Topo
pesquisar
Texto-A+A

Banco de Redações

janeiro

Tema: A influência dos meios de comunicação na sociedade brasileira
Leia a(s) proposta(s) abaixo e envie sua redação

Atenção: Esta semana -70 redações, do limite de 40, já foram enviadas! [?]

PUBLICIDADE

Meios de comunicação, atualmente, apresentam uma grande importância entre as relações humanas, uma vez que há uma agilidade de acompanhar e divulgar informações. Por isso, apresenta um caráter formador de opinião, sobretudo quando se trata de política. Tendo isso em vista, a proposta do Banco de Redações do mês de janeiro é que você desenvolva uma redação sobre o seguinte tema: "A influência dos grandes meios de comunicação na sociedade brasileira".

Para realizar a proposta, você deverá construir um texto dissertativo-argumentativo respondendo ao questionamento da proposta, demonstrar domínio da norma culta da língua, mobilizar diversas áreas do conhecimento, ou seja, seu conhecimento de mundo para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Além disso, você deve levar em consideração os textos apresentados na coletânea, levantar os principais argumentos, dados e exemplos e realizar uma análise crítica, deixando claro seu posicionamento diante do tema na conclusão do texto. Apresente uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

Saiba como fazer uma boa dissertação e conheça também as características deste gênero textual​.

ATENÇÃO: as redações serão corrigidas de acordo com os critérios do ENEM, seguindo seu método de análise e pontuação, assim como suas regras. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atenção aos motivos que podem zerar sua redação:
1) Fuga total ao tema;
2) Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
3) Texto com até 7 linhas;
4) Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
5) Redação em branco;
6) Cópia do texto motivador.

Cronograma para envio de redações:
1º período: 4 a 10 de janeiro
2º período: 12 a 18 de janeiro
3º período: 20 a 26 de janeiro

Evite enviar a redação pelo celular. A estrutura do texto pode ficar comprometida e o corretor ortográfico do celular pode trocar as palavras.

As correções estarão disponíveis a partir do dia 2 de fevereiro.

Enviou seu texto em dezembro de 2019? Acesse aqui a correção.

Saiba como funciona o Banco de Redações!

Como é a redação do Enem

Como fazer uma boa redação

Elabore sua redação considerando as ideias a seguir:

Com a modernização do mundo os meios se tornaram cada vez mais difundidos entre a população. Seja de um simples jornal impresso até um digitalizado estamos sempre bem informados aonde quer que seja.
 
No cotidiano todos querem sempre estar bem informados, dessa forma, para que as noticias e informações cheguem mais rápido aos interessados, os meios de comunicação buscam de todas as formas, maneiras de facilitar essa transmissão, contando sempre com o auxílio da tecnologia. A cada dia nos surpreendemos com a criação de novos softwares que carregamos e nossos computadores, tablets e até mesmo celulares, além de que estamos sempre bem informados com telejornais ao longo do dia.
 
Com a necessidade de uma maior facilitação da comunicação a maior parte da população mundial vem se cercando de novos instrumentos que permitem a interatividade, sendo possível até mesmo com pessoas de outros países. A popularização dos celulares e da internet faz com que a distância diminua entre as pessoas, que mesmo em locais diferentes do globo tem suas mensagens transmitidas em questões de segundos e em alguns casos instantaneamente.
Portanto, vemos que estamos cercados pelos meios de comunicação, que nos servem com a informação, alimento para o cérebro, e como instrumento de interatividade nos possibilitando e facilitando a inserção social e as relações interpessoais.  [Brasil Escola] Leia o texto na íntegra
 
Uma pesquisa de opinião do Instituto DataSenado aponta a influência crescente das redes sociais como fonte de informação para o eleitor, o que pode em parte explicar as escolhas dos cidadãos nas eleições de 2018. Quase metade dos entrevistados (45%) afirmou ter decidido o voto levando em consideração informações vistas em alguma rede social. E a principal fonte de informação do brasileiro hoje é o aplicativo de troca de mensagens WhatsApp, segundo o levantamento. Das 2,4 mil pessoas entrevistadas, 79% disseram sempre utilizar essa rede social para se informar. [Diário do Comércio] Leia o texto na íntegra
 


Redações corrigidas



BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola