Whatsapp
Em 10/11/2019 00h01 , atualizado em 08/11/2019 11h45

Enem 2019 chega ao segundo dia de provas neste domingo (10)

Notícias

Os participantes responderão 45 questões de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e 45 sobre Matemática.  Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 participam neste domingo, 10 de novembro, do segundo e último dia de provas. Hoje, eles responderão 45 questões de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e 45 sobre Matemática e suas Tecnologias.

Veja a correção comentada do 1º dia do Enem 2019

Confira abaixo os horários do segundo dia de provas do Enem 2019:

  • Abertura dos Portões: 12h
  • Fechamento dos Portões: 13h
  • Início da aplicação das provas: 13h30
  • Permissão para sair SEM o caderno de questões: 15h30
  • Permissão para sair COM o caderno de questões: 18h
  • Fim das provas: 18h30

As regras para este segundo dia de provas são as mesmas do último domingo:

- Esteja no local de prova até 13h (horário de Brasília)
- Leve documento de identificação original com foto (documento físico)
- Lembre-se da caneta de tinta preta fabricada em material transparente

Horários Enem 2019
Crédito da Arte: Inep

Celulares podem ser levados para os locais de prova, mas devem ser desligados e armazenados na embalagem que o fiscal entregará na entrada da sala de aula. Chaves, alarmes de carro e moedas devem ser guardados no mesmo saco plástico, o qual será lacrado e colocado embaixo da cadeira do participante. Lembre-se: qualquer som emitido pelo celular ou aparelho levado pelo estudante resultará em eliminação. 

Objetos cortantes, materiais didáticos e escolares (com excessão da caneta preta que é obrigatória), relógios de pulso, armas e outros objetos que estão descritos no Edital do Enem NÃO podem ser levados para a sala de prova. 

Você pode levar lanches e bebidas como água, chás e sucos. Não há a necessidade de armazenar o alimento em embalagem transparente, mas é preciso autorizar a revista caso seja solicitada pelos colaboradores do Enem. 

Leia também: o que comer antes e durante o Enem

Artigos religiosos como quipás, turbantes e burcas também podem ser revistados por questões de segurança. O participante que não autorizar a revista será eliminado do Enem 2019

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Provas

A aplicação das provas deste domingo terão início às 13h30. Os candidatos receberão o caderno de questões e terão que verificar os dados pessoais na capa e preencher a frase no local indicado. 

As primeiras 45 questões do caderno do Enem 2019 fazem parte da prova de Ciências da Natureza, perguntas que se dividem em Química, Física e Biologia (as questões podem ser interdisciplinares). Já a área de Matemática tem uma prova exclusiva (a segunda metade do caderno) e também trará 45 perguntas objetivas. 

Se ligue nessas dicas de Matemática para o Enem 2019

Veja o que pode cair na prova de Biologia do Enem 2019

Saiba o que pode ser cobrado na prova de Química do Enem 2019

Confira o que pode cair na parte de Física do Enem 2019

O espaço para rascunho virá no próprio caderno de questões do Enem, não sendo permitido o uso de qualquer outro material para rascunhar. Só transcreva as respostas para a o cartão-resposta de leitura óptica, já que não há a possibilidade de substituição. 

Os participantes que desejarem ir embora do Enem SEM os cadernos poderão sair a partir das 15h30. Já para levar o caderno é necessário esperar até 18h.

Como foi o 1º dia de provas

O primeiro dia do Enem 2019 foi domingo passado, 3 de novembro, quando os participantes responderam 45 perguntas de Linguagens e Códigos, 45 sobre Ciências Humanas e fizeram uma Redação. Dos 5,1 milhões de inscritos, 3,9 milhões estiveram presentes no exame, uma abstenção de 23,1%.

O tema da redação surpreendeu estudantes e professores, sendo abordada a "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". Já as provas objetivas chamaram a atenção para ausência de temas recorrentes no Enem, como Ditadura Militar e Era Vargas

Correção ao vivo

O Brasil Escola fará a Correção Comentada do segundo dia do Enem 2019 neste domingo, a partir das 18h30. A parceria com o colégio Oficina do Estudante trará o gabarito extraoficial e a resolução das questões. 

A Correção Comentada das primeiras provas já está disponível, assim como o comentário da redação

Resultado do Enem

O resultado do Enem 2019 será divulgado em janeiro de 2020, mas o Inep ainda não informou o dia. Para acalmar um pouco a ansiedade, os participantes poderão saber quantas questões acertaram ao consultar o Gabarito Oficial que sairá na próxima quarta-feira, 13 de novembro.

Veja também: Mais de 5 mil avaliadores farão a correção da redação do Enem 2019

Relacionados
O segundo dia do Enem 2019 chegou ao fim neste domingo (10). Questões de Ciências da Natureza e Matemática constituíram as últimas provas.
O Inep recebe de 11 a 18 de novembro as solicitações de reaplicação do Enem 2019 de quem foi prejudicado por problemas logísticos.
As provas do 2º dia do Enem 2019 exigiram mais dos participantes, segundo professores. Domingo foi marcado por Matemática e Ciências da Natureza.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES