10 filmes para estudar Geografia para o Enem

Produções ajudam a aumentar bagagem cultural e oferecem conteúdo e argumento para mandar bem nas provas da disciplina
Por Silvia Tancredi

Ao assistir filmes com amigos, você também pode estudar para o Enem
Ao assistir filmes com amigos, você também pode estudar para o Enem
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Assistir filmes, além de ser diversão garantida e proporcionar relaxamento, pode ajudar jovens a estudarem para vestibulares e para o Enem. Várias produções possibilitam ampliar o conhecimento dos estudantes, fazendo com que eles tenham maior conteúdo e argumentação.

Em algumas produções, por exemplo, você pode encontrar aspectos físicos e humanos da Geografia. A disciplina é cobrada no Enem junto com História, Filosofia e Sociologia na prova da área de conhecimento Ciências Humanas

Segundo o professor do Curso e Colégio Poliedro, Marcel Milani, filmes e documentários podem ampliar a bagagem cultural e o repertório do estudante, auxiliando a abordar assuntos de forma mais consistente nas provas.

Confira dez filmes para estudar Geografia para vestibulares e Enem:

Tópicos deste artigo

O Grande Ditador (1940)

Filme sempre importante, conforme destaca o professor, é um clássico na lista para lembrar como velhas questões se mantêm atuais. Lançado no contexto da Segunda Guerra Mundial, Chaplin satiriza o nazismo e fascismo e seus protagonistas, além de trazer reflexões sobre a importância da democracia.

Nós que aqui estamos por vós esperamos (1999)

Documentário indispensável como parte dos estudos e formação cultural. Dirigido por Marcelo Masagão, o filme retrata as principais memórias do século XX.

Adeus Lenin (2003)

Vladimir Lenin
Lenin foi um dos símbolos do comunismo

O longa-metragem é uma comédia retratada no final dos anos 1980 na Alemanha e tem como pano de fundo o fim da Guerra Fria e a transição do regime comunista para o capitalista. Mostra as principais dificuldades que as pessoas passaram depois da referida mudança. 

Veja também: a queda do Muro de Berlim

Narradores de Javé (2003)

Filme brasileiro em produção conjunta com a França narra a história do vilarejo de Javé, que corre o risco de desaparecer diante da construção de uma hidrelétrica. Os moradores decidem escrever sua história na tentativa de transformar o local em patrimônio a ser preservado.

Hotel Ruanda (2004)

História baseada em fatos reais, herança do imperialismo europeu, retrata o conflito entre Tutsis e Hutus no episódio que ficou conhecido como Genocídio de 1994.

Diamante de sangue (2006)

A produção estrelada por Leonardo DiCaprio revela detalhes sobre relações de poder e disputas por territórios à época da Guerra Civil de Serra Leoa na década de 90. “Diamantes de sangue” são os diamantes extraídos em zonas de guerra.

Persépolis (2007)

Filme francês de animação que mostra o Irã no contexto e pós-revolução islâmica. A história é narrada por uma menina de oito anos que gostaria de “salvar o mundo”, mas, com o início da revolução que determinava o que as pessoas precisavam usar e vestir, ela precisa usar um véu, o que a desagrada.

Leia mais: as transformações políticas no Irã e a Revolução Islâmica 

O veneno está na mesa (2011)

Homem protegido com máscara e vegetais contaminados
Documentário mostra como surgiu a Revolução Verde

Documentário essencial para entender o desenvolvimento da moderna empresa agrícola e como a Revolução Verde do pós-guerra acabou com a herança da agricultura tradicional.

Cowspiracy (2014)

É um documentário sobre meio ambiente, que mostra, por meio de entrevistas e números, as principais causas sobre desmatamento, aquecimento global, poluição, extinção de espécies, entre outros problemas que são estudados na Geografia.

A onda (2015)

Mostra a história de um professor que, para tentar deixar sua aula sobre fascismo mais interessante, cria um movimento entre seus alunos para ilustrar, na prática, como funciona o poder do citado regime. Porém, a brincadeira acaba saindo do controle do professor. 

Assista às nossas videoaulas