Principais dicas de Biologia para o Enem

Veja algumas dicas de Biologia para o Enem, componente curricular que está inserido na área de conhecimento chamada de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Para realizar o Enem, é fundamental ler as questões com atenção e estar bem preparado em relação ao conteúdo.
Para realizar o Enem, é fundamental ler as questões com atenção e estar bem preparado em relação ao conteúdo.

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Neste texto, apresentaremos as principais dicas de Biologia para o Enem e algumas informações importantes a respeito da realização da prova de Ciências da Natureza. Como sabemos, a Biologia, junto da Química e Física, faz parte área de conhecimento denominada Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e a prova desse componente curricular é aplicada no segundo dia do exame.

A prova apresenta uma tendência de ser contextualizada e interdisciplinar, entretanto, questões mais diretas também podem aparecer. Dentre os temas que merecem destaque por serem muito cobrados nas provas de Biologia podemos citar a Ecologia e a Fisiologia.

Veja também: Dez dicas para se preparar para o vestibular ou para o Enem

Tópicos deste artigo

Resumo sobre as principais dicas de Biologia para o Enem

  • Os temas mais cobrados da Biologia no Enem são a Ecologia, Fisiologia Humana, Biotecnologia, Citologia e Botânica.

  • Em geral, as questões do Enem costumam ser contextualizadas e interdisciplinares, mas questões mais diretas e conteudistas também podem ser cobradas.

  • É importante ler atentamente questões com texto, gráficos e tabelas para que seja possível interpretar corretamente a situação da questão.

  • A Biologia é um componente curricular que está inserido na área de conhecimento denominada Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

  • A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias é aplicada no segundo dia do Enem.

  • A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias contém 45 questões, sendo composta por questões de Física, Química e Biologia.

Temas mais cobrados em Biologia no Enem

A prova de Biologia do Enem, bem como a de outros componentes curriculares, é muito dinâmica, apresentando algumas mudanças de um ano para outro. Entretanto, alguns temas são cobrados de maneira recorrente, sendo importante dar maior atenção a eles. Veja a seguir alguns temas recorrentes.

Ecologia

Sem dúvidas, o tema Ecologia, a área da Biologia voltada para o estudo das relações dos seres vivos entre si e com o meio, é o assunto mais cobrado em Biologia no Enem, apresentando sempre mais de uma questão referente ao tema por ano. Alguns dos temas que merecem atenção são: cadeias e teias alimentares, ciclos biogeoquímicos, relações ecológicas e poluição.

É importante destacar que esses conteúdos são trabalhados de forma contextualizada e frequentemente acompanhados de dados expostos em tabelas e/ou gráficos. A interpretação de textos nessas questões é um ponto extremamente importante, pois para respondê-las é necessário compreender a situação apresentada, e não apenas saber conceitos.

Fisiologia Humana

Compreender a Fisiologia Humana é fundamental para a realização da prova do Enem — lembrando que ela está relacionada às funções e atividades exercidas por cada estrutura que compõe um ser vivo.

Por exemplo, o sistema digestório, o sistema cardiovascular e o sistema respiratório são frequentemente abordados. É importante compreender o funcionamento desse sistemas e também entender os diferentes problemas que podem comprometer seu funcionamento.

Biotecnologia

Biotecnologia é, segundo a Convenção sobre Diversidade Biológica, qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos ou seus derivados para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica. Essa técnica é muito cobrada nas provas do Enem, bem como outros conceitos básicos de Genética.

Citologia

Quando falamos em Citologia ou Biologia Celular, estamos nos referindo ao estudo das células. Compreender a estrutura de uma célula e a função de seus componentes é fundamental para gabaritar as questões relacionadas a esse tema, o qual é também muito cobrado em provas do Enem.

Botânica

Botânica é a área da Biologia que estuda as plantas e é um tema que, até pouco tempo, era pouco cobrado em provas do Enem. Entretanto, temos observado uma tendência de aumento na abordagem dessa área da Biologia, portanto destacamos essa área como um ponto que merece atenção.

Dicas para realizar a prova de Biologia no Enem

As provas do Enem são, em geral, contextualizadas e interdisciplinares. Isso não significa, no entanto, que questões mais diretas não possam ser cobradas.

O caráter mais conteudista foi observado, por exemplo, na prova do exame de 2021, em que algumas questões apresentavam poucos textos e perguntas mais diretas. Sendo assim, é importante estar preparado para responder diferentes tipos de questões.

No que diz respeito às questões mais contextualizadas e com textos introdutórios, é fundamental estar atento e ler com paciência toda a questão para que o problema apresentado seja completamente compreendido. O mesmo vale para o caso dos gráficos e tabelas, em que a atenção deve ser redobrada para evitar erros relacionados à falta de atenção.

Para se preparar para o Enem, é importante estudar o conteúdo e resolver algumas questões, pois assim você será capaz de compreender melhor como são as questões da prova. Além disso, por ser uma prova extensa, é importante realizar provas antigas para aprender a administrar o tempo.

Outro ponto importante é estar sempre antenado a conteúdos atuais e relevantes para a sociedade, pois esses temas são frequentemente cobrados. Os conceitos básicos da Biologia, no entanto, não devem ser esquecidos.

Leia também: Conceitos de Biologia que não devemos confundir no Enem

Como são as questões de Biologia no Enem?

Para que você possa compreender como a Biologia é cobrada no Enem, separamos algumas questões do exame de 2021 (caderno amarelo).

  • Questão 1:

Questão 95 do caderno amarelo do Enem 2021.

Resolução:

Alternativa C

Essa questão aborda um importante papel ecológico dos animais na dispersão de plantas. Como as preguiças-gigantes se alimentavam de frutos e sementes, contribuíam para dispersão de sementes dos vegetais que faziam parte de sua dieta e, consequentemente, permitiam que mais áreas fossem ocupadas por essas plantas. Com a extinção desses animais, a flora local passou a ocupar áreas mais restritas, uma vez que o dispersor já não estava presente.

  • Questão 2:

Questão 97 do caderno amarelo do Enem 2021.

Resolução:

Alternativa B

Essa questão de Botânica fala a respeito da dupla fecundação e a formação do endosperma triploide, o qual acumula reservas que são utilizadas pelo embrião. É importante destacar que essa questão apresenta uma tendência mais conteudista que a questão anterior, mostrando que a prova do Enem, como já dito, é dinâmica, e cada exame pode apresentar questões com perfis diferentes.

  • Questão 3:

Questão 120 do caderno amarelo do Enem 2021.

Resolução:

Alternativa B

A questão aborda o conceito de magnificação trófica, um fenômeno que acontece quando uma substância é acumulada de maneira progressiva de um nível trófico para outro. Na magnificação trófica temos um efeito cumulativo, portanto os compostos citados na questão são observados em maior quantidade nos níveis tróficos mais elevados.

Matriz de referência para o conteúdo de Biologia do Enem

O Inep disponibiliza a matriz de referência do Enem todos os anos em seu site oficial. A finalidade da matriz é definir os conteúdos que farão parte da prova, sendo fundamental que o aluno conheça essa matriz para que possa criar estratégias de estudo mais eficientes. Veja a seguir a matriz de referência de Biologia.

Prova de Ciências da Natureza no Enem

Biologia, Química e Física estão inseridas nas Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Enem. Possuindo 45 questões, a prova de Ciências da Natureza é respondida no segundo dia do exame, dia em que, além da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, é realizada também a prova de Matemática e suas Tecnologias, também com 45 questões.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias, assim como as demais áreas do conhecimento do Enem, possui questões que se destacam por sua forma interdisciplinar e contextualizada. Em geral, a prova tem uma tendência de ser menos conteudista e com questões pouco diretas, sendo, geralmente, os conteúdos cobrados na forma de situações que devem ser interpretadas e analisadas pelo candidato.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia 

Assista às nossas videoaulas

Artigos de Principais dicas de Biologia para o Enem


Para realizar o Enem, é fundamental ler as questões com atenção e estar bem preparado em relação ao conteúdo.
Biologia no ENEM: conteúdo programático e fontes de estudo
Conteúdos programáticos de Biologia para o ENEM, com links para produções do Brasil Escola.
Para realizar o Enem, é fundamental ler as questões com atenção e estar bem preparado em relação ao conteúdo.
Cadeia alimentar no Enem
Amplie seus conhecimentos em Ecologia e descubra como é cobrado o tema cadeia alimentar no Enem.
Para realizar o Enem, é fundamental ler as questões com atenção e estar bem preparado em relação ao conteúdo.
Ciclos biogeoquímicos no Enem
Entenda como são cobrados os ciclos biogeoquímicos no Enem e amplie seus conhecimentos a respeito...
Para realizar o Enem, é fundamental ler as questões com atenção e estar bem preparado em relação ao conteúdo.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia no Enem
Conheça aqui as matérias mais cobradas no Enem em Biologia.
Para realizar o Enem, é fundamental ler as questões com atenção e estar bem preparado em relação ao conteúdo.
Conceitos básicos de Ecologia no Enem
Veja como podem ser cobrados os conceitos básicos de Ecologia no Enem e relembre um pouco desse...
Para realizar o Enem, é fundamental ler as questões com atenção e estar bem preparado em relação ao conteúdo.
Conteúdos de Biologia que mais caem no Enem
Você sabe quais os conteúdos de Biologia que mais caem no Enem? Clique aqui, descubra a resposta...
Para realizar o Enem, é fundamental ler as questões com atenção e estar bem preparado em relação ao conteúdo.
Dicas para o Enem sobre qualidade da água
Entenda como pode ser cobrada a qualidade da água no Enem e a importância de estudar esse tema...
Para realizar o Enem, é fundamental ler as questões com atenção e estar bem preparado em relação ao conteúdo.
DSTs e métodos contraceptivos no Enem
Entenda como pode ser cobrado o conteúdo que envolve as DSTs e os métodos contraceptivos no Enem.
Para realizar o Enem, é fundamental ler as questões com atenção e estar bem preparado em relação ao conteúdo.
Fisiologia Humana no Enem
Veja como é feita a abordagem do tema fisiologia humana no Enem e retire algumas dúvidas a...
Para realizar o Enem, é fundamental ler as questões com atenção e estar bem preparado em relação ao conteúdo.
Fotossíntese no Enem
Clique e veja como é cobrado o tema fotossíntese no Enem, que pode cair nas provas de Ciências...
Para realizar o Enem, é fundamental ler as questões com atenção e estar bem preparado em relação ao conteúdo.
Genética no Enem
São constantemente cobradas questões de genética no Enem, por isso não deixe de clicar aqui...
Para realizar o Enem, é fundamental ler as questões com atenção e estar bem preparado em relação ao conteúdo.
Imunização no Enem
Entenda como é cobrado o tema Imunização nas provas do Enem e aprenda a diferença entre...
Para realizar o Enem, é fundamental ler as questões com atenção e estar bem preparado em relação ao conteúdo.
Origem da vida no Enem
Confira nossa dica de hoje e veja como a origem da vida já foi cobrada no Enem!
Para realizar o Enem, é fundamental ler as questões com atenção e estar bem preparado em relação ao conteúdo.
Problemática do lixo nas provas do Enem
Entenda como é abordada a problemática do lixo nas provas do Enem e saia na frente nos estudos...
Para realizar o Enem, é fundamental ler as questões com atenção e estar bem preparado em relação ao conteúdo.
Reino Plantae no Enem
Veja como o Reino Plantae pode ser cobrado no Enem e prepare-se para o exame através de nossas...
Para realizar o Enem, é fundamental ler as questões com atenção e estar bem preparado em relação ao conteúdo.
Resolvendo as questões de Biologia mais difíceis do Enem 2016
Clique aqui e veja quais foram as questões de Biologia mais difíceis do Enem 2016, segundo alguns...
Para realizar o Enem, é fundamental ler as questões com atenção e estar bem preparado em relação ao conteúdo.
Saúde humana no Enem
Veja como é cobrado o tema saúde humana no Enem e acompanhe algumas dicas de como estudar essa...
Para realizar o Enem, é fundamental ler as questões com atenção e estar bem preparado em relação ao conteúdo.
Transgênicos no Enem
Confira a dica sobre transgênicos no Enem e veja como esse tema foi abordado em provas anteriores.