Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

A instituição é uma das mais importantes do país e está presente, além de Campinas, em Piracicaba, Limeira e Paulínia, compreendendo 21 unidades de ensino e pesquisa.
Por Adriano Lesme

Crédito da Foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da Foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da Imagem: Antoninho Perri/Unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A história da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) teve início em 1946, quando foi deflagrada na cidade uma campanha para criação de uma faculdade de Medicina, que só foi autorizada a funcionar em 1963. A Unicamp foi fundada oficialmente em outubro de 1966.

Além de Campinas, a instituição também está presente em Piracicaba, Limeira e Paulínia, compreendendo 21 unidades de ensino e pesquisa. Possui também um vasto complexo de saúde, além de 23 núcleos e centros interdisciplinares, dois colégios técnicos e uma série de unidades de apoio.

Sede: Campus Zeferino Vaz – distrito de Barão Geraldo, Campinas, SP - Fone: (19) 3521-7000

Piracicaba: FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba) – Av. Limeira, 901 - Fone: (19) 2106-5200

Limeira: FCA (Faculdade de Ciências Aplicadas) – Rua Pedro Zaccaria, 1300, Jd. Sta Luiza - Fone: (19)-3701-6652; FT (Faculdade de Tecnologia) – Rua Paschoal Marmo, 1888, Jd. Nova Itália - Fone: (19) 2113-3368

Paulínia: CPQBA (Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas) - Rua Alexandre Cazelatto, 999, Vila Betel - Fone: (19) 2139-2850

Tópicos deste artigo

Cursos Ministrados

Campinas: Artes Cênicas, Comunicação Social - Midialogia, Dança, Artes Visuais, Música, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Odontologia, Arquitetura e Urbanismo, Básico Integrado em Matemática, Matemática Aplicada e Computacional, Ciência da Computação - Modalidade Sistemas de Informação, Ciência da Terra, Geografia, Geologia, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Física, Física Médica e Biomédica, Licenciatura em Matemática, Matemática Aplicada e Computacional, Química, Química Tecnológica, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Estudos Literários, Filosofia, História, Letras.

Piracicaba: Odontologia

Limeira: Administração, Administração Pública, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Engenharia de Manufatura, Engenharia de Telecomunicações, Nutrição, Ciência do Esporte, Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Controle Ambiental, Tecnologia em Construção de Edifícios, Tecnologia em Estradas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vestibular 

O vestibular da Unicamp é dividido em duas fases, com questões específicas de matérias ministradas no ensino médio e questões interdisciplinares. Veja abaixo os detalhes:

=>1ª fase Unicamp: prova de Conhecimentos Gerais composta por 72 questões objetivas de Língua Portuguesa e Literatura (12), Matemática (12), Biologia (7), Física (7), Geografia (7), História (7), Inglês (7), Química (7), Sociologia (3) e Filosofia (3).

=>2ª fase Unicamp: provas aplicadas em dois dias e os estudantes realizam provas das disciplinas comuns e também de acordo com as disciplinas que forem relacionadas à área do curso escolhido. As provas desta fase são divididas da seguinte maneira:

-Primeiro dia: Todos os candidatos respondem a questões comuns em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, duas questões interdisciplinares envolvendo as disciplinas de Inglês e Ciências da Natureza e Ciências Humanas, mais uma Redação.

-Segundo dia: São obrigatórias para todos os candidatos seis questões de Matemática e quatro questões interdisciplinares, sendo duas envolvendo disciplinas de Ciências Humanas e duas envolvendo disciplinas de Ciências da Natureza. Neste dia, cada estudante responde 12 questões específicas da área do curso escolhido.

Os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música são submetidos também a exames de habilidades específicas.

Enem

A Unicamp também realiza Vestibular pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta modalidade são disponibilizadas 20% das vagas na universidade, sendo 10% para estudantes da rede pública; 5% para estudantes de escolas públicas autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e 5% de estudantes que sejam autodeclarados pretos e pardos.

Cotas

A Unicamp reserva vagas para estudantes de escolas públicas, pretos, pardos e indígenas. Além disso, possui um programa de bônus para candidatos oriundos da rede pública. Saiba como funcionam as cotas na Unicamp.

PAAIS

O Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), que existe desde 2004, oferece bonificação na nota de estudantes oriundos de escolas públicas. São 20 pontos para aqueles que cursaram integralmente o ensino fundamental II em escolas públicas e 40 pontos para aqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. O bônus pode chegar a 60 pontos, caso o candidato tenha cursado os dois períodos na rede pública.

Vestibular Indígena

Uma outra forma de reserva de vagas na Unicamp é por meio do Vestibular Indígena, com duas vagas extras ou regulares exclusivas para estudantes vindos de comunidades indígenas. As provas acontecem em datas diferentes do Vestibular Tradicional, mas o ingresso será na mesma época de matrículas.

Olimpíada científica

Os estudantes que participarem de Olimpíadas Científicas podem se candidatar para vagas extras ou regulares, em cursos que optarem por essa modalidade. Neste caso, o percentual de vagas pode chegar a 10% do total e haverá a publicação de um edital específico o preenchimento destas.

Endereço

www.unicamp.br