Quais as principais diferenças entre Faculdade e Universidade?

Essa é uma dúvida recorrente entre estudantes, em especial dos que pretendem ingressar em instituições de ensino
Por Silvia Tancredi

Uma das diferenças entre Faculdade e Universidade é a que última oferece atividades em diversas áreas do saber
Uma das diferenças entre Faculdade e Universidade é a que última oferece atividades em diversas áreas do saber
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Uma das questões que gera dúvida entre os estudantes, especialmente os vestibulandos, é a diferença entre Faculdades e Universidades. De acordo com o Decreto nº 5.773, que apresenta as funções de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação, as principais diferenças são:

Tópicos deste artigo

Faculdade

É uma instituição de ensino que oferece somente uma carreira, como, por exemplo, Medicina ou Direito, ou cursos específicos em uma área de conhecimento, tais como Ciências da Saúde ou Engenharias.

Famema
Campus da Faculdade de Medicina da Marília (SP)

- Inicialmente, todas as instituições são cadastradas como faculdades;
- As faculdades geralmente oferecem atividades de ensino, pesquisa e extensão em uma área específica do saber, como, por exemplo, saúde, economia, comunicação, etc;
- O primeiro credenciamento das faculdades tem prazo de, no máximo, três anos;
- O corpo docente precisa ter, pelo menos, pós-graduação lato sensu (especialização);
- A oferta de cursos superiores em faculdades depende de autorização do Ministério da Educação.

Alguns exemplos de faculdades são: Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE), Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), Faculdade Cásper Líbero e Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).

Universidade

USP
Campus da USP, o maior de São Paulo / Crédito: Google Earth

É uma instituição de ensino que costuma ofertar cursos em todas as áreas do conhecimento: exatas, humanas e biológicas Pode ter campi em várias cidades. O corpo de professores é formado por mestres e doutores.

As universidades podem tem várias faculdades. A Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, possui várias escolas, institutos e faculdades, como a Faculdade de Medicina (FM), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP).

-As universidades oferecem atividades de ensino, pesquisa e extensão em diversas áreas do saber;
-O primeiro credenciamento das universidades tem prazo de, no máximo, cinco anos;
-As instituições podem credenciar novos cursos ou campi fora da sede, desde que no mesmo estado;
-A instituição trabalha a produção intelectual tanto do ponto de vista científico e cultural quanto regional e nacional;
-Segundo o Art. 52 da Lei nº 9.394, um terço do corpo docente deve ter, pelo menos, titulação acadêmica de mestrado ou doutorado;
-Um terço do corpo docente trabalha em regime de tempo integral;
-É necessário oferecer, no mínimo, dois programas de doutorado e quatro de mestrado;
-As universidades têm autonomia para criação de cursos de graduação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As universidades podem ser públicas (federais, estaduais), que são gratuitas, ou particulares. Veja alguns exemplos:

Universidades públicas federais: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Federal de Goiás (UFG); Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Universidades públicas estaduais: Universidade de São Paulo (USP); Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Universidades particulares: Pontifícias Universidades Católicas, de São Paulo (PUC-SP), do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e do Rio Grande do Sul (PUCRS).

As universidades municipais são outro exemplo. Geralmente, elas cobram mensalidade. A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), em São Paulo, e a Universidade de Rio Verde (UniRV), em Goiás, são consideradas como tais.

Centros Universitários

UniBH
Campus da UniBH

Os Centros Universitários são instituições de ensino pluricurriculares. São menores que as universidades, mas, assim como elas, oferecem cursos em diversas áreas do conhecimento e também têm autonomia para criar, organizar e extinguir cursos e programas de educação superior.

Da mesma forma que as faculdades, o primeiro credenciamento têm prazo de três anos para os centros de ensino. Essas instituições costumam ser particulares, por isso os estudantes pagam mensalidade. 

Pode-se dizer que o centro universitário é um estágio pelo qual uma faculdade precisa passar para se transformar em uma universidade. Essas instituições possuem alguns programas de pós-graduação, mas não em muitas áreas como uma universidade.

O Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), em Minas Gerais, e o Centro Universitário de Maringá (UniCesumar), no Paraná, são alguns exemplos.