Whatsapp
Em 03/12/2007 10h29 , atualizado em 07/04/2014 08h47

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidades

Por Adriano Lesme
Campus Praia Vermelha
Campus Praia Vermelha
PUBLICIDADE

A Universidade do Rio de Janeiro foi fundada em 7 de setembro de 1920 em razão das comemorações ao Dia da Independência do Brasil. Posteriormente, em 5 de julho de 1937, a universidade recebeu a denominação de Universidade do Brasil. Somente no governo de Castelo Branco que a universidade passou a ser chamada pelo seu nome atual, UFRJ.

Campus da Ilha do Fundão (Sede): Av. Brigadeiro Trompowsky, s/n, Cidade Universitária - Rio de Janeiro/RJ.Telefone: (21) 2562-2010.

Campus da Praia Vermelha: Av. Pasteur, 250, Fundos, Urca - Rio de Janeiro/RJ. Telefone: (21)3873-5600

Faculdade Nacional de Direito: Rua Moncorvo Filho, 8, Centro - Rio de Janeiro/RJ. Telefone: (21) 2508-0933

Campus Macaé: Av. Aluizio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros - Macaé/RJ. Telefone: (22) 2796-2500

Polo de Xérem: Estrada de Xerém nº 27 (Estádio do Tamoio) - Xerém/RJ. Telefone (21)  2679-6441

Escola de Música: Rua do Passeio, 98, Lapa - Rio de Janeiro/RJ. Telefone (21) 2240-1391

Observatório do Valongo: Ladeira Pedro Antônio, 43, Rio de Janeiro/RJ. Telefone: (21) 2263-0685

Cursos Ministrados

Campus da Ilha do Fundão: Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Ciências da Computação, Ciências Atuariais, Ciências Biológicas, Composição de Interior, Composição Paisagística, Comunicação Visual Design, Conservação e Restuaração, Dança, Defesa e Gestão Estratégica Internacional, Desenho Industrial, Educação Artística, Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia de Computação e Informação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia Química, Escultura, Farmácia, Física Médica, Fisioterapia, Gastronomia, Geologia, Gravura, História da Arte, Letras, Matemática Aplicada e Computação Científica, Medicina, Meteorologia, Microbiologia e Imunização, Nanotecnologia, Nutrição, Odontologia, Pintura, Química, Química Industrial.

Campus da Praia Vermelha: Biblioteconomia, Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Direção Teatral, Estatística, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Escola de Música: Música (bacharelado e licenciatura).

Faculdade Nacional de Direito: Direito

Observatório do Valongo: Astronomia

Macaé: Ciências Biológicas, Enfermagem e Obstetrícia, Farmácia, Medicina, Nutrição, Química.

Xerém: Biofísica; Biotecnologia; Nanotecnologia.

Ensino a Distância

A UFRJ faz parte de um consórcio de universidades públicas sediadas no Estado do Rio de Janeiro (Consórcio CEDERJ), criado em 2000. Os cursos a distância oferecidos pela UFRJ são: licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Química, e Tecnologias em Sistemas de Computação. Site: www.cederj.edu.br.

Vestibular e Enem

A UFRJ adotou o Enem como critério único de seleção. Todas as vagas são preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com exceção dos cursos que exigem teste de habilidade específica (THE) - Arquitetura e Urbanismo, Desenho Industrial, Dança, Comunicação Visual Design, Composição Paisagística, Composição de Interior, Educação Artística e Gravura.

Cotass

A UFRJ reserva metade das vagas para candidatos que estudaram todo o ensino médio na rede pública, conforme determina a Lei de Cotas.

Site
www.ufrj.br

Artigos Relacionados
O Instituto Federal Fluminense (IFF) abriu nesta terça-feira, 27 de março, inscrições para o Vestibular 2018/2.
Exames foram necessários para 16 cursos; ingresso nos demais será pelo SiSU.
Cartão de confirmação de inscrição com os locais de prova também está disponível. Avaliação será realizada no próximo sábado, 7 de junho.
Interessados poderão realizar o procedimento até o dia 28 de março. Inscrições começam em abril.
O Cederj abriu hoje (14) os pedidos de isenção e a inscrição das cotas e ações afirmativas do Vestibular 2016. Prazo se encerra no dia 2 de outubro.
Cederj publicou na tarde desta terça-feira, 19 de dezembro, as notas da redação do Vestibular 2018/1.
Os aprovados deverão comprovar participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, cujas notas serão utilizadas para ingresso na instituição.
Nesses três dias provas serão para candidatos aos cursos de Dança e Música.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES