10 cursos para quem gosta de falar em público

Profissionais com habilidade para conversar com diversos públicos têm opções de trabalho em escolas, televisão, grandes empresas e até viajando.
Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A oratória é um dom que poucos podem se gabar de ter. Às vezes, as pessoas percebem desde criança que gostam de falar em público ou ao telefone, cantar ou brincar de ser ator/atriz. Em outros casos, essa habilidade vai sendo desenvolvida aos poucos.

Independente se o talento é nato ou foi desenvolvido, existem cursos de graduação e carreiras que se encaixam como uma luva para essas pessoas. A seguir, listamos 10 profissões para quem gosta de falar em público. Confira!

1) Direito

O poder da fala é muito importante para os profissionais de Direito. A boa retórica, persuasão e imponência na fala são características fundamentais para a maioria dos profissionais formados nesta área que, na maioria das vezes, precisa convencer alguém com sua capacidade de argumentação.

Quem forma em Direito pode atuar em inúmeras áreas, trabalhar apenas na parte das investigações, escritórios e outros, mas também têm aqueles que preferem atuar nos tribunais. Podem ser advogados que defendem seus clientes em audiências, promotores ou juízes que precisam estar prontos para decretar as sentenças diante de um público.

Muitas vezes, esses profissionais também precisam conceder entrevistas para a mídia, explicando casos mais populares de clientes e outras situações que exigem o domínio de um bom discurso.

Saiba mais sobre o curso de Direito

2) Artes Cênicas

O profissional das Artes Cênicas precisa ser expressivo. Geralmente, utilizam técnicas para se apresentar em teatros, filmes, clipes e outros tipos de trabalho que envolvem interpretações.

O artista não pode ter vergonha, já que muitas vezes deve se apresentar para públicos com milhares de pessoas. A voz e a expressão corporal desse profissional são fundamentais para passar credibilidade e emoção para seu público.

Saiba mais sobre o curso de Artes Cênicas 

3) Jornalismo

Jornalistas devem estar preparados para informar a qualquer momento

As pessoas que escolhem o curso de Jornalismo costumam ser aquelas mais apaixonadas pela comunicação e informação, seja ela escrita ou falada. Os jornalistas têm facilidade para passar informação para seu público e estão sempre preparados para transformar os fatos em notícias.

Esses profissionais tão comunicativos prezam muito pela veracidade da informação e têm a responsabilidade de checar os fatos em fontes oficiais para garantir que a sociedade fique bem informada. Eles podem trabalhar em jornais impressos, assessorias de imprensa, portais de notícias digitais e no local que mais exige a habilidade de falar: a televisão.

Os jornalistas televisivos gravam vídeos em público, em ambientes fechados e apresentam programas ao vivo, por isso, não podem ter receio e vergonha de falar se quiserem atuar nesta área.

Conheça o curso de Jornalismo

4) Relações Públicas

Mais um profissional que está ligado à área da comunicação. Quem escolhe o curso de Relações Públicas, ou RP, como é muito chamado, costuma trabalhar pela imagem das empresas. O profissional precisa ser bom em transmitir informações para o público interno, parceiros, imprensa, clientes e muitos outros.

Um RP costuma ser muito buscado por empresas que desejam melhorar sua imagem externa e, por isso, o profissional deve estar condicionado a atender as necessidades deste cliente. Por meio da sua comunicação, ele deve saber falar com todos os públicos que têm ligação para passar a melhor imagem possível.

Saiba mais sobre o curso de Relações Públicas

5) Professor (licenciaturas)

Professores também precisam ter paciência para ensinar seus alunos

Os professores são profissionais que têm grande importância para contribuir com a formação social. Eles podem escolher trabalhar com diversos públicos, desde crianças até pessoas mais velhas. 

Quem opta pela alfabetização e ensino infantil cursa a graduação em Pedagogia. Aqueles que preferem trabalhar com o público adolescente ou adulto, em uma disciplina específica, podem cursar licenciatura em Matemática, História, Química, Geografia e muitas outras disciplinas presentes no ensino fundamental e médio.

E, além da formação, para ser um professor é fundamental gostar de falar com o público. Porém, também é preciso ter paciência. Lembre-se que você vai trabalhar com pessoas que estão em fase de aprendizagem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

6) Teologia

As pessoas que têm aptidão pelo conhecimento do mundo religioso e sua relação com a sociedade podem ter o curso de Teologia como uma boa opção. Dentre deste curso, além de analisar religiões e sociedade, o estudante deve aprender um pouco mais sobre Filosofia, Sociologia e Antropologia para entender melhor essa relação da sociedade com suas crenças.

Os teólogos podem trabalhar em escolas, como professores de ensino religioso, universidades, ONGs, centros de pesquisas e instituições religiosas.

Saiba mais sobre o curso de Teologia

7) Turismo

O guia turístico deve ser apaixonado por conhecer lugares e contar suas histórias
(Crédito: Shutterstock/ChameleonsEye)

Quem gosta de viajar, conhecer lugares novos, históricos e ainda conversar com pessoas tem o Turismo como uma ótima opção de curso. Os profissionais devem estar sempre prontos para passar alegria para seus guiados, que costumam chegar com muita curiosidade em um local.

Geralmente, os turismólogos trabalham com grupos de pessoas e precisam ter o dom da oratória para prender a atenção dos viajantes. Dominar um outro idioma, como inglês ou espanhol, também é um diferencial importante para a profissão, já que em muitas ocasiões vai lidar com estrangeiros.

Saiba mais sobre o curso de Turismo

8) Letras com Habilitação em Libras

Os profissionais desta área não utilizam a voz para comunicar, mas através de outras técnicas conseguem se comunicar com um público específico: pessoas surdas.

A inclusão social é muito importante para o desenvolvimento de uma sociedade e, neste caso, quem aprende a Língua Brasileira de Sinais (Libras) pode atuar em diversas áreas para comunicar com grandes públicos através das mãos e expressões. Podem ser interpretes em palestras, programas televisivos ou digitais, cursos e até mesmo professores em escolas com opções de acessibilidade.

Saiba mais sobre o curso de Letras (Libras)

9) Engenharia de Segurança no Trabalho

O curso de Tecnologia em Segurança do Trabalho é voltado, principalmente, para aqueles que desejam aprender as melhores formas de prevenir riscos em ambientes de trabalho. Esse profissional deve ser muito atencioso aos detalhes para tomar medidas de prevenção a acidentes e isso inclui orientar os profissionais sobre as medidas de segurança.

Por isso, muitas vezes esse profissional precisará conversar com públicos de grandes empresas para explicar com clareza como devem agir de forma que possam ter um ambiente de trabalho mais seguro.

Saiba mais sobre o curso de Tecnologia em Segurança do Trabalho

10) Youtuber

A profissão de youtuber tem atraído cada vez mais os jovens que sonham em trabalhar na internet

A formação em Youtuber é um curso superior recente, oferecido em instituição privada. O curso tecnológico tem duração de dois anos e prepara e ensina pessoas que querem trabalhar com vídeo na internet. 

A profissão de youtuber cresceu muito nos últimos anos com o avanço das redes sociais e atrai, principalmente, a atenção dos mais jovens. É uma opção para quem gosta do meio e quer falar para milhares de pessoas pela internet.