Como saber se a inscrição no Enem foi confirmada

Para a inscrição do Enem ser confirmada é preciso pagar o boleto ou ganhar a isenção da taxa.
Por Rafael Batista , Silvia Tancredi

Estudantes precisam verificar se a inscrição foi confirmada
Estudantes precisam verificar se a inscrição foi confirmada
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A inscrição no Enem foi confirmada quando, após preencher todos os dados na Página do Participante, o estudante verificar a mensagem Inscrição concluída com sucesso”.

Mas, para chegar a essa etapa, o estudante precisa preencher uma série de dados pessoais, escolares e socioeconômicos. E, ao final, conferir se todas essas informações estão corretas.

Veja o passo a passo de como se inscrever no Enem.

Tópicos deste artigo

Inscrição confirmada no Enem

Para ter a inscrição confirmada no Enem, o participante verá uma mensagem no tipo da tela (escrita em letras verdes) que pode ser conferida na imagem abaixo.

Assim que aparecer a mensagem em verde, significa que o estudante fez a sua inscrição como isento de taxa de inscrição. 

Neste caso, não há mais nada o que se fazer, a não ser esperar que o Inep libere o cartão de inscrição do Enem com as informações sobre os locais de provas.

Tela da Página do Participante que indica a inscrição confirmada
Clique na imagem para ampliar

No caso dos estudantes que devem pagar a taxa de inscrição, a tela final deve informar a mensagem: Inscrição aguardando o pagamento da GRU, em vermelho. Neste caso, logo abaixo, o estudante terá acesso à Guia de Recolhimento da União (GRU), que deverá ser impressa e paga na rede bancária.

Estudantes não isentos precisam pagar o boleto para a inscrição ser confirmada
Clique na imagem para ampliar

É importante que o estudante saiba que existe um prazo para que o pagamento da taxa seja efetivado. A inscrição só será confirmada após o banco repassar as informações ao Inep, a chamada compensação bancária. Segundo o Inep, esse prazo é de três a cinco dias.

Após o pagamento do boleto e o prazo de compensação bancária, os pagantes devem retornar à Página do Participante para conferir a situação de sua inscrição e verificar se a mensagem foi alterada para “Inscrição concluída com sucesso”.

Se a mensagem de aguardando pagamento persistir, o estudante pode entrar em contato com o Ministério da Educação (MEC) pelo telefone 0800 616161.