Stephen Hawking e outras personalidades retratadas em filmes cujos atores ganharam o Oscar

Atores que interpretaram Churchill, Lincoln, Capote e Gandhi, por exemplo, receberam estatueta por ótimas atuações
Em 15/03/2018 17h02 , atualizado em 15/03/2018 17h21 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O cientista Stephen Hawking, que morreu na última terça-feira, 12 de março, foi uma das personalidades retratadas com maestria em filmes cujos atores protagonistas ganharam o Oscar, a maior premiação do cinema.

Saiba mais sobre a vida de Stephen Hawking

Estamos falando da produção “A teoria de tudo”, estrelada pelo ator inglês Eddie Redmayne, que merecidamente levou o prêmio em 2015 por ter retratado, com todos os detalhes e nuances necessários, parte da vida de Hawking. 

O roteiro do longa baseou-se no livro homônimo escrito pela mulher do físico entre 1965 e 1995. O filme apresenta Hawking desde a sua juventude, quando aos 21 anos descobriu a doença degenerativa motora que o acometia: Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

A produção enfatiza o romance do cientista com a sua ex-mulher, mas também mostra como, aos poucos, a doença dele evoluiu e como ele lidou com os acontecimentos. Embora os médicos tenham dito que ele viveria até os 23 anos, o físico morreu aos 76 anos, deixando um legado impressionante.

Confira abaixo o trailer do filme A teoria de tudo:

Outros atores representaram personalidades no cinema com excelência. Na última edição do Oscar, realizado em 4 de março, o ator Gary Oldman foi agraciado com a estatueta de melhor ator por ter interpretado Winston Churchill, primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial.

Veja outros atores que receberam o Oscar por interpretar personalidades reais:

  • Daniel Day Lewis, por Lincoln (2013): o ator representou Abraham Lincoln, presidente dos Estados Unidos entre os anos 1861 e 1865 e o primeiro do partido Republicano do país.
  • Colin Firth por O Discurso do Rei (2010): mostra a história do rei George VI, pai da rainha do Reino Unido Elizabeth II.
  • Philip Seymour Hoffman, por Capote (2006): a falecido ator ganhou o Oscar por interpretar Truman Capote, escritor norte-americano famoso por diversos livros, entre os quais A Sangue Frio de 1959, clássico do jornalismo literário.
  • Jamie Foxx, por Ray (2005): apresenta a história de Ray Charles, que, mesmo com deficiência visual, foi um dos maiores músicos de todos os tempos.
  • Ben Kingsley, por Gandhi (1983): o ator foi agraciado com o Oscar de melhor ator ao interpretar Mahatma Gandhi, líder indiano que ajudou o seu país a conquistar a independência da Inglaterra. 

E você, vestibulando, já assistiu aos filmes citados? Gostou mais de qual? Dê sua opinião ;)

Veja também: Filmes que ganharam o Oscar para ver e estudar para vestibulares e Enem