UFBA - Universidade Federal da Bahia

Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Atualizado por Dayse Luan

Criada em 8 de abril de 1946 através do Decreto-Lei 9.155, a Universidadeda Bahia era constituída pelas Faculdades de Medicina, Odontologia, Farmácia, Filosofia, Ciências Econômicas e Direito. A efetiva instalação da Universidade aconteceu no dia 2 de julho de 1946, sendo que quatro anos mais tarde a universidade foi federalizada e passou a se chamar UFBA.

Campus Universitário Canela (Sede): Av. Reitor Miguel Calmon, s/nº - Salvador/BA - Fone: (71) 3283-7141

Campus Universitário Canela II: R. Araújo Pinho, 58, Canela, Salvador - BA

Campus Universitário Canela III: R. da Paz, s/nº, Graça, Salvador - BA

Campus Universitário Canela IV: R. Basílio da Gama, s/nº, Canela, Salvador - BA

Campus Universitário Ondina/Federação I: Rua Caetano Moura, 121, Federação, Salvador - BA

Campus Universitário Ondina/Federação II: R. BR. De Geremoabo, s/nº, Ondina, Salvador - BA

Campus Universitário Ondina/Federação III: Av. Ademar de Barros, s/nº, Ondina, Salvador - BA

Campus Universitário Ondina/Federação IV: R. Prof. Aristides Novis, 179, Federação - Salvador - BA

Campus Universitário Dispersa: Praça 13 de Maio, 06, Piedade- Salvador - BA

Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz: Rua Waldemar Falcão, 121- Brotas - Salvador – BA

Campus Universitário Edgar Santos: R. Prof. José Seabra, s/nº, Centro - Barreiras - BA

Campus Universitário Anísio Teixeira: Av. Olívia Flores, Candeias, Vitória da Conquista - BA

Cursos Oferecidos

Campus Universitário Canela: Administração, Arquivologia, Artes Cênicas, Artes Visuais (bacharelado e licenciatura), Biblioteconomia e Documentação, Canto, Composição e Regência, Decoração, Desenho Industrial, Design do Objeto, Design de Interiores, Direito, Enfermagem, Fonoaudiologia, Instrumento, Medicina, Música, Música Popular, Nutrição, Oceanografia, Odontologia, Secretariado Executivo, Pedagogia.

Campus Universitário da Federação: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação de Processo, Engenharia de Produção, Engenharia de Minas, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Filosofia, História, Museologia, Psicologia.

Campus Universitário de Ondina: Ciência da Computação, Comunicação e Cultura, Estatística, Farmácia, Gastronomia, Geofísica, Geografia, Geologia, Jornalismo, Letras Vernáculas, Língua Estrangeira Moderna, Português como Língua Estrangeira, Medicina Veterinária, Oceanografia.

Campus Universitário Piedade: Ciências Contábeis, Ciências Econômicas.

Barreiras: Administração, Engenharia Sanitária e Ambiental, Geografia (licenciatura e bacharelado), Geologia, Química (licenciatura e bacharelado), Engenharia Civil, Matemática (licenciatura e bacharelado) e Biologia (licenciatura e bacharelado).

Vitória da Conquista: Biotecnologia, Biologia, Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Psicologia.

Ensino à distância

Não possui

Vestibular

Desde o primeiro semestre de 2014 a UFBA adotou o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como forma de ingresso. Apenas os cursos de Artes Plásticas, Design, Licenciatura em Desenho e Plástica, Superior de Decoração; Direção Teatral, Interpretação Teatral, Licenciatura em Teatro; Canto, Composição e Regência, Instrumento, Licenciatura em Música, Música Popular farão ainda provas de Habilidade Específica. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cotas

A UFBA cumpre a Lei das Cotas, que determina que 50% das vagas oferecidas anualmente nos cursos de graduação sejam reservadas para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. No Vestibular 2013 a reserva foi de 45%. A UFBA deve chegar aos 50% até 2016.

Avaliação Seriada

Não possui

Site
www.ufba.br