Whatsapp
Em 06/12/2007 10h52 , atualizado em 01/09/2021 15h09

Medicina

Guia de Profissões

Curso de Medicina é o mais concorrido do Brasil e habilita estudantes a diagnosticar, tratar e prevenir doenças. Por Silvia Tancredi
Medicina é uma profissão que oferece prestígio social e salário elevado
Medicina é uma profissão que oferece prestígio social e salário elevado
Crédito da Imagem: Shutterstock
PUBLICIDADE

Segundo a História da Medicina, o grego Hipócrates é considerado o pai da profissão. No Brasil, o primeiro médico de que se tem notícia foi Aleixo Manuel, no século XVII, no Rio de Janeiro. UFBA e UFRJ foram as primeiras universidades a oferecer o curso.

Medicina é considerada uma carreira clássica e tradicional e tem reconhecimento da sociedade por ter como foco cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas. Os médicos costumam estar entre os profissionais com os maiores salários do mercado. 

Curso

O curso de Medicina tem como objetivo ensinar os estudantes a analisar e a diagnosticar doenças e problemas de saúde e contribuir para a prevenção de tais males.

Medicina geralmente é a carreira mais concorrida nos processos seletivos. No vestibular 2018 da Unicamp, por exemplo, a concorrência foi de quase 280 candidatos por vaga. 

Veja a lista dos melhores cursos de Medicina no Brasil

O curso é integral e é ministrado em seis anos. Os alunos têm aulas de disciplinas teóricas e práticas. Geralmente, as instituições de ensino têm parcerias com hospitais e clínicas, oferecendo aos estudantes a possibilidade de desenvolverem atividades práticas.

Entre as características do futuro médico estão postura ética, visão humanística, senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania. Também é importante que o aluno tenha habilidade de comunicação e de empatia para estabelecer uma relação médico-paciente satisfatória.

Disciplinas

Nos primeiros anos, os estudantes do curso de Medicina têm aulas de disciplinas mais gerais, como ações de saúde pública, saúde e sociedade, ética médica, anatomia, neurociências clínicas, microbiologia, patologia, sistemas cardiovasculares, respiratório, digestório, entre outros.

Nos últimos anos do curso, os alunos veem disciplinas mais ligadas à prática da profissão e aos ramos da Medicina, tais como clínica médica, neurologia, psiquiatria, reumatologia, oftalmologia, pediatria, dermatologia, etc. Os estudantes também passam por plantões.

Residência

A residência médica é o equivalente a um curso de pós-graduação. A duração do curso varia de acordo com a especialidade escolhida e a instituição de ensino, mas varia de dois a três anos.

Após a conclusão dessa etapa, o médico recebe o título de especialista na área que escolheu. Cardiologista, oftalmologista, psiquiatra, pneumologista, urologista, infectologista e ginecologista são alguns exemplos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mercado de trabalho

O profissional de Medicina tem amplo mercado de trabalho. Ele pode atuar em hospitais, clínicas e consultórios particulares. Também pode trabalhar em áreas mais específicas, como medicina legal, medicina preventiva e medicina do trabalho.

O médico costuma estudar diariamente para estar atualizado com novidades da área de saúde e com tecnologias relativas à medicina. Com frequência, o profissional vai a congressos e seminários. Sendo assim, outro campo de trabalho é a carreira acadêmica. 

No Brasil, os médicos também podem trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece à população atendimento gratuito. Os profissionais também podem se associar a planos de saúde, recebendo parte do valor da consulta médica.

Salário

De acordo com a Federação Nacional dos Médicos (FENAM), em 2020, o piso salarial de um médico, para jornada de trabalho de 20 horas, é de R$ 15.274,34. Vale destacar que os médicos que realizam cirurgias costumam ter os salários mais altos da profissão. 

Onde fazer Medicina

Região Centro-Oeste
Distrito Federal:
UnB, UCB, ESCS, Uniceub.
Goiás: UFG, PUC-Goiás, UniEvangélica, UniRV.
Mato Grosso: UFMT, Unemat, UNIC Pitágoras, Univag.
Mato Grosso do Sul: UFMS, UFGD, Uniderp.

Região Nordeste
Alagoas:
UFAL, Uncisal, Unit.
Bahia: UFBA, UNEB, UEFS, UESC, UESB, EBMSP, FTC Salvador, Bahiana, Unifacs.
Ceará: UFC, UECE, UniFor, FMJ.
Maranhão: UFMA, Uema.
Paraíba: UFPB, UFCG, Unipê, Facene.
Pernambuco: UFPE, Univasf, UPE, FPS.
Piauí: UFPI, UESPI, UniNovaFapi, UniFacid.
Rio Grande do Norte: UFRN, UERN, UnP.
Sergipe: UFS, Unit.

Região Norte
Acre:
UFAC.
Amapá: Unifap.
Amazonas: UEA, UFAM, UniNiltonLins
Pará: UFPA, Uepa.
Rondônia: UNIR.
Roraima: UFRR.
Tocantins: UFT, Unirg, ITPAC/FAHESA, FAPAC

Região Sudeste
Espírito Santo: UFES, UVV, Unesc, Emescam.
Minas Gerais: UFMG, UFJF, UFOP, UFTM, UFSJ, UFU, UFV, Unimontes, FCMS/JF, Uni-BH, Unifenas, Unec.
Rio de Janeiro: UFRJ, UFF, Estácio, UERJ, UniRio, FMP/FASE.
São Paulo: USP, FCMSCSP, Unifesp, UFSCar, Unesp, Unicamp, PUC-SP, PUC-Campinas, USF, UniCastelo, UNILUS, UniTau, Famerp, Famena, FMJ, Humanitas, São Camilo, Anhembi Morumbi.

Região Sul
Paraná:
UFPR, UEL, PUCPR, UEM, UEPG, Unioeste, UP.
Rio Grande do Sul: UFRGS, UFCSPA, UFPel, Ulbra, PUCRS, Furg, UFSM, UCS, UPF, UCPel, UNISC.
Santa Catarina: UFSC, FURB, Unesc, UNIDAVI, Unifebe, Uniplac, UnC, UniVali, UniVille, UnoChapecó, Unoesc.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Foi disponibilizada nesta quarta-feira, 3 de fevereiro, a lista de aprovados em segunda chamada no Vestibular 2016/1 da FMJ. Foram 72 convocados.
A UFPA realiza hoje, 31 de julho, a terceira e última fase do 1º Processo Seletivo Especial de 2016 para o curso de Medicina em Altamira.
A Universidade de Taubaté (Unitau), em São Paulo, está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2018.
A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) inscreve a partir deste domingo, 1º de outubro, para o Vestibular 2018/1.
A Universidade de Salvador (Unifacs), na Bahia, está com inscrições abertas para os Vestibulares 2018/1.
Provas estão agendadas para 19 de janeiro e selecionam para a Universidad de Morón.
Mais de 3 mil candidatos disputam as 60 vagas oferecidas em Bragança Paulista.
A Faculdade Albert Einstein já liberou os resultados e boletim de desempenho do seu Vestibular de Inverno 2017 para ingresso no curso de Medicina.