Em 03/01/2019 18h01 , atualizado em 03/01/2019 18h09

Depressão pré-vestibular e Enem

Orientação Vocacional

Entre os sintomas da depressão estão a insônia ou excesso de sono, alteração no apetite, irritabilidade e choros involuntários Por Thaís Dutra
Cerca de 10% dos adolescentes brasileiros vivem com depressão
Cerca de 10% dos adolescentes brasileiros vivem com depressão
PUBLICIDADE

O período que antecede os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mexe com o emocional dos estudantes. A pressão para ser aprovado, que parte de si mesmo, dos pais e da escola, aliada à dúvida sobre qual carreira seguir fragilizam ainda mais o emocional dos adolescentes. Dependendo da gravidade, pode até causar depressão.

De acordo com a Federação Brasileira de Psicanálise, cerca de 10% dos adolescentes vivem com depressão. Relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) também conclui que, entre 2000 e 2015, houve um aumento de 65% no índice de suicídio entre crianças de 10 a 14 anos, e de 45% entre adolescentes de 15 a 19 anos. 

Você já se sentiu ou ainda se sente tão desmotivado que até esqueceu as metas que havia determinado? Se sente sem rumo e não tem vontade de ir para a escola nem mesmo para encontrar os amigos? Você pode estar com depressão. 

 

Depressão pré-vestibular

Entre os diversos fatores que podem causar a depressão em adolescentes está a preparação para o Vestibular e Enem, a pressão em conseguir uma ótima pontuação e, assim, ter a tão sonhada vaga na universidade pública. Afinal, você se dedicou para isso e espera ter uma recompensa. 

Segundo o mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Fernando Elias José, a depressão em adolescentes costuma passar despercebida pela maioria das famílias. É importante ficar atento aos sintomas, que podem aparecer de diversas formas, como: 

  • Desânimo
  • Sono em excesso ou insônia
  • Alteração no apetite
  • Irritabilidade
  • Choros involuntários

“Sintomas estes que podem ser confundidos com o comportamento dito 'normal' da adolescência”, explica Fernando José. No entanto, familiares e agentes da escola podem identificar as alterações de comportamento e auxiliar no tratamento. 

O mestre em Psicologia e pesquisador em Ciências Cognitivas reforça que o próprio estudante também pode pedir orientação assim que identificar que existe “algo de errado”. “Quanto mais cedo a depressão for diagnosticada, mais rápida será a melhora. A conversa com os pais, profissionais e na escola será o melhor remédio para iniciar o tratamento”, e completa: “Não tenha vergonha de procurar ajuda”. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com Fernando José, o estudante deve ter equilíbrio durante o momento de preparação para o Vestibular, em busca de conseguir controlar a ansiedade e não cair na depressão. Para isso, é importante se atender ao excesso de tempo dos estudos, dormir bem e se alimentar corretamente.

Como ajudar um estudante com depressão

Para a psicóloga Elisa Bichels, a escola tem um papel fundamental na prevenção. “As escolas precisam incluir para 'ontem' nos seus currículos matérias sobre empatia e habilidades para a vida, como treinamento de habilidades de tolerância à frustração, regulação emocional e também atividades lúdicas, como música, games e arte”, comenta Elisa.

“As escolas devem ter como norte o trabalho com empatia e princípios de inclusão e cidadania.” (Psicóloga Elisa Bichels)

Uma das unidades brasileiras que já oferece esse tipo de educação diferenciada é o Colégio IBPI, localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Conforme a diretora pedagógica, professora Lúcia Dieguez, o colégio possui o plano de unir a comunidade acadêmica com profissionais de saúde para atender da melhor maneira os alunos, inclusive em sua individualidade.

“Não existe um único caminho, precisamos observar este aluno e desenvolver mecanismos de conquista e apoio neste momento difícil de sua vida, explica Lúcia Dieguez.

Os especialistas dão dicas fundamentais para evitar e enfrentar a depressão em época de vestibular e Enem. Veja:

Artigos Relacionados
Confira o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Notas foram publicadas nesta sexta-feira, 18 de janeiro, na Página do Participante. O Brasil Escola traz o resumo de como foi o exame e com usar a pontuação do Enem.
Saiba como se inscrever e até conseguir bolsa de estudos para o cursinho Pré-Vestibular da Faculdade de Engenharia da UFRGS. Preparatório é voltado para estudantes de baixa renda de Porto Alegre que desejam se preparar para provas de vestibulares e Enem.
O Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Universidade Europeia, localizada em Portugal, assinaram novo convênio. Agora, a instituição de ensino superior passará a receber estudantes brasileiros via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A Universidade Federal do Amapá (Unifap) abriu nesta sexta-feira, 4 de janeiro de 2019, as inscrições para o processo seletivo 2019, que selecionará estudantes para os cursos de graduação. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas exclusivamente pela internet até o dia 11 de janeiro.
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) abriu nova seleção com 496 vagas para estudantes que desejam se inscrever com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições serão abertas em 28 de janeiro de 2019 e encerradas às 17h do dia 3 de fevereiro.
A região Centro-Oeste reúne 26.787 vagas para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019. Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal possuem 12 instituições de ensino superior cadastradas e dezenas de campus espalhados pelas unidades federativas. 
Aproveite as férias escolares para aprender lendo! Confira 10 livros que podem cair nos vestibulares do próximo ano. Martha Medeiros, Machado de Assis, Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz e outros autores são presentes nos processos seletivos.
Veja como evitar o estresse pré-vestibular e controlar a tensão, ansiedade, nervosismo e outros sintomas. Confira dicas para melhorar a concentração e relaxar nos intervalos.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES