Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Com sede em São Caetano do Sul, a universidade conta também com um campus na cidade de São Paulo.
Por Rafael Batista

Grande parte dos cursos da USCS é ministrada no Campus Barcelona
Grande parte dos cursos da USCS é ministrada no Campus Barcelona
Crédito da Imagem: USCS
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Com quase 50 anos de história, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), em São Paulo, conta com quatro campi e ministra 35 graduações presencias, além de cursos a distância (EaD), especializações, mestrados e doutorados. 

A USCS é uma Autarquia Municipal da Prefeitura de São Caetano do Sul, no entanto, se mantém com recursos próprios, não recebendo verba da iniciativa pública. Por isso, os cursos ministrados pela USCS, tanto presenciais quanto EaD, são pagos.

As graduações da USCS contam com laboratórios para atividades empíricas, como Núcleo de Assistência Jurídica, Agência Experimental de Notícias, Laboratórios da área da Saúde e outros. No caso de Medicina, os estudantes podem atuar em uma rede hospitalar com cinco unidades em São Caetano do Sul e uma unidade em Santo André.

Tópicos deste artigo

Campi

Campus Barcelona: Av. Goiás, 3.400 –  Barcelona, São Caetano do Sul/SP. Telefones:  (11) 4239-3230/3241

Campus Centro / Farmácia Escola: Rua Santo Antônio, 50 – Centro, São Caetano do Sul/SP. Telefone: (11) 4239-3330

Campus Pós Lato: Rua Manoel Coelho, 600 (6º andar) – Centro, São Caetano do Sul/SP

Campus Bela Vista (São Paulo): Rua Treze de Maio, 671 – Bela Vista, São Paulo/SP

Cursos Ministrados

Campus Barcelona: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Design de Moda, Engenharia de Produção, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Gestão de Marketing, Gestão de Qualidade, Gestão de RH, Gestão de TI, Gestão Empresarial, Gestão Financeira, Gestão Logística, Jogos Digitais, Jornalismo, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e Internet, Rede de Computadores, Sistemas de Informação e Sistemas para Internet.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Campus Centro: Ciências Aeronáuticas, Direito, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

Campus Bela Vista: Medicina.

Ensino a Distância

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) oferece os cursos de Administração e Pedagogia. As graduações contam com grades e horários próprios e avaliações presenciais.

Vestibular

A cada semestre a USCS realiza dois vestibulares, sendo um para Medicina e o outro para os demais cursos, presenciais e a distância. O vestibular é composto por questões objetivas sobre conteúdos do ensino médio e uma redação. A prova de Medicina tem ainda questões discursivas.

Enem

Com exceção das vagas ofertadas para Medicina, os candidatos podem optar por aproveitar as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Bolsas

Os acadêmicos da USCS contam com duas possibilidades de bolsas, a primeira delas é por mérito, concedendo desconto de 50% no valor de cinco parcelas por semestre para os melhores colocados no vestibular. Outra possibilidade de benefício é por meio da Bolsa Restituível, que financia até 25% do valor das mensalidades de estudantes que comprovem carência econômica.

A USCS também permite que os estudantes financiem seus cursos de graduação por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Governo Federal. Neste caso, é necessário ter realizado o Enem, obtendo a média mínima exigida pelo programa.

Contato

Site: uscs.edu.br 
Redes sociais: Facebook 
Telefone Vestibular: (11) 4239-3299