Quem pode fazer o Enem 2018

Todos os estudantes matriculados no ensino médio ou que já concluíram podem fazer o Enem.
Por Rafael Batista

Crédito da Imagem: quem pode fazer enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Com a tamanha importância que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ganhou nos últimos anos, fazer o Enem pode ser a grande chance de quem deseja ingressar em um curso superior. 

Para fazer o Enem 2018, o estudante deve estar cursando ou já ter concluído o ensino médio, independente se em escola pública ou particular. Quem está no terceiro ano ou já o terminou o ensino médio pode usar as notas do Enem para entrar na faculdade por meio SiSU, ProUni ou FIES

Já os estudantes que estão no primeiro ou segundo ano do ensino médio podem fazer o Enem como treineiros. Isso significa que não poderão usar o desempenho no exame para entrar nas universidades. Nesse caso, os participantes terão acesso às notas 60 dias depois que o resultado for liberado para os demais candidatos. 

Saiba como se inscrever no Enem 2018

Tópicos deste artigo

Casos especiais

Os estudantes com limitações físicas ou motoras também podem fazer o Enem 2018. O edital que rege a realização do exame sempre prevê condições especias, caso o participante necessite.

Para isso, aqueles estudantes interessados em fazer o Enem e que precisem de alguma espécie de atendimento especializado e/ou específico devem solicitar já no ato da inscrição. O atendimento especial no Enem pode ser solicitado por:

- Pessoas com deficiência física ou intelectual;
- Grávidas;
- Lactantes;
- Idosos;
- Estudantes hospitalizados.

Saiba como solicitar atendimento especial no Enem

Estudante grávida
Grávidas também contam com o suporte da organização do Enem

Nestes casos, a organização do Enem 2018 deve providenciar salas especiais com acesso facilitado, atendimento em ambiente hospitalar, intérprete de libras e outros. As candidatas que estão em fase de amamentação podem indicar um responsável que cuidará da criança durante a prova em um espaço para a amamentação do bebê, quando necessário.

Mães no Enem

No caso das mães que precisam fazer o Enem, existe um projeto colaborativo chamado Mães no Enem. Além de oferecer aula online de língua portuguesa e redação, o projeto conta com voluntárias para cuidar dos filhos das participantes do exame. Tanto as mães quanto as cuidadoras podem se candidatar ao projeto no e-mail maesnoenem@gmail.com.

Nome Social

Além do atendimento especial, o participante do Enem 2018 pode requerer tratamento pelo nome social, no caso de participantes travestis ou transexuais. Em todos os casos, será necessário enviar a documentação que comprove a condição informada.