: 10 filmes para quem quer fazer jornalismo

A outra história americana 

O filme de 1999 apresenta a história de um líder de uma gangue de racistas, que, depois atuar repetidamente de forma violenta, acaba comentendo um assasinato e é condenado pelo crime. Depois da sair da prisão, tem como objetivo evitar que seu irmão mais novo siga o mesmo caminho que ele. 

Por que assistir? Polêmico, mais um filme que relata a questão racial nos EUA; nesse caso, a partir da jornada de um jovem dentro do movimento neonazista (o filme contém fortes cenas de violência).

Cruzada – 2005

Lançado em 2005, a produção conta a história de Bailan, que, depois de perder a sua família, é convidado pelo seu pai a participar de uma cruzada

Por que assistir? No contexto do final da Segunda Cruzada, o filme aborda questões sobre o fanatismo religioso e a intolerância na Idade Média, temas que podem ser abordados em provas de vestibulares e Enem.

Veja também: filmes para assistir nas férias escolares