Em 28/07/2020 13h46 , atualizado em 28/07/2020 14h48

9 cursos para quem gosta de desenhar

Orientação Vocacional

Engenharia, Moda e Artes Plásticas estão entre as opções de cursos para as pessoas habilidosas com desenhos. Por Giullya Franco
PUBLICIDADE

Quando estamos na fase de escolha do curso de graduação, costumamos pensar em como aplicar nossas habilidades e gostos em uma profissão, afinal, quem não gostaria de trabalhar com o que gosta? Além disso, conhecer o mercado de trabalho e as possibilidades que cada curso oferece também são fatores importantes na hora da decisão.

Se você é apaixonado por desenho e tem esse talento artístico que gostaria de utilizar em sua profissão, veja abaixo algumas dicas de cursos de graduação que utilizam o desenho para a execução do trabalho:

1) Arquitetura e Urbanismo
 

Arquiteto deve planejar ambientes harmônicos de acordo com as pretensões do cliente

O profissional formado em Arquitetura e Urbanismo deve ter a capacidade de planejar e colocar no papel diferentes tipos de obras e ambientes que tenham harmonia. Neste caso, a habilidade com o desenho é um fator relevante para futuros arquitetos e urbanistas, até mesmo para ingressar no curso, que cobra um teste de habilidades específicas com provas que envolvem desenho e noções espaciais.

Conheça o curso de Arquitetura e Urbanismo 

2) Artes Plásticas

O curso de Artes Plásticas ou Artes Visuais, como também é chamado, trabalha com a forma de empregar elementos visuais e táteis com o intuito de simbolizar o mundo real ou imaginário e, para isto, criam-se obras como pinturas ou esculturas. 

As atividades do artista plástico são criar desenhos, pinturas, gravuras, colagens, esculturas e trabalhar com papel, tinta, gesso, argila, madeira, metais, entre outras ferramentas que exigem a habilidade e criatividade do desenho. Os trabalhos costumam ser apresentados em galerias, museus ou lugares públicos.

Conheça o curso de Artes Plásticas

3) Design Gráfico

Designer deve ter o talento para desenvolver marcas e identidades visuais

O curso de Design Gráfico prepara os profissionais para o desenvolvimento de projetos gráficos que fiquem visivelmente agradáveis e que passem a mensagem desejada por um projeto. 

Os designers gráficos devem estar aptos para desenvolver logomarcas, jornais, revistas, panfletos, outdoors, livros, anúncios, peças para redes sociais, entre outras inúmeras opções, de acordo com as necessidades do cliente.

Conheça o curso de Design Gráfico 

4) Design de Interiores

O profissional de Design de Interiores deve ter a capacidade de desenvolver técnicas de aproveitamento de espaço aliando conforto, praticidade e beleza. Muitas vezes trabalha em parceria com o Arquiteto, já que eles têm mais conhecimento sobre a parte estrutural das obras, enquanto o designer tem mais cuidado com o acabamento, como a cor até o tipo de iluminação que será empregada, além de escolher os móveis e os objetos de decoração.

Conheça o curso de Design de Interiores

5) Desenho Industrial

A graduação em Desenho Industrial visa formar profissionais ligados aos aspectos estéticos e funcionais dos produtos e exige muita criatividade. O designer industrial pode atuar na área de Projeto de Produto, onde cria ou melhora protótipos de produtos usados no cotidiano, de móveis até complexos equipamentos industriais.

O desenhista industrial também atua na área da Programação Visual, trabalhando a imagem impressa por meio da criação de projetos gráficos para publicações. Também é possível atuar no desenho de fontes a serem empregadas em computadores etc. 

Conheça o curso de Desenho Industrial

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

6) Design de Moda

Profissionais da moda lançam tendências e desenvolvem modelos para roupas

Além do interesse pelos assuntos e tendências do mundo da moda, o gosto pelo desenho pode ser um diferencial para quem quer trabalhar com Design de Moda. A área produz e comercializa peças de vestuário e acessórios. 

O profissional de moda é responsável por desenvolver padrões e estampas para a indústria têxtil, executar projetos e montagens de vitrines, showrooms, estandes e exposições, além de criar e desenvolver tendências de moda para definir o estilo das novas coleções.

Conheça o curso de Design de Moda

7) Paisagismo

O curso de Paisagismo é uma ótima opção para aqueles que, além da habilidade para o desenho, têm prazer em trabalhar com ambientes naturais. O paisagista deve estar capacitado para o desenvolvimento de projetos de áreas verdes, normalmente em condomínios, residências, áreas urbanas entre outros. 

O paisagista costuma trabalhar com arquitetos e designers de interiores e, muitas das vezes, têm a formação superior em um desses cursos, já que ainda não temos a graduação em Paisagismo, somente cursos técnicos e de especialização.

Nesta área de trabalho, o profissional deve ter a aptidão para criar um projeto de paisagem, selecionar os elementos naturais, ou até mesmo artificiais, que farão parte da composição do ambiente para que seja um espaço mais agradável possível.

Conheça o curso de Paisagismo

8) Desenho de Animação

A graduação em Desenho de Animação é voltada para a ilustração e animação de artes, vídeos e produções multimídias. Os animadores são responsáveis pela produção de animações e imagens digitais que são utilizadas no cinema, em campanhas publicitárias na TV e internet, jogos, aplicativos para celular e outros.

Conheça o curso de Desenho de Animação

9) Engenharias

A área da Engenharia possui diversas ramificações. Ela não está diretamente ligada ao desenho, já que exige muitas outras habilidades como cálculos e desenvolvimento de projetos. Mas, em algumas das áreas, a habilidade para desenhos pode ser um diferencial. 

Por exemplo, na Engenharia Aeronáutica os profissionais devem estar aptos para projetar e criar aeronaves. No caso da Engenharia Cartográfica, o profissional deve ser especialista em dados para elaboração de mapas, enquanto na Engenharia Civil se aprende sobre a construção de casas, prédios e diversos estabelecimentos.

Conheça os cursos de Engenharia

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES