10 cursos para quem gosta de ajudar as pessoas

De profissionais da saúde a educadores, o gosto por ajudar pessoas é o diferencial para muitas áreas de trabalho.
Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Muitas pessoas demonstram a habilidade de cuidar do próximo desde pequenas. Às vezes, costumamos até mesmo considerar que cuidar de outras pessoas seja um dom, por ser um ato que requer além de habilidade, carinho, atenção, paciência e muito cuidados.

Geralmente, essas pessoas levam essa característica por toda vida e acabam buscando trabalhar em alguma profissão que possam se dedicar às outras pessoas. Por isso, selecionamos alguns cursos que são voltados para atender pessoas que precisam de ajuda, seja para cuidar da saúde, aprender a ler ou até mesmo para problemas sociais.

Confira 10 cursos destinados a quem gosta de ajudar pessoas:

1) Enfermagem

Para ser um enfermeiro é muito importante gostar de ajudar as pessoas. Os enfermeiros, geralmente, são as primeiras pessoas que recebem um paciente no hospital. Normalmente, as pessoas fazem uma triagem com estes profissionais para que eles adiantem aos médicos quais são as principais queixas que os levam até ele.

Os enfermeiros também são quem mais se dispõem na hora de cuidar de um paciente. Fazem medicações, acompanham os médicos em seus atendimentos e dão os maiores cuidados aos seus pacientes durante a estadia em um hospital. Geralmente, estão prontos para exercer as diversas atividades de cuidados com todo tipo de paciente.

Saiba mais sobre a Enfermagem.

2) Medicina

Médicos cuidam, diagnosticam e ajudam a prevenir doenças dos seus pacientes

Os médicos são um dos profissionais mais admirados que existem. Sabemos que passar em um vestibular de Medicina é difícil e exige muita dedicação do estudante. E na profissão não é diferente.

Um médico deve estar preparado psicologicamente para atender pessoas com os mais variados sintomas e que, às vezes, podem estar muito abaladas. Por isso, a empatia e amor pelo próximo fazem a diferença na profissão.

Os médicos são responsáveis por analisar e diagnosticar problemas de saúde, além de ajudar a prevenir alguma doença ou até mesmo realizar procedimentos cirúrgicos para salvar vidas.

Saiba como é o curso de Medicina.

3) Assistente Social

Essa é uma profissão para as pessoas que gostam de se dedicar à sociedade. Um assistente social valoriza o bem-estar coletivo e executa atividades que possam proporcionar essa situação.

É um profissional que pode atuar em diversas áreas, como apoio a crianças e adolescentes que sofrem violência, abandono e à espera de uma adoção. Também são fundamentais na ressocialização de ex-detentos. 

O assistente social pode trabalhar em hospitais, órgãos públicos e entidades filantrópicas.

Saiba mais sobre o Serviço Social.

4) Fisioterapia

Fisioterapeutas ajudam as pessoas em reabilitações para que possam ter mais qualidade de vida

As pessoas costumam procurar um fisioterapeuta quando precisam se recuperar de alguma lesão adquirida por traumas de atividade física, acidente ou até mesmo por alterações genéticas.

O fisioterapeuta deve prestar aos seus pacientes um atendimento específico para cada necessidade. Em sua atuação, ele deve visar recuperar as pessoas de dores em suas articulações, órgãos e demais sistemas, recuperação da confiança e de traumas para que consigam voltar a exercer suas atividades diárias com bem-estar.

Saiba mais sobre o curso de Fisioterapia.

5) Psicologia

Atuar como psicólogo é uma profissão que requer grande responsabilidade. As pessoas costumam procurar esses profissionais quando possuem problemas que afetam suas emoções, modo de enxergar a vida, traumas, angústia pela perda de pessoas queridas ou outros tipos de problemas.

O psicólogo não é um médico, não pode receitar remédios aos seus pacientes, mas pode ser considerado como um “amigo” que, por meio da observação e diálogo, proporciona uma vida melhor às pessoas. Saber escutar é uma habilidade importante para essa profissão.

Os psicólogos podem atuar em clínicas, empresas, escolas e demais locais que buscam oferecer opções de bem-estar emocional para as pessoas que o frequentam. 

Veja como é o curso de Psicologia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

6) Educação Física

A área de atuação de um profissional de Educação Física também é ampla e pode ajudar muitas pessoas. Através da prática de atividades físicas, as pessoas podem encontrar mais bem-estar em sua vida com a melhora da saúde, redução de peso nos casos com indicação e também melhora autoestima por meio dos resultados estéticos.

Os educadores físicos devem ajudar as pessoas na execução dos melhores exercícios para a sua saúde, evitando que tenham lesões ou acidentes na hora da execução das atividades. Eles também podem ser professores para crianças, ensiná-los a pratica de um esporte e contribuir para a promoção da saúde desde os primeiros anos de vida.

Saiba mais sobre a Educação Física.

7) Nutrição

Nem sempre as pessoas costumam ter conhecimento sobre a forma de manter uma alimentação saudável e, por isso, os nutricionistas são muito importantes para ajudar cada indivíduo em suas necessidades particulares.

Os nutricionistas são muito procurados por pessoas que precisam reduzir o peso, tratar alguma doença ocasionada pela má alimentação e também por atletas e pessoas que desejam melhor sua parte física. 

Além de ter interesse em conhecer as propriedades nutricionais de cada alimento, o profissional de Nutrição deve ter a aptidão por ensinar e incentivar seus pacientes em uma melhor forma para se alimentar. Eles podem atuar em hospitais para organizar dietas de pessoas doentes, empresas do ramo alimentício, clínicas e outros ambientes.

Conheça o curso de Nutrição.

8) Fonoaudiologia

São profissionais que ajudam as pessoas no tratamento de problemas relacionados à audição e à fala. O fonoaudiólogo diagnostica os distúrbios tanto de recém-nascidos, crianças, adultos e idosos e os ajuda na recuperação máxima desses problemas.

Também podem ser procurados por artistas, jornalistas, cantores, palestrantes e pessoas que trabalham com voz e locução para que possam melhorar a dicção durante a fala. 

Saiba mais do curso de Fonoaudiologia.

9) Odontologia

Um profissional da Odontologia é responsável pelos cuidados com a saúde bucal das pessoas. Todo mundo precisa ir ao dentista, pelo menos, uma vez ao ano e, quando forem, precisam ser bem atendidas para manter esse hábito. 

O cirurgião dentista deve ajudar seus pacientes a cuidar melhor dos dentes, ensinar a escovação e demais asseios bucais. É um profissional que, além de cuidar dos dentes, eliminar bactérias na boca e aliviar dores, pode ajudar na estética. Afinal, quem não quer um sorriso bonito? 

Conheça o curso de Odontologia.

10) Pedagogia

Pedagogos têm papel importante na formação social das pessoas

Essa é uma das profissões que mais contribuem para a formação social de uma pessoa. Os pedagogos são os responsáveis pela educação das crianças em seus primeiros anos escolares. Devem estar sempre dispostos e pacientes para cuidar de quem está em fase de aprendizagem.

Pedagogos costumam trabalhar em escolas, mas existem outras possibilidades como empresas, órgãos públicos, brinquedotecas etc. 

Saiba mais sobre a Pedagogia.