Whatsapp
Em 28/03/2018 13h27 , atualizado em 15/10/2021 17h34

Como estudar para o Enem 2018

Enem

Se preparar com antecedência para provas do Enem 2018 permite estudar sem se sobrecarregar. Por Lorraine Vilela Campos
Montar um cronograma de estudos facilita a rotina de preparação para o Enem 2018
Montar um cronograma de estudos facilita a rotina de preparação para o Enem 2018
Crédito da Imagem: Shutterstock
PUBLICIDADE

O Enem 2018 já tem data marcada: 4 e 11 de novembro! Nada melhor que aproveitar os meses que antecedem a 20º edição do Exame Nacional do Ensino Médio para saber como se preparar para as provas, não é mesmo?

Quem fez o Enem em anos anteriores já tem uma noção de como as provas funcionam, como as questões são divididas e os temas que mais caem no Enem. Estreante no exame ou não, preparar-se com antecedência ajuda o estudante a não se sobrecarregar nos estudos e ainda ter um melhor desempenho. 

Veja como estudar para o Enem 2018!

Saiba como será o Enem 2018

O primeiro passo é saber as principais datas do Enem 2018, suas regras e características de aplicação do exame. 

O Brasil Escola traz para você textos que explicam temas como:

=> Como me inscrever no Enem 2018
=> Mudanças do Enem 2018
=> Quem pode fazer o Enem 2018?
=> Como não pagar a taxa do Enem 2018
=> Onde usar as notas do Enem 2018

Planeje seus estudos

Uma forma de começar a preparação para o Enem 2018 é fazer um cronograma de estudos. Você pode fazer um diário ou calendário para dividir a forma como as disciplinas serão estudadas. Saiba como montar o seu!

=> Considere a sua rotina para preparar um cronograma de estudos que seja compatível com o seu dia a dia: se sua aula na escola é de manhã, separe algumas horas à tarde para revisar os conteúdos vistos em sala naquele dia, já que a matéria estudada em sala de aula é melhor assimilada se lida mais profundamente no mesmo dia. 

=> Organize um lugar para estudar: se for em casa, procure um local arejado, claro e que tenha materiais para anotação próximos a você. Se seus estudos são no contraturno das aulas, dentro da escola, procure locais silenciosos como bibliotecas ou onde possa usar o computador (se for utilizar ferramentas online e textos na internet). 

=> Faça pausas de tempos em tempos: não estude durante toda a tarde (ou noite) sem fazer pausas. É importante tirar alguns minutos para andar um pouco, se alongar, comer algo e fazer algo que tire um pouco a tensão.

=> Identifique seu perfil de estudo: há pessoas que estudam melhor sozinhas, enquanto outras aprendem mais se compartilharem o conteúdo lido com uma ou mais pessoas. Veja como você prefere estudar e qual maneira lhe dá mais facilidade. 

Conheça as provas do Enem

Conhecer a estrutura do Enem facilita na hora dos estudos. O exame é composto por 180 questões objetivas divididas igualmente entre as seguintes áreas:

=> Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia)
=> Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira e Artes)
=> Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física
=> Matemática

Além das questões objetivas, o Enem conta com uma redação (texto dissertativo-argumentativo). O Inep, organizador do exame, lança um tema na prova com material de apoio para o participante (notícias, pesquisas, mapas, gráficos) e pede que o estudante formule sua argumentação em formato de prosa, propondo uma solução para o problema apresentado. 

Treine com provas passadas

Refazer as provas anteriores do Enem é uma forma do estudante saber qual o nível de dificuldade encontrada em cada questão e área de conhecimento. Quando você identifica suas maiores dificuldades, é possível direcionar seus estudos para as disciplinas ou assuntos em que precisa de mais dedicação e esclarecimento de dúvidas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pensando nisso, o Brasil Escola traz as provas anteriores do Enem para que você possa conferir como foi o exame em outros anos! Além disso, há a correção comentada do Enem e os gabaritos oficiais

Faça simulados

Fazer um Simulado Enem ajuda o estudante a ter noção de como é responder uma prova grande dentro de um tempo determinado. 

O participante também pode cronometrar seu tempo para saber o quanto gasta em cada pergunta e ter uma noção se conseguirá fazer o Enem 2018 dentro do período disponibilizado pelo Inep: 5h30 no primeiro domingo e 5h no segundo. Muitos estudantes não conseguem planejar o tempo corretamente e acabam deixando de responder uma ou mais questões. 

O Brasil Escola tem um simulado com questões de várias edições do Enem para que você possa treinar os seus conhecimentos. É possível ver o tempo que gastou para responder as perguntas, o seu  número de acertos e ainda compartilhar o desempenho nas redes sociais. 

Dê atenção para a interpretação de texto

O Enem é uma prova que exige muita interpretação de texto, já que seus enunciados são compostos por trechos de livros e pequenos textos (didáticos ou jornalísticos). Geralmente, é possível achar a resposta na própria pergunta, por isso é preciso ler com atenção o que é pedido. 

Uma maneira de ter boa interpretação de texto é ler bastante durante o período de preparação. Quanto mais leitura, maior a facilidade em interpretar dados e mais conhecimento é acumulado. 

A redação também depende muito a interpretação de texto, porque o participante tem que entender qual a questão-problema da produção textual e a melhor solução para ela. 

Treine a redação

Uma dificuldade recorrente no Enem é a redação. Como a única parte discursiva do exame é a produção textual, não há como “chutar” para acertar. É preciso demonstrar conhecimento das técnicas de redação, domínio da Língua Portuguesa, poder de argumentação e de resolução de problemas. 

Para se sair bem no Enem 2018, faça redações sempre que puder. Se você tem mais dificuldade com a produção textual do que as demais disciplinas, dê uma atenção a mais para a dissertação quando for estudar. 

Veja todos os temas de redação do Enem e elabore seu texto considerando as competências cobradas na correção do Enem

Uma maneira de saber o seu desempenho é participar do Banco de Redações do Brasil Escola. Todo mês é proposto um tema diferente. A redação será corrigida de graça por uma corretora especializada no Enem. 

Veja videoaulas

As videoaulas para o Enem 2018 são uma maneira dinâmica, gratuita e prática de estudar para as provas! Professores dão dicas de diferentes temas cobrados no exame. Vá anotando o que for interessante e pontuando suas dúvidas, as quais podem ser esclarecidas durante as aulas em sua escola, nos livros e artigos do Brasil Escola, por exemplo. 

Aproveite a internet para estudar e tire o melhor proveito dela! O Brasil Escola também possui um canal no YouTube com conteúdo para ensino médio.

Fique por dentro do que é notícia

O Enem 2018 terá a presença de temas que foram notícia no Brasil e no Mundo. Os assuntos podem aparecer em diferentes áreas do conhecimento e de diversas formas, por isso, saber o que acontece ajuda na hora de responder questões sobre atualidades. 

No Brasil Escola é possível acessar as atualidades nacionais e internacionais. Confira!

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Saiba quais dados podem ser alterados durante e depois das inscrições para o Enem, como cidade de prova e opção de língua estrangeira.
Descubra se sua inscrição no Enem foi confirmada. Há duas mensagens que aparecem no final da inscrição do Enem. Uma indica que a inscrição foi confirmada. Estudantes precisam pagar o boleto do Enem ou ganhar isenção da taxa.
O primeiro passo para participar do Enem 2018 é fazer a inscrição corretamente. Confira passo a passo como se inscrever no Enem 2018! Onde e como se inscrever no Enem 2018 e como funciona o sistema de inscrição do Enem.
Confira todas as regras do Enem 2018 para se dar bem nas provas e não ser eliminado no Enem.
Se informe sobre as datas do Enem e saiba quando serão abertas as inscrições e quando serão as provas do Enem 2018. Descubra também a data do resultado do Enem 2018.
Criado em 1998 para avaliar o desempenho dos estudantes do ensino médio, o Enem é hoje o principal processo seletivo do Brasil. Veja um histórico de 20 anos do Enem, as mudanças na prova, as fraudes, o aumento na segurança e a importância do exame para participar do ProUni, SiSU e Fies.
MEC informou hoje que prorrogou até o dia 15 de abril o prazo para envio de pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2018.
O IFB oferece 40 vagas em cursinho gratuito para o Enem 2018. Inscrições serão feitas de 23 de abril a 6 de maio. Seleção será por sorteio eletrônico.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES