Whatsapp
Em 17/03/2017 16h22 , atualizado em 17/03/2017 17h03

6 séries para quem gosta de Medicina

Orientação Vocacional

O papel do médico e sua equipe é muito popular nas produções televisivas. Por Lorraine Vilela Campos
Séries mostram a rotina dos médicos e sua equipe
Séries mostram a rotina dos médicos e sua equipe
PUBLICIDADE

Séries e seriados caíram no gosto das pessoas há alguns anos, estimulando a produção de obras televisivas sobre diversas profissões, assuntos e perspectivas. 

Algumas das séries que conseguem se manter por várias temporadas, devido à qualidade da produção e a audiência que trazem para as emissoras, são voltadas para a rotina de médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde. 

Se seu sonho é ser médico ou se você gosta de temas ligados à Medicina, confira abaixo algumas sugestões para assistir. Vale ressaltar que existem as que passam nos canais das emissoras abertas (de forma gratuita), outras apenas na TV por assinatura e ainda as que estão presentes em serviços de streaming.

Plantão Médico (ER)

 
Plantão Médico (ER) foi uma das obras responsáveis por tornar George Clooney um ator de fama internacional /crédito: divulgação

Referência para as séries de Medicina, ER (sigla para Emergency Room), ficou conhecida no Brasil como Plantão Médico. Ela foi exibida entre 1994 e 2009, contando com mais de 15 temporadas. 

Em ER, conhecemos a rotina de médicos e enfermeiros que trabalham na emergência de um hospital público de Chicago, nos Estados Unidos. A série é apresentada a partir do ponto de vista dos personagens, os quais precisam conciliar a ética profissional com as histórias de seus pacientes. 

Dr. House (House, M.D)


Hugh Laurie interpreta o excêntrico especialista em nefrologia e infectologia em Dr. House (House, M.D) /crédito: reprodução

Gregory House (Hugh Laurie) é um especialista em nefrologia e infectologia, com comportamento hipocondríaco, que tem como característica predominante o mau humor. Em cada episódio, ele e sua equipe de médicos buscam o diagnóstico dos mais diversos casos, com uma pesquisa intensa até chegar ao resultado correto. 

House se mantém distante emocionalmente de seus pacientes, apresenta maneiras diferentes de investigar as doenças deles e também não poupa a sua equipe, exigindo dedicação total. A série começou em 2004 e terminou em 2012, contando com oito temporadas. 

Grey's Anatomy


Grey's Anatomy aborda a rotina e os desafios, pessoais e profissionais, dos residentes de um hospital conceituado /crédito: divulgação

A série foi lançada em 2005 e continua sendo produzida até hoje, com a 14ª temporada confirmada, totalizando 293 episódios. 

A série tem como protagonista a médica Meredith Grey (Ellen Pompeo) e também conta as histórias dos demais residentes do fictício hospital Seattle Grace, em Seattle, Washington (EUA). 

Grey's Anatomy traz a rotina dos participantes de um dos programas de residência médica cirúrgica mais rígidos dos Estados Unidos. A equipe é bem diversificada e, além de enfrentar desafios diários com seus pacientes, também precisa resolver problemas amorosos e os conflitos de interesses dentro do hospital. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Chicago MED


Chicago MED apresenta casos inspirados em acontecimentos reais do departamento de emergência /crédito: divulgação

Spin-off de Chicago Fire, Chicago MED traz casos inspirados em acontecimentos reais, explorando os desafios e a rotina agitada de quem trabalha com a parte de emergência do hospital. A série teve início em 2015. 

A equipe é composta por profissionais com diferentes especialidades, com destaque para a diretora Sharon Goodwin (S. Epatha Merkerson), que desaprova o sistema político do hospital; Hannah Tremble (Laurie Holden), considerada fria, mas que é uma excelente cirurgiã; Daniel Charles (Oliver Platt), o chefe da Psiquiatria; e a enfermeira Maggie Seaver (Yaya DaCosta). 

The Knick


The Knick aborda a Medicina em 1900, quando faltava recursos para os procedimentos realizados /crédito: reprodução

Diferente das demais séries de Medicina que são focadas na atualidade, com todas as possibilidades de pesquisas e tratamento à disposição dos médicos, The Knick se passa na Nova York de 1900, época em que o país passava por mudanças e alguns progressos. Sua estreia na TV foi em 2014. 

A trama se passa no Knickbocker Hospital, onde médicos e enfermeiros tentam de tudo para salvar seus pacientes, isso em um período de alta mortalidade, sem antibióticos e com a utilização de éter como anestésico. Para retratar bem a realidade da profissão em uma época sem muitos recursos, a série possui cenas fortes com técnicas que seriam proibidas atualmente. 

Pure Genius


Em um futuro próximo, Pure Genius une a tecnologia à Medicina no tratamento de doenças raras /crédito: reprodução

A série mistura tecnologia e Medicina, além de ser ambientada em um futuro próximo. A sua estreia foi em 2016 e ela continua sendo exibida. 

James Bell (Augustus Prew) é um jovem bilionário do Vale do Silício que inaugura um hospital com tecnologia aprimorada e que foca em tratamentos experimentais e gratuitos. Seu objetivo é achar a cura de doenças raras. 

Sua equipe é formada pela médica Zoe Brockett (Odette Annabele), conhecida por sua sinceridade, pela neurocirurgiã Talaikha Channarayapatra (Reshma Shetty), que vê na iniciativa uma esperança para a humanidade, pelo ex-assaltante Malik Verlaine (Aaron Jennings), que se recuperou e começou a se dedicar ao monitoramento da saúde dos moradores de bairros vizinhos de baixa renda, Scott Strauss (Ward Horton), neurologista que teve a melhor formação na área, a programadora Angie Cheng (Brenda Song), especializada em impressões 3D, e Walter Wallace (Dermot Mulroney), experiente cirurgião tem um passado obscuro e é cético em relação ao envolvimento da tecnologia na Medicina. 

Artigos Relacionados
Veja 10 celebridades brasileiras que formaram em cursos bem diferentes das profissões que os fizeram famosos.
Conheça 10 filmes para quem quer fazer Jornalismo. Essa lista de filmes vai te ajudar a conhecer mais sobre a profissão, os desafios e as várias áreas da carreira. Alguns desses filmes já ganharam o Oscar, como Spotlight. A lista contém filmes antigos e recentes sobre a temática do Jornalismo.
Conheça cursos e profissões indicados para estudantes que gostam de ler e escrever.
Ler é uma atividade de que melhora a qualidade de vida das pessoas. Benefícios vão desde a diversão até o crescimento profissional.
As inscrições do Vestibular de Medicina 2020 Anhembi Morumbi estão abertas. Prazo segue até 12 de novembro.
A Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), no Rio de Janeiro, encerra nesta segunda-feira as inscrições para o Vestibular 2018 de Medicina
Uma das profissões mais desejadas é a Medicina. Se o seu sonho é ser Médico, confira cinco filmes sobre a profissão.
Estudantes brasileiros foram premiados em feira de Ciências e Engenharia nos Estados Unidos. Os projetos foram de Neurociência e Meio Ambiente.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES