Topo
pesquisar
Em 02/03/2018 14h45

Oscar: filmes para ver e estudar para Vestibulares e Enem

Notícias

Confira seleção de produções que ganharam Oscar de melhor filme cujos temas podem cair nas provas Por Silvia Tancredi
Oscar é a maior premiação do cinema
Oscar é a maior premiação do cinema
PUBLICIDADE

A cerimônia do Oscar deste ano será realizada no próximo domingo, 4 de março, em Los Angeles. Até esta edição, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos já premiou mais de 80 produções como melhor filme.

Alguns longas que receberam a estatueta retratam histórias reais ou fictícias, mescladas com episódios verídicos da história americana ou mundial. No embalo da mais famosa premiação do cinema, o Brasil Escola listou seis melhores filmes para você assistir e, ao mesmo tempo, estudar para vestibulares e para o Enem.

Spotlight: Segredos Revelados – 2016

Filme mostra bastidores de reportagens ganhadoras do Pulitzer
Crédito: reprodução

O filme, baseado em fatos reais, retrata os bastidores de uma série de reportagens feitas em um dos mais famosos jornais americanos, The Boston Globe, e que ganhou o prêmio Pulitzer em 2002. As matérias denunciaram abusos sexuais contra crianças praticados por padres e bispos da Igreja Católica

Veja análise sobre pedofilia na Igreja Católica 

Por que assistir? O filme aborda o tema pedofilia, que tem ganhado cada vez mais espaço na mídia por meio de matérias-denúncia. A produção também discute o poder da Igreja Católica no Ocidente e o papel do jornalista enquanto profissional que colabora para trazer à tona assuntos complexos como o discutido. 

12 anos de escravidão – 2014

O longa mostra a história de um escravo livre que vivia com a sua família tranquilamente até aceitar um trabalho em outra cidade, passando a viver como escravo. O filme detalha como os negros eram tratados à época da escravidão, enfatizando como eles eram humilhados física e emocionalmente.

Por que assistir? A escravidão dos negros é um dos temas que podem ser encontrados em provas de história. Vale lembrar que, atualmente, a discussão sobre racismo está cada mais em evidência. 

Resolva exercícios sobre a resistência dos escravos

Gladiador – 2001

Longa detalha época do Império Romano
Crédito: reprodução

Tomando como pano de fundo guerra entre pai e filho, na qual o primeiro não queria passar o trono para o segundo e, sim, para um comandante do exército, a produção apresenta registros da época do Império Romano.

Por que assistir? Assim como o período histórico da Grécia Antiga, o da Roma Antiga é cobrado com frequência nas provas de Ciências Humanas tanto em vestibulares quanto no Enem. 

Acesse exercícios sobre o Império Romano

A lista de Schindler - 1994

Filme retrata bastidores do Holocausto
Crédito: reprodução

A produção mostra a história do alemão Oskar Schindler que, durante a Segunda Guerra Mundial, empregou mais de mil judeus em sua fábrica e, com isso, os ajudou a escapar do campo de concentração em Auschwitz.

Por que assistir? O filme mostra os bastidores do Holocausto, assassinato de milhões de pessoas, em especial judeus, por nazistas. Pela sua importância, o tema pode ser cobrado em processos seletivos. 

Confira exercícios sobre o holocausto

A vida é bela – 1999 (melhor filme estrangeiro)

Abordando especialmente os bastidores dos campos de concentração, o filme A vida é bela mostra a história de um italiano que, com bom humor, finge para o seu pequeno filho que ambos estão participando de um jogo para, assim, mascarar o horror que, na realidade, era praticado à época.

Veja exercícios sobre Segunda Guerra Mundial 

Por que assistir? A produção é passada no começo da Segunda Guerra Mundial e reproduz a época do totalitarismo, especialmente o fascismo italiano. Esse período histórico pode cair em vestibulares e no Enem.

Gandhi – 1983

O filme tem caráter biográfico e retrata os principais episódios da vida de Mahatma Gandhi, líder da Índia, cuja atuação sem violência colaborou para o seu país conquistar a independência da Inglaterra

Por que assistir? Gandhi é considerado até hoje uma das principais figuras da história. Sua jornada pela independência ilustra situações de racismo, xenofobia, luta de classes e preconceito religioso, assuntos que constantemente aparecem em questões de vestibulares e Enem.

Saiba mais sobre a vida de Gandhi

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola