Topo
pesquisar
Em 12/09/2018 17h27, atualizado em 13/09/2018 11h57

Enem, SiSU, ProUni e FIES – entenda a diferença

Enem

Notas do Enem podem ser usadas para ingresso em universidades públicas e bolsas de estudo e financiamentos em faculdades particulares. Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

Quem está se preparando para conseguir uma vaga no ensino superior precisa saber a diferença entre Enem, SiSU, ProUni e FIES. Se você tem dúvidas sobre esses termos, fique tranquilo. Nos próximos minutos você vai entender o que é cada um desses termos e para o que eles servem.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a maior prova do Brasil e funciona como um vestibular na maioria das universidades e institutos federais. As notas obtidas no Enem podem ser usadas para conseguir uma vaga gratuita pelo SiSU, uma bolsa de estudo pelo ProUni ou financiamento pelo FIES.

Pesquise as universidades que aceitam o Enem

As provas do Enem são aplicadas em dois domingos consecutivos, geralmente em novembro. Em cada um dos dias, os estudantes respondem 180 questões objetivas de múltipla escolha. No primeiro dia há também uma prova de redação. Veja a divisão das provas:

1º dia: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Redação.
2º dia: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.

As inscrições para o Enem abrem em maio e são voltadas para todos que terminaram ou estão no ensino médio.

SiSU

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é a plataforma do Ministério da Educação (MEC) que contém as vagas das universidades, institutos e centros federais e estaduais que utilizam o Enem como critério único de seleção. Para se inscrever no SiSU é preciso ter participado do Enem do ano anterior e ter conseguido nota acima de zero na redação.

Saiba como funciona o SiSU

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O MEC realiza duas edições do SiSU por ano, uma para cada semestre. As inscrições podem ser feitas em janeiro e junho, no site sisu.mec.gov.br.

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes, matriculados ou não no ensino superior, que fizeram o Enem. Diferente do SiSU, o ProUni exige uma média mínima de 450 pontos no último Enem, além de requisitos escolares e de renda.

Veja quem pode participar do ProUni

O ProUni também tem duas edições por ano, em fevereiro e final de junho. Ao final de cada edição, são abertas inscrições para bolsas remanescentes, permitindo a inscrição de quem fez o Enem a partir de 2010. Mais informações no siteprouni.mec.gov.br.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é similar ao ProUni, mas, em vez de bolsas de estudo, oferece financiamento de mensalidades em faculdades particulares. O programa permite a participação de estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010, também com média de 450 pontos e nota acima de zero na redação. Há limite de renda no FIES, mas é maior que o do ProUni.

Veja os pré-requisitos do FIES

As inscrições para o FIES abrem sempre depois do ProUni, no final de fevereiro ou começo de março e em julho, no site fies.mec.gov.br. O FIES também é aberto para estudantes que já estão no ensino superior.

Diferença entre SiSU, ProUni e FIES
Diferença entre SiSU, ProUni e FIES

 

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola