Enem 2019: professor diz o que esperar da prova de Biologia

Professor da disciplina do Brasil Escola analisou primeiras provas e mostra assuntos que podem ser abordados no segundo dia do exame educacional
Em 07/11/2019 09h00 , atualizado em 07/11/2019 09h16 Por Silvia Tancredi

Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As primeiras provas do Enem 2019, realizadas no último domingo, 3 de novembro, foram de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Redação. E, ao dar uma olhada nas questões com cuidado, pode-se ter uma ideia de assuntos que podem ser abordados nos testes do próximo domingo (10). 

Essa foi a missão do professor de Biologia do Brasil Escola, Fred da Mata. Ele pegou as provas e as analisou com bastante atenção para extrair possíveis temas que poderiam ser trabalhados na prova da disciplina que, junto com Química, Física e Matemática, cairá no segundo dia do Enem 2019. 

Para ajudar você, estudante, o professor Fred gravou um vídeo sobre isso. Confira!

Confira dicas do que poderia cair de Biologia no Enem 2019, baseado no primeiro dia de provas:

Obesidade: é um tema amplo e social, que poderia ser abordado de diversas formas, como dificuldade de o ser humano se alimentar bem e praticar atividades físicas; tecidos da gordura; a forma como o homem lida com a gordura; alimentação saudável; doenças ligadas a obesidade, como tipos de diabetes (diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2) etc.

Hábitos saudáveis: temas ligados à saúde, como nutrição, cultura ao corpo, estar ou não saudável mesmo acima do peso, entre outros. 

Moluscos: uma questão citou uma lesma que é um molusco. Então poderiam ser trabalhadas as classificações de moluscos (gastrópodes, cefalópodes e bivalves) e a doença Esquistossomose.

Artrópodes: uma das provas do primeiro dia do Enem 2019 fez alusão aos sentidos do homem aranha. Então, os artrópodes poderiam estar presentes, bem como suas classificações. Poderiam ser citadas suas especificidades, como pelos, venenos, quelíceras, etc.

Veja também: exercícios sobre aracnídeos

Botânica: falou-se sobre o processamento da mandioca para ser transformado em farinha para ser vendida. A mandioca é uma raiz tuberosa que vai reservar nutrientes.

Desequilíbrios ambientais: foram citados assuntos como desmatamento, expansão urbana, a busca por territórios novos de plantio, relação com bioma e habitat de algum animal.

Abelhas: sinalizou-se a polinização das abelhas. Podeser ser citados os agrotoxicos, que as matam; modificação do campo eletromagnetico; a abelha como sendo um dos principais agentes polinizadores, etc. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Controle biológico: por exemplo usar outro animal para conter uma praga.

Transgenia: tecnicas mais modernas para usar na produção do solo, melhorar o produto, deixá-lo mais resistente.

Especiação/seleção natural: separação de continemtes. Barreira geográfica pode dar origem a uma especiação.

Biomas: como caiu questão falando de regiões áridas e semi-aridas do mundo, podem, por exemplo, ser tralhadas caracteristicas de cada bioma.

Saiba quais são os biomas brasileiros

Vacina e soro: o que é a vacina e quais as formas que elas atuam no nosso corpo

5 temas de Biologia que mais caem no Enem

Há pouco tempo, o professor Fred gravou outro vídeo comentando cinco temas de Biologia que costuma cair com mais frequência no Enem.

1º tema: Ecologia

Segundo Fred, a prova de biologia do Enem é pautada na ecologia porque, afinal, estamos vendo a relação dos seres vivos com o ambiente e com o ser humano mesmo. O professor comenta que podem ser cobrados temas de desequilíbrios ambientais, como desastres em Mariana e Brumadinho.

Outros assuntos que caem com frequência são relações ecológicas; cadeia alimentar (como funciona, a estrutura, tudo o que tem la dentro) e ciclos biogeoquímicos – ciclo do carbono, da água, do nitrogênio 

2º tema: Biotecnologia

O professor salienta que biotecnologia é um assunto do momento e que, por isso, pode ser trabalhado, em especial os Organismos Geneticamente Modificados (OGM) e a questão dos transgênicos.

Leia mais: argumentos favoráveis aos transgênicos

3º tema: Evolução

Sistemática e darwinismo são alguns destaques.

4º tema: Fisiologia e anatomia humama

Os sistemas do corpo humano, como o cardiaco, o respiratório, são cobrados com frequência, mas o professor Fred aposta que pode cair o sistema endócrino, uma vez que ele está relacionado a saude humana.

Outros assuntos que podem ser abordados são: obesidade, diabetes, programa de saude, nutrição, vacina e soro (prevenção e tratamento).

5º tema: Biologia celular

Entre os assuntos mais frequentes de Biologia no Enem estão: composição bioquímica e respiração celular e fotossintese.