Oscar: filmes para ver e estudar para Vestibulares e Enem

Confira seleção de produções que ganharam Oscar de melhor filme cujos temas podem cair nas provas
Em 06/02/2020 16h53 , atualizado em 06/02/2020 17h34 Por Silvia Tancredi

Oscar é a maior premiação do cinema
Oscar é a maior premiação do cinema
Crédito da Imagem: Schutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A cerimônia do Oscar deste ano será realizada no próximo domingo, 9 de fevereiro, em Los Angeles. Até esta edição, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos já premiou mais de 80 produções como melhor filme.

Alguns longas que receberam a estatueta retratam histórias reais ou fictícias, mescladas com episódios verídicos da história americana ou mundial. No embalo da mais famosa premiação do cinema, o Brasil Escola listou seis melhores filmes para você assistir e, ao mesmo tempo, estudar para vestibulares e para o Enem.

Veja também: 10 filmes para relaxar e também estudar para vestibulares e Enem

Spotlight: Segredos Revelados – 2016

Filme mostra bastidores de reportagens ganhadoras do Pulitzer
Crédito: reprodução

O filme, baseado em fatos reais, retrata os bastidores de uma série de reportagens feitas em um dos mais famosos jornais americanos, The Boston Globe, e que ganhou o prêmio Pulitzer em 2002. As matérias denunciaram abusos sexuais contra crianças praticados por padres e bispos da Igreja Católica

Veja análise sobre pedofilia na Igreja Católica 

Por que assistir? O filme aborda o tema pedofilia, que tem ganhado cada vez mais espaço na mídia por meio de matérias-denúncia. A produção também discute o poder da Igreja Católica no Ocidente e o papel do jornalista enquanto profissional que colabora para trazer à tona assuntos complexos como o discutido. 

12 anos de escravidão – 2014

O longa mostra a história de um escravo livre que vivia com a sua família tranquilamente até aceitar um trabalho em outra cidade, passando a viver como escravo. O filme detalha como os negros eram tratados à época da escravidão, enfatizando como eles eram humilhados física e emocionalmente.

Por que assistir? A escravidão dos negros é um dos temas que podem ser encontrados em provas de história. Vale lembrar que, atualmente, a discussão sobre racismo está cada mais em evidência. 

Resolva exercícios sobre a resistência dos escravos

Gladiador – 2001

Longa detalha época do Império Romano
Crédito: reprodução

Tomando como pano de fundo guerra entre pai e filho, na qual o primeiro não queria passar o trono para o segundo e, sim, para um comandante do exército, a produção apresenta registros da época do Império Romano.

Por que assistir? Assim como o período histórico da Grécia Antiga, o da Roma Antiga é cobrado com frequência nas provas de Ciências Humanas tanto em vestibulares quanto no Enem. 

Acesse exercícios sobre o Império Romano

A lista de Schindler - 1994

Filme retrata bastidores do Holocausto
Crédito: reprodução

A produção mostra a história do alemão Oskar Schindler que, durante a Segunda Guerra Mundial, empregou mais de mil judeus em sua fábrica e, com isso, os ajudou a escapar do campo de concentração em Auschwitz.

Por que assistir? O filme mostra os bastidores do Holocausto, assassinato de milhões de pessoas, em especial judeus, por nazistas. Pela sua importância, o tema pode ser cobrado em processos seletivos. 

Confira exercícios sobre o holocausto

A vida é bela – 1999 (melhor filme estrangeiro)

Abordando especialmente os bastidores dos campos de concentração, o filme A vida é bela mostra a história de um italiano que, com bom humor, finge para o seu pequeno filho que ambos estão participando de um jogo para, assim, mascarar o horror que, na realidade, era praticado à época.

Veja exercícios sobre Segunda Guerra Mundial 

Por que assistir? A produção é passada no começo da Segunda Guerra Mundial e reproduz a época do totalitarismo, especialmente o fascismo italiano. Esse período histórico pode cair em vestibulares e no Enem.

Gandhi – 1983

O filme tem caráter biográfico e retrata os principais episódios da vida de Mahatma Gandhi, líder da Índia, cuja atuação sem violência colaborou para o seu país conquistar a independência da Inglaterra

Por que assistir? Gandhi é considerado até hoje uma das principais figuras da história. Sua jornada pela independência ilustra situações de racismo, xenofobia, luta de classes e preconceito religioso, assuntos que constantemente aparecem em questões de vestibulares e Enem.

Saiba mais sobre a vida de Gandhi

E o Oscar 2020?

No Oscar 2020, nove produções estão concorrendo à estatueta de melhor filme. Dois deles abordam a temática "Guerra Mundial" de formas diferentes. Confira abaixo:

1917 

Um dos principais nomes na disputa de estatueta mais importante da noite, especialmente por já ter sido contemplado com o Globo de Ouro de melhor filme no início do ano, 1917 relata os bastidores da Primeira Guerra Mundial. Dois soldados recebem a missão de atravessar o território inimigo e entregar uma mensagem que pode salvar mais de mil companheiros, entre os quais o irmão de um deles. 

Por que assistir? As duas guerras mundiais são temas frequentes em vestibulares e no Enem. E esta produção retrata a primeira guerra de uma forma bem realista, uma vez que é inspirada na história contada pelo avô do diretor do filme, Sam Mendes, que lutou na batalha em questão.

Jojo Rabbit

O filme é ambientado durante a Segundo Guerra Mundial. Um menino alemão solitário e nazista tem um amigo imaginário que se chama Adolf Hitler - uma alusão ao grande causador do conflito em questão - e interpretado pelo diretor da produção: Taika Waititi. Paralelamente, a mãe do garoto esconde uma garota judia no sotão da casa deles. 

Leia a biografia de Adolf Hitler

Por que assistir? Mesmo que o longa mostre uma visão suave da Segunda Guerra Mundial, o filme é interessante pela temática recorrente em processos seletivos. Além disso, tem o personagem Hitler, um dos maiores vilões da história, como um dos personagens. 

Confira também: Stephen Hawking e outras personalidades retratadas em filmes cujos atores ganharam o Oscar


Relacionados

Oscar é a maior premiação do cinema
10 filmes para estudar para vestibulares e Enem
Confira detalhes sobre 10 filmes para estudar para vestibulares e Enem, suas sinopses, importância histórica e muito mais
Especial
Oscar é a maior premiação do cinema
10 filmes para quem gosta ou quer fazer Jornalismo
Conheça 10 filmes para quem quer fazer Jornalismo. Essa lista de filmes vai te ajudar a conhecer mais sobre a profissão, os desafios e as várias áreas da carreira. Alguns desses filmes já ganharam o Oscar, como Spotlight. A lista contém filmes antigos e recentes sobre a temática do Jornalismo.
Orientação Vocacional
Oscar é a maior premiação do cinema
20 filmes para estudar História para o Enem
Confira a seleção de filmes que têm como temas momentos importantes da história e que geralmente são cobrados em provas de vestibulares e no próprio Enem.
Enem
Oscar é a maior premiação do cinema
6 séries para quem gosta de Medicina
A Medicina é fonte de inspiração para a produção de diversas séries e seriados. Conheça algumas delas!
Orientação Vocacional
Oscar é a maior premiação do cinema
Confira 11 filmes do Oscar 2022 para estudar para vestibulares e Enem
Xenofobia, Comunismo, Guerra Fria, Capitalismo e Racismo. Esses cinco temas caem com frequência em vestibulares e no Enem. Os assuntos também são abordados em filmes que estão concorrendo a uma estatueta do Oscar 2022.
Notícias
Oscar é a maior premiação do cinema
Confira 5 filmes para quem quer fazer Medicina
Uma das profissões mais desejadas é a Medicina. Se o seu sonho é ser Médico, confira cinco filmes sobre a profissão.
Orientação Vocacional
Oscar é a maior premiação do cinema
Enem 2018 terá novidades; edital sai no dia 21 de março
O ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou essa semana que o edital do Enem 2018 apresentará mudanças.
Notícias
Oscar é a maior premiação do cinema
Stephen Hawking e outras personalidades retratadas em filmes cujos atores ganharam o Oscar
Veja quais atores ganharam Oscar por interpretar grandes nomes da história, como Stephen Hawking, Rei George VI e Gandhi.
Blog do Vestibular