Enem 2019 termina com provas de Ciências da Natureza e Matemática

Abstenção registrada até o momento é de 27,19%, número inferior aos 29,2% de faltosos da edição de 2018.
Em 10/11/2019 20h24 , atualizado em 10/11/2019 20h25 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: Brasil Escola
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 chegou ao fim neste domingo, 10 de novembro. A abstenção desta edição foi de 27,19% dos 5,1 milhões de inscritos. Os 3.709.809 presentes responderam 45 questões de Ciências Humanas (Química, Física e Biologia) e 45 sobre Matemática. Os estudantes puderam entrar nos locais até 13h e as provas foram aplicadas das 13h30 às 18h30. 

Um estudante de 18 anos que estava no Enem 2019 divulgou imagens da prova deste segundo dia. Na fala do ministro da Educação, Abraham Weintraub, em coletiva de imprensa, a divulgação do caderno de questões não pode ser considerada como vazamento, uma vez que foi feita após o início da aplicação. Neste caso e em outros, a medida é o registro de boletim de ocorrência. 

Na semana passada, a foto do caderno da redação foi vazada na internet. De acordo com o MEC, não houve prejuízo para os participantes porque os estudantes já estavam em sala de aula. 

Como foi o Enem 2019?

Primeiro dia

No último domingo (3), 3,9 milhões de estudantes responderam 45 perguntas de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e fizeram a redação com a temática "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". Na visão dos educadores, as provas objetivas trouxeram questões sem posicionamento ideológico, destacando-se a ausência de temas que sempre caem no Enem como Ditadura Militar e Era Vargas. Já a redação surpreendeu professores e estudantes, já que não é um assunto comum nos estudos para a o exame. 

Segundo dia

Neste segundo dia do Enem 2019, os professores do curso Oficina do Estudante destacaram que os números apresentados eram complexos para contas sem calculadora, já que geralmente os dados são mais redondos para que não fosse preciso calcular à mão. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo o diretor do curso Oficina do Estudante, Marcelo Pavani, a dificuldade maior deste segundo dia do Enem 2019 esteve na parte de Química, assuntos considerados pesados. Matemática e Física trouxeram temas clássicos do exame e conhecidos por estudantes do ensino médio. As provas deste ano exigiram preparação dos estudantes para um bom desempenho. 

Gabarito Enem 2019

Os participantes poderão acessar o Gabarito Oficial do Enem 2019 na próxima quarta-feira, 13 de novembro. O Inep não aceitará recursos e as respostas só servirão para que os estudantes saibam quantos foram os acertos. Apesar de situar o participante sobre o número de perguntas que acertou, não é possível calcular a pontuação final porque o Enem utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para definir a nota das provas, além de ser necessário esperar a correção da redação para complementar os pontos totais do exame. 

Entenda a Teoria de Resposta ao Item

Correção Comentada do Brasil Escola

Aproveite o fim do Enem 2019 para conferir a Correção Comentada do Brasil Escola. A parceria com o Oficina do Estudante traz o gabarito extraoficial e a resolução das questões de Ciências Humanas e Matemática. 

A Correção Comentada pode ser conferida aqui no Brasil Escola, em tempo real. Não conferiu as do primeiro dia? Acesse nosso site para ver o gabarito extraoficial e o comentário da redação


Relacionados