Enem 2019 chega ao segundo dia de provas neste domingo (10)

Os participantes responderão 45 questões de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e 45 sobre Matemática. 
Em 10/11/2019 00h01 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: Brasil Escola
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 participam neste domingo, 10 de novembro, do segundo e último dia de provas. Hoje, eles responderão 45 questões de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e 45 sobre Matemática e suas Tecnologias.

Veja a correção comentada do 1º dia do Enem 2019

Confira abaixo os horários do segundo dia de provas do Enem 2019:

  • Abertura dos Portões: 12h
  • Fechamento dos Portões: 13h
  • Início da aplicação das provas: 13h30
  • Permissão para sair SEM o caderno de questões: 15h30
  • Permissão para sair COM o caderno de questões: 18h
  • Fim das provas: 18h30

As regras para este segundo dia de provas são as mesmas do último domingo:

- Esteja no local de prova até 13h (horário de Brasília)
- Leve documento de identificação original com foto (documento físico)
- Lembre-se da caneta de tinta preta fabricada em material transparente

Horários Enem 2019
Crédito da Arte: Inep

Celulares podem ser levados para os locais de prova, mas devem ser desligados e armazenados na embalagem que o fiscal entregará na entrada da sala de aula. Chaves, alarmes de carro e moedas devem ser guardados no mesmo saco plástico, o qual será lacrado e colocado embaixo da cadeira do participante. Lembre-se: qualquer som emitido pelo celular ou aparelho levado pelo estudante resultará em eliminação. 

Objetos cortantes, materiais didáticos e escolares (com excessão da caneta preta que é obrigatória), relógios de pulso, armas e outros objetos que estão descritos no Edital do Enem NÃO podem ser levados para a sala de prova. 

Você pode levar lanches e bebidas como água, chás e sucos. Não há a necessidade de armazenar o alimento em embalagem transparente, mas é preciso autorizar a revista caso seja solicitada pelos colaboradores do Enem. 

Leia também: o que comer antes e durante o Enem

Artigos religiosos como quipás, turbantes e burcas também podem ser revistados por questões de segurança. O participante que não autorizar a revista será eliminado do Enem 2019

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Provas

A aplicação das provas deste domingo terão início às 13h30. Os candidatos receberão o caderno de questões e terão que verificar os dados pessoais na capa e preencher a frase no local indicado. 

As primeiras 45 questões do caderno do Enem 2019 fazem parte da prova de Ciências da Natureza, perguntas que se dividem em Química, Física e Biologia (as questões podem ser interdisciplinares). Já a área de Matemática tem uma prova exclusiva (a segunda metade do caderno) e também trará 45 perguntas objetivas. 

Se ligue nessas dicas de Matemática para o Enem 2019

Veja o que pode cair na prova de Biologia do Enem 2019

Saiba o que pode ser cobrado na prova de Química do Enem 2019

Confira o que pode cair na parte de Física do Enem 2019

O espaço para rascunho virá no próprio caderno de questões do Enem, não sendo permitido o uso de qualquer outro material para rascunhar. Só transcreva as respostas para a o cartão-resposta de leitura óptica, já que não há a possibilidade de substituição. 

Os participantes que desejarem ir embora do Enem SEM os cadernos poderão sair a partir das 15h30. Já para levar o caderno é necessário esperar até 18h.

Como foi o 1º dia de provas

O primeiro dia do Enem 2019 foi domingo passado, 3 de novembro, quando os participantes responderam 45 perguntas de Linguagens e Códigos, 45 sobre Ciências Humanas e fizeram uma Redação. Dos 5,1 milhões de inscritos, 3,9 milhões estiveram presentes no exame, uma abstenção de 23,1%.

O tema da redação surpreendeu estudantes e professores, sendo abordada a "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". Já as provas objetivas chamaram a atenção para ausência de temas recorrentes no Enem, como Ditadura Militar e Era Vargas

Correção ao vivo

O Brasil Escola fará a Correção Comentada do segundo dia do Enem 2019 neste domingo, a partir das 18h30. A parceria com o colégio Oficina do Estudante trará o gabarito extraoficial e a resolução das questões. 

A Correção Comentada das primeiras provas já está disponível, assim como o comentário da redação

Resultado do Enem

O resultado do Enem 2019 será divulgado em janeiro de 2020, mas o Inep ainda não informou o dia. Para acalmar um pouco a ansiedade, os participantes poderão saber quantas questões acertaram ao consultar o Gabarito Oficial que sairá na próxima quarta-feira, 13 de novembro.

Veja também: Mais de 5 mil avaliadores farão a correção da redação do Enem 2019