Topo
pesquisar
Em 04/12/2007 08h25, atualizado em 16/04/2018 09h03

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Universidades

Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

A história da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) teve início em 1946, quando foi deflagrada na cidade uma campanha para criação de uma faculdade de Medicina, que só foi autorizada a funcionar em 1963. A Unicamp foi fundada oficialmente em outubro de 1966.

Além de Campinas, a instituição também está presente em Piracicaba, Limeira e Paulínia, compreendendo 21 unidades de ensino e pesquisa. Possui também um vasto complexo de saúde, além de 23 núcleos e centros interdisciplinares, dois colégios técnicos e uma série de unidades de apoio.

Sede: Campus Zeferino Vaz – distrito de Barão Geraldo, Campinas, SP - Fone: (19) 3521-7000

Piracicaba: FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba) – Av. Limeira, 901 - Fone: (19) 2106-5200

Limeira: FCA (Faculdade de Ciências Aplicadas) – Rua Pedro Zaccaria, 1300, Jd. Sta Luiza - Fone: (19)-3701-6652; FT (Faculdade de Tecnologia) – Rua Paschoal Marmo, 1888, Jd. Nova Itália - Fone: (19) 2113-3368

Paulínia: CPQBA (Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas) - Rua Alexandre Cazelatto, 999, Vila Betel - Fone: (19) 2139-2850

Cursos Ministrados

Campinas: Artes Cênicas, Comunicação Social - Midialogia, Dança, Artes Visuais, Música, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Odontologia, Arquitetura e Urbanismo, Básico Integrado em Matemática, Matemática Aplicada e Computacional, Ciência da Computação - Modalidade Sistemas de Informação, Ciência da Terra, Geografia, Geologia, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Física, Física Médica e Biomédica, Licenciatura em Matemática, Matemática Aplicada e Computacional, Química, Química Tecnológica, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Estudos Literários, Filosofia, História, Letras.

Piracicaba: Odontologia

Limeira: Administração, Administração Pública, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Engenharia de Manufatura, Engenharia de Telecomunicações, Nutrição, Ciência do Esporte, Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Controle Ambiental, Tecnologia em Construção de Edifícios, Tecnologia em Estradas.

Vestibular 

O vestibular da Unicamp é dividido em duas etapas. A primeira é composta por 48 questões objetivas de conhecimentos gerais e duas provas de redação. 

Já a segunda fase é realizada em três dias, com provas discursivas. No primeiro dia os vestibulandos respondem 12 questões de português e literatura e 12 de matemática. O caderno de provas do segundo dia tem 18 perguntas de ciências humanas e artes e 6 de inglês. No último dia de provas são 24 questões de ciências da natureza.

Os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música são submetidos também a exames de habilidades específicas.

Enem

A partir do Vestibular 2019, a Unicamp vai oferecer vagas por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta modalidade serão disponibilizadas 20% das vagas na universidade, sendo 10% para estudantes da rede pública; 5% para estudantes de escolas públicas autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e 5% de estudantes que sejam autodeclarados pretos e pardos.

Cotas

Considerando o percentual de vagas que será reservado pelo Enem, o total de cotas deve chegar a 37,2% das oportunidades oferecidas na Unicamp, mesmo percentual da população autodeclarada preta e parda no Estado de São Paulo. No entanto para o Vestibular 2019, o primeiro com cotas, a reserva será de 25%, com reavaliações posteriores para atingir meta prevista.

Os candidatos autodeclarados que optarem pelo sistema de cotas, com nota superior à nota de corte do vestibular, serão convocados se houver número de candidatos suficientes, até que se alcance a meta.

PAAIS

O Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), que existe desde 2004, oferece bonificação na nota de estudantes oriundos de escolas públicas. São 20 pontos para aqueles que cursaram integralmente o ensino fundamental II em escolas públicas e 40 pontos para aqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. O bônus pode chegar a 60 pontos, caso o candidato tenha cursado os dois períodos na rede pública.

Vestibular Indígena

Uma outra forma de reserva de vagas na Unicamp é por meio do Vestibular Indígena, com duas vagas extras ou regulares exclusivas para estudantes vindos de comunidades indígenas. As provas acontecem em datas diferentes do Vestibular Tradicional, mas o ingresso será na mesma época de matrículas.

Olimpíada científica

Os estudantes que participarem de Olimpíadas Científicas podem se candidatar para vagas extras ou regulares, em cursos que optarem por essa modalidade. Neste caso, o percentual de vagas pode chegar a 10% do total e haverá a publicação de um edital específico o preenchimento destas.

Endereço

www.unicamp.br

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola