Topo
pesquisar
Texto-A+A

Banco de Redações

junho

Tema: Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?
Leia a(s) proposta(s) abaixo e envie sua redação

Atenção: Esta semana 27 redações, do limite de 40, já foram enviadas! [?]

PUBLICIDADE

Nos últimos dias, uma rebelião que ocorreu em um presídio de Manaus trouxe à tona uma discussão para se pensar políticas públicas para garantir um desenvolvimento mais humano dos detentos. No entanto, embora seja uma discussão necessária, essa perpectiva de "humanizar" as pessoas que estão presas é pouco aprovada pela grande parte da população brasileira, tendo em vista a visão de que o preso tem que "sofrer" na cadeia. Desse modo, a proposta do Banco de Redações do mês de junho é que você desenvolva uma redação sobre o seguinte tema: Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Para realizar a proposta, você deverá construir um texto dissertativo-argumentativo respondendo ao questionamento da proposta, demonstrar domínio da norma culta da língua, mobilizar diversas áreas do conhecimento, ou seja, seu conhecimento de mundo para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, você deve levar em consideração os textos apresentados na coletânea e, de preferência, aprofundar a pesquisa sobre o assunto em outros meios, levantar os principais argumentos, dados e exemplos e realizar uma análise crítica, deixando claro seu posicionamento diante do tema na conclusão do texto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Saiba como fazer uma boa dissertação e conheça também as características deste gênero textual​.

ATENÇÃO: as redações serão corrigidas de acordo com os critérios do ENEM, seguindo seu método de análise e pontuação, assim como suas regras. 

Atenção aos motivos que podem zerar sua redação:
1) Fuga total ao tema;
2) Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
3) Texto com até 7 linhas;
4) Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
5) Redação em branco, mesmo com texto em rascunho.
6) Cópia do texto motivador

Cronograma para envio de redações:
1º período: 1 a 8 de junho
2º período: 10 a 15 de junho
3º período: 17 a 25 de junho

Evite enviar a redação pelo celular. A estrutura do texto pode ficar comprometida e o corretor ortográfico do celular pode trocar as palavras.

As correções estarão disponíveis a partir do dia 1º de Julho.

Enviou seu texto em maio de 2019? Acesse aqui a correção.

Não sabe como começar seu texto? Então confira algumas dicas aquiaqui e aqui.

Elabore sua redação considerando as ideias a seguir:

Esse é o cenário enfrentado por Estados das regiões Norte e Nordeste - uma dinâmica que, entre outros processos violentos, tem causado massacres em presídios como o ocorrido entre domingo e segunda-feira em Manaus.

Pelo menos 40 detentos foram encontrados mortos em quatro unidades do sistema prisional na cidade na segunda, número que se soma a outros 15 mortos em um presídio da capital amazonense no domingo.

Segundo a gestão do governador Wilson Lima (PSC), as mortes foram motivadas por uma disputa interna entre duas lideranças da facção criminosa Família do Norte (FDN), ruptura que pode causar novos homicídios em presídios e nas ruas. [BBC] Leia o texto na íntegra 

 A organização não-governamental Human Rights Watch estimou que, no final de 2018, o número de presos no Brasil já passava de 840 mil, terceiro maior do mundo, atrás apenas daqueles dos Estados Unidos e da China.

Porém, o sistema carcerário nacional só tem capacidade para abrigar a metade dos atuais detentos. São menos de 400 mil vagas disponíveis e, como consequência, a superlotação leva a situação insalubres e até desumanas. Em muitos casos, presos recorrem ao Judiciário e são postos em liberdade sob o argumento de que as prisões violam direitos humanos básicos. [Senado Notícias] Leia o texto na íntegra 

Desde a morte de 55 presos dentro de presídios, no início desta semana, dezenas de famílias fazem "plantão" no Instituto Médico Legal (IML) de Manaus. Ao descobrir a situação dos familiares que buscam respostas, Manoel Rodrigo, de 25 anos, juntou um garrafão de café, pães e três amigos para distribuir refeições na porta do IML. Hoje estudante de teologia, Manoel é um ex-detento do sistema prisional do Amazonas.
[..]
O jovem, junto a três amigos, chegou ao IML com 5 litros de café com leite e mais 70 pães para distribuir aos familiares dos detentos mortos no massacre. Antes, Manoel enviou mensagens convidando outros amigos para a ação e recebeu mensagens negativas.

"Disseram que não iam levar café para bandido. Eu respondi que não iria levar café para bandido. Eu ia levar café para seres humanos. Preciso fazer o meu papel de amor ao próximo", finalizou. [G1] Leia o texto na íntegra

Para Clara Grisot, cofundadora da associação francesa Prison Insider, que coleta informações sobre as condições das prisões no mundo, "o que acontece dentro das prisões de países onde há muita violência, como o Brasil, é a exacerbação do que ocorre nas ruas".

Segundo ela, isso explica a violência que surge regularmente no sistema carcerário do país e também o olhar da sociedade, que inclui o desdém para uma parte dos brasileiros, em relação a massacres como o de Manaus

[..]

Na sua opinião, penas mais severas não reduzem a possibilidade de as pessoas cometerem crimes. Investir em presídios em detrimento da educação, diz ela, "é uma escolha infeliz porque apostar na educação significa fechar prisões". [BBC Brasil] Leia o texto na íntegra
 


Redações corrigidas



BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola