Whatsapp
Em 06/06/2018 08h55 , atualizado em 06/06/2018 08h55

Como saber se a inscrição no Enem foi confirmada

Enem

Para a inscrição do Enem ser confirmada é preciso pagar o boleto ou ganhar a isenção da taxa. Por Rafael Batista
Estudantes precisam verificar se a inscrição foi confirmada
Estudantes precisam verificar se a inscrição foi confirmada
PUBLICIDADE

O estudante que deseja participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve estar atento aos dados que serão informados no momento da inscrição. Não conferir todas as informações e não confirmar a inscrição pode impedir o candidato de participar das provas.

Além das informações pessoais do participante, o sistema de inscrição no Enem solicita dados escolares e socioeconômicos e, só depois que terminou esse cadastro, o participante pode ir para a tela de confirmação de inscrição.

Veja o passo a passo de como se inscrever no Enem.

Inscrição confirmada no Enem

Ao final da inscrição no Enem uma mensagem deve aparecer no topo da tela. O texto Inscrição concluída com sucesso, em letras verdes, indica que o estudante conseguiu isenção no exame e, por isso, não precisa pagar a taxa. 

Neste caso, não há mais nada o que se fazer, a não ser esperar que o Inep libere o cartão de inscrição do Enem com as informações sobre os locais de provas.

Tela da Página do Participante que indica a inscrição confirmada
Clique na imagem para ampliar

No caso dos estudantes que devem pagar a taxa de inscrição, a tela final deve informar a mensagem: Inscrição aguardando o pagamento da GRU, em vermelho. Neste caso, logo abaixo, o estudante terá acesso à Guia de Recolhimento da União (GRU), que deverá ser impressa e paga na rede bancária.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Estudantes não isentos precisam pagar o boleto para a inscrição ser confirmada
Clique na imagem para ampliar

É importante que o estudante saiba que existe um prazo para que o pagamento da taxa seja efetivado. A inscrição só será confirmada após o banco repassar as informações ao Inep, a chamada compensação bancária. Segundo o Inep, esse prazo é de três a cinco dias.

Após o pagamento do boleto e o prazo de compensação bancária, os pagantes devem retornar à Página do Participante para conferir a situação de sua inscrição e verificar se a mensagem foi alterada para “Inscrição concluída com sucesso”.

Se a mensagem de aguardando pagamento persistir, o estudante pode entrar em contato com o Ministério da Educação (MEC) pelo telefone 0800 616161.

Artigos Relacionados
Saiba quais dados podem ser alterados durante e depois das inscrições para o Enem. Para se inscrever no Enem o estudante deve prestar diversas informações pessoais, escolares e socioeconômicas. Alguns dados, depois de salvos, não podem ser modificados, mas há aqueles que são passíveis de alteração.
Saiba como estudar para o Enem 2018, dicas de estudo e conteúdo para as provas do Enem 2018.
Saiba como fazer a justificativa de ausência do Enem 2019 para poder solicitar nova isenção no Enem 2020. Confira quais os documentos necessários e veja o passo a passo.
Criado em 1998 para avaliar o desempenho dos estudantes do ensino médio, o Enem é hoje o principal processo seletivo do Brasil. Veja um histórico de 20 anos do Enem, as mudanças na prova, as fraudes, o aumento na segurança e a importância do exame para participar do ProUni, SiSU e Fies.
O Inep informou que as instituições bancárias estão precisando de três a cinco dias para comunicar o pagamento do boleto do Enem 2018. As inscrições para o Enem 2018 encerram na próxima sexta-feira, dia 18, mas a Guia de Recolhimento da União (GRU) pode ser paga até o dia 23 de maio.
Chega ao fim nesta sexta-feira, dia 18 de maio, o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Aqueles estudantes que não conseguiram isenção na taxa de inscrição devem pagar R$ 82 até o próximo dia 23. As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro.
No fim da tarde da última segunda-feira, dia 14 de maio, o número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 ultrapassou a marca de 4 milhões de inscritos. A informação foi divulgada em uma rede social do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Veja dicas de como se vestir adequadamente para as provas do Enem. O que pode e o que não pode usar durante as provas do Enem. Será que pode usar qualquer roupa? Participantes devem ficar atentos para não serem barrados quando forem entrar nos locais de prova.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES