Topo
pesquisar
Em 17/05/2018 15h16, atualizado em 17/05/2018 15h16

Como alterar os dados de inscrição do Enem

Enem

Estudantes não podem mudar algumas informações do Enem depois do prazo de inscrições. Por Rafael Batista
PUBLICIDADE

Os dados de inscrição do Enem devem ser alterados na Página do Participante, mas os estudantes não podem mudar algumas informações depois que o prazo de inscrição é encerrado. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de preencher os dados.

Muitos participantes do Enem têm dúvidas sobre como alterar os dados da inscrição. Há itens que podem ser modificados ainda dentro do prazo de inscrição e outros até o dia da prova. Para mudar qualquer informação o estudante deve antes logar na Página do Participante, informado CPF e senha.

Quais dados de inscrição no Enem eu posso alterar?

- Documento de identidade (RG);
- Sexo;
- Cor ou raça;
- Nacionalidade e naturalidade;
- Endereço e contato;
- Opção de Língua Estrangeira;
- Cidade de realização da prova;
- Solicitação de atendimento específico ou especializado;
- Uso do nome social

No que diz respeito aos dados pessoais, o participante pode alterar o número do documento de identidade, sexo, cor ou raça, estado civil e nacionalidade, por exemplo, mas dentro do prazo de inscrições. O endereço também pode ser alterado, informando um novo CEP.

Ainda dentro do período de inscrições, o atendimento específico ou especializado no Enem pode ser modificado ou solicitado, basta que o candidato informe a necessidade e especifique as condições. Esse tipo de assistência pode ser solicitado por estudantes com alguma deficiência física ou intelectual ou ainda por estudantes em classe hospitalar.

Língua estrangeira e locais de prova só podem ser alterados durante as inscrições

As informações de contato podem ser alteradas a qualquer tempo. Nessa tela, o estudante deve informar um telefone fixo, um número de celular e um endereço de e-mail. Será através desses dados que o Inep deve entrar em contato com o participante, caso seja necessário. O e-mail e o número do celular podem ainda ser usados para recuperação de senha.

Além disso, o estudante que desejar, pode solicitar atendimento pelo nome social. É o caso de travestis e transexuais. Para estes, há um período específico após o fim das inscrições e, entre outras coisas, será necessário enviar uma foto 3x4.

Como mudar meu local de prova do Enem

O local de prova do Enem pode ser alterado somente durante o período de inscrições, na Página do Participante. Por isso, é de extrema importância que o estudante tenha certeza de que estará na cidade escolhida no dia da prova. Não é permitido realizar o exame em outro lugar que não o especificado no Cartão de Inscrição do Enem.

Como mudar a opção de língua estrangeira no Enem

A opção da língua estrangeira é outro item que só pode ser alterado durante o prazo de inscrição. Há duas opções: inglês ou espanhol. Até o fim do prazo para inscrições essa informação pode ser alterada, caso o inscrito julgue necessário.

O que não pode ser alterado

Ao informar o número de CPF, a página de inscrição preenche alguns dados automaticamente, como nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Estas são as primeiras informações da página de inscrição e que não podem ser alteradas posteriormente. Caso exista alguma incoerência, o estudante deve entrar em contato com o Inep.

Confira também: como cancelar a inscrição no Enem

O candidato deve saber que, depois de ter realizado sua inscrição, não terá acesso à tela da situação do ensino médio em que ele informa se já concluiu ou está matriculado. Sendo assim, essa é uma das informações que não podem ser modificadas após serem salvas no sistema.

Como mudar os dados socioeconômicos do Enem

O formulário com as questões socioeconômica, uma vez salvo, é outro item que não pode ser alterado. Por isso, é de extrema importância que, no ato da inscrição, o estudante esteja atento ao prestar tais informações.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola